Os perigos por trás das fragrâncias e como não deixar afetar sua saúde

 

 

A palavra “fragrância” ou “parfum” no rótulo dos produtos representa uma mistura não revelada de várias substâncias químicas. As misturas dentro do codinome fragrância têm sido associadas a alergias, dermatites, problemas respiratórios e efeitos potenciais no sistema reprodutivo.

Nesse artigo você vai entender como a indústria mascara essas substâncias, os efeitos na nossa saúde e quais soluções existem para a questão.

 

O que é fragrância?

O termo “fragrância” como ingrediente se refere a milhares de produtos químicos não identificados.

De acordo com a International Fragrance Association, existem mais de 3.500 substâncias, dentre as quais produtos químicos, que podem ser nomeados como fragrância hoje. E a exposição a algumas dessas substâncias pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde.

Mas as empresas não são obrigadas a divulgar os ingredientes individuais que compõem a mistura de fragrância específica do seu produto. Esses produtos químicos raramente, ou nunca, são listados no rótulo dos ingredientes. As empresas não são obrigadas a listá-los, porque são considerados um segredo comercial ou segredo de formulação. Em vez disso, eles são simplesmente agrupados sob as palavras “fragrância”, “perfume” ou “parfum” ou “aroma”, entre outras.

Onde encontramos fragrância?

Um adulto usa em média 12 produtos de cuidados pessoais por dia, portanto a maioria das pessoas está exposta a muitas fragrâncias durante a vida toda através de produtos de limpeza, produtos de higiene, autocuidado, beleza e até produtos decorativos como velas aromáticas.

Cerca de 35% das pessoas experimentam intolerância ou reações alérgicas em algum grau a perfumes sintéticos.

 

O que se esconde por trás das fragrâncias ou parfum?

Alguns exemplos:

  • compostos orgânicos voláteis: são vapores químicos contendo moléculas de carbono que evaporam rapidamente. Podem desencadear dores de cabeça, irritação na pele ou nos olhos, asma, ataques cardíacos, derrames e câncer de pulmão.
  • ftalato de dietila: é um plástico líquido que ajuda a manter o odor na pele por mais tempo, mas também pode causar distúrbios endócrinos.
  • salicilato de benzila: causa disfunção nos níveis de estrogênio, além de ser um tóxico ambiental e um forte irritante para os olhos, nariz, pele e pulmões.
  • fosfatos: causa queimaduras na pele e lesões oculares graves.
  • phthalates: perturbam o sistema hormonal aumentando a produção de alguns hormônios e diminuindo a produção de outros. Alguns danos à saúde associados aos ftalatos são alterações na fertilidade, puberdade precoce e risco de baixo peso ao nascer, obesidade, diabetes, impactos no sistema imunológico, problemas cardiovasculares e respiratórios, alguns tipos de câncer e problemas neurológicos e comportamentais.

 

Quais são as soluções?

Algumas substâncias que entram na categoria de fragrância não tem cheiro perfumado. Nesse caso são adicionados agentes de mascaramento, ou seja, mais substâncias para mascarar os odores fortes e o produto passa a ser considerado sem perfume. Portanto cuidado com produtos nomeados como sem fragrância.

A dica é consumir de marcas que são naturais e que não tem medo de listar todos os ingredientes contidos nas formulações. Empresas do bem sempre colocam a lista completa, inclusive do que a fragrância é feita.

Aqui na positiv.a nossos produtos sem fragrância como o sabão de coco em pó e lava louça líquido sem fragrância, são sem cheiro mesmo.

Já os sabonetes hidratantes, multiuso líquido e lava roupas líquido são feitos com óleos essenciais e a fragrância é elaborada a partir deles também.

Somos hipoalergênicos, naturais e tudo consta no rótulo e no site:)

Vem pra positiv.a

Use o cupom INSTA para frete grátis na sua primeira compra (válido a partir de 170 reais em compras).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *