De onde vem a ecobag da positiv.a?

No episódio 5 da websérie De Onde Vem os produtos da positiv.a, contamos a história super inspiradora da Amanda Santos.

Mãe de gêmeas, sendo uma delas uma “criança especial”, como se refere Amanda, que nos conta que estava extremamente desgastante dar conta de “tudo” e que o mercado de trabalho não está preparado pra acolher as mães.

Encontrou no empreendedorismo de impacto um caminho para conciliar renda, qualidade de vida e muito propósito.

Depois de algumas tentativas de empreender, Amanda criou, no andar de baixo de sua casa, na periferia da Zona Leste de São Paulo, uma confecção e estamparia de tirar o chapéu!

“Queremos mudar a referência de sucesso dentro da comunidade e, através da valorização da mão de obra local, fomentar a auto estima das pessoas que aqui vivem, pois acredito que a qualidade de vida da comunidade não se trata de uma questão individual e sim coletiva, por isso, só contratamos na região, assim trazendo mais referências de sucesso dentro das periferias.”

 

Ideia Crua é referência em gestão transparente e impacto socioambiental. A produção é 100% interna pra acompanhar toda a rastreabilidade da cadeia. As tintas usadas para estampar são biodegradáveis e veganas (sem origem e não testada em animais).

Infelizmente, a realidade da indústria da moda hoje é de muitos trabalhadores ilegais, sem registro e em péssimas condições de trabalho. Se quiser entender mais sobre essa problemática e como o trabalho da Ideia Crua é solução, assista ao documentário: The Thrue Cost.

Hoje, além de toda qualidade do espaço de trabalho e gestão transparente, dois projetos sociais acontecem na sede da Ideia Crua – O Projeto Guilda e o projeto Na Função, que tem como propósito promover o acesso dessas famílias ao mercado com condições dignas de trabalho e remuneração. Conheça mais sobre os dois projetos:

 

Projeto Guilda

O Projeto Guilda oferece a formação gratuita em costura dentro dos padrões industriais, atendendo exclusivamente mulheres – 75% mães e 90% desempregadas. A taxa de empregabilidade pós formação é de 50%, esse resultado é reflexo do desenvolvimento de uma metodologia própria focada em educação para autonomia, garantindo um diferencial competitivo para essas pessoas.

Acredita-se que dar oportunidade às pessoas é importante, pois são as pessoas que mudam o mundo. Mudar a realidade do entorno em que estamos inseridos, provendo situações dignas e empoderadoras para se trabalhar, trazendo informação para uma parcela carente da população que não pode fazer investimentos em educação profissionalizante

 

Projeto na função

O Projeto Na Função atua na contratação social de menores infratores para a inserção no mercado de trabalho, oferecendo experiência, qualificação e investimentos em estudos favorecendo a redução de reincidência desses jovens.

Estudaram de maneira profunda para compreender o contexto de vida e adaptar o projeto para que fosse efetivo e verdadeiramente engajador construindo um ambiente de trabalho que, além de inserir, acolhesse esses jovens, assim, criaram um contrato especial em parceria com as MSEs que os acompanham atualmente, e hoje, 100% das contratações são realizadas através dela.

No Projeto Na Função, os jovens aprendem, durante o contrato de 4 a 6 meses todo o processo da confecção com foco na profissão estampador e ajudante geral de confecção.
Vivenciado por eles para que possam sair de lá com experiência, qualificação e registro em carteira podendo entrar no mercado com um salário de até 2 mil reais. Além do contrato, oferecem uma cesta de benefícios elaborada através da pirâmide de maslow e também disponibilizam mil reais para investimento exclusivo em estudos na área escolhida por cada um.

 

Acesse a página do Projeto Na Função

Nossos projetos sociais são mantidos com parte dos lucros da Ideia Crua. E não recebemos apoio financeiro de outras instituições, nossos clientes viabilizam a existência e ampliação dessas iniciativas.

 

Positiv.a e ideia Crua

 

Nossa parceria se iniciou em 2020, com ecobags que espalham e carregam nosso manifesto para o mundo! Uma tem tamanho menor para levar laptop e compras menores, a outra é pra carregar mais peso, com fundo de papelão revestido e removível! Super resistentes, são feitas em puro algodão cru e estampadas com tinta vegana e biodegradável!

Já refletiu sobre qual tipo de fornecedor você quer associado às marcas que você consome?

Aqui na positiv.a, valorizamos muito as pessoas que fazem. A origem dos insumos e todo o ciclo de vida para que seu consumo possa sim ser um manifesto para um mundo melhor.

E aí, curtiu saber de onde vem sua ecobag?

2 comentários em “De onde vem a ecobag da positiv.a?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *