Circularidade e Cuidado com as Roupas

TROC e positiv.a se unem para um consumo de moda mais consciente

A positiv.a e a TROC se juntaram para deixar o consumo de moda mais consciente, unindo forças para potencializar o impacto positivo que realizam no planeta.

Somando a circularidade do maior brechó de moda do Brasil com uma forma ecológica de lavar suas roupas e mantê-las preservadas por muito mais tempo, queremos te ajudar a deixar seu guarda-roupa mais consciente, prático, ecológico e ainda mais fashion. Acreditamos que a sustentabilidade e o consumo consciente caminham juntos quando falamos sobre os cuidados com roupas e tecidos.

Assim como a positiv.a, a TROC, que também foi fundada em 2016, é certificada pelo Sistema B por realizar boas práticas ambientais, sociais e de governança. Fazer com que suas roupas durem mais e circulem por vários guarda-roupas ajuda a economizar pelo menos 2.700 litros de água, que seriam usados na produção de uma nova peça.

 

Economizar e cuidar da água por meio do seu consumo

Sabemos que economizar água não se trata mais de apenas escovar os dentes com a torneira fechada ou tomar banhos curtos… Cada escolha que você faz em seu dia a dia, das mais banais, implica no consumo correto (ou não!) de água.

Ao optar pela circularidade do guarda roupa, comprando roupas em brechós, você deixa de incentivar o consumo de roupas temporais, praticamente descartáveis, em que foram utilizados litros e litros de água para a produção.

E depois do uso? 

Sem contar no outro lado… na hora de se desfazer daquela roupa que você não usa mais, o que você faz? Ao levar para brechós, você evita que elas vão parar em aterros ou nos fluxos d’água. Dar uma segunda (terceira ou quarta, por que não?) chance à peça é fazer a economia girar e evitar a superlotação dos aterros.

“Segundo a Agência de notícias AFP, estima-se que anualmente sejam descartados cerca de 40 mil toneladas de roupas não vendidas no deserto do Atacama, ocupando uma área de aproximadamente 300 hectares. Já em Gana, 60 milhões de peças de roupa consideradas lixo chegam aos portos a cada ano. No Brasil, anualmente são produzidas cerca de 170 mil toneladas de lixo têxtil, segundo relatório do Sebrae, que aponta que 80% desse lixo é incinerado ou vai parar em lixões.”

 

Cuidar das roupas e do planeta

Para fugir desse cenário, incentivamos o consumo consciente! Outro passo fundamental para o cuidado das roupas e do meio ambiente é utilizar produtos ecológicos, biodegradáveis e de base vegetal, na hora de lavar as roupas.
A água utilizada e dispensada ralo abaixo nas lavagens pode se manter “limpa”, se forem utilizados os produtos certo! A positiv.a cuida dessa parte pra você! 😉

Juntas, as duas empresas compartilham o propósito de fazer parte de uma solução. Afinal, roupa sustentável é aquela que já existe!

Para saber mais sobre a TROC, acesse: https://troc.com.br/ ou siga nas sedes sociais @trocreal.

Fonte: Universidade Federal do Paraná

 

Texto em parceria com a TROC.

 

Guia do Guarda-roupas Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *