Como os cosméticos impactam sua fertilidade?

autocuidado gestante

É comum pensar apenas na alimentação e suplementação da mulher gestante, mas pouco se fala do impacto dos cosméticos convencionais e produtos de beleza nesse período tão importante na vida da mulher. 

Nesse artigo vamos mostrar os impactos do uso constante e contínuo desses produtos na saúde da pele e, consequentemente, na fertilidade da mulher, além de opções de cosméticos mais saudáveis principalmente para gestantes.

 

Como funciona nossa pele

Nossa pele funciona como uma grande barreira, ou seja, seleciona o que pode entrar ou não no organismo.

Uma vez que foi selecionada para entrar, a substância irá ter contato com a corrente sanguínea atingindo qualquer lugar do nosso corpo,  e cada vez que você colocar alguma substância irreconhecível (e ruim) para dentro do seu corpo, você estará “sujando” ainda mais  a sua “casa” (corpo).

 

Cosméticos podem influenciar a fertilidade

Assim, o que você passa no seu corpo, o que você usa para lavar seu cabelo ou até mesmo o que você passa no rosto (cosméticos) também são importantes (uma vez que serão absorvidos pela pele e chegrão até a corrente sanguínea). 

autocuidado gestante

 

A exposição constante a esses produtos convencionais com grande carga xenobiótica (agrotóxicos, metais pesados, pesticidas, plásticos, entre outros) associado a uma alimentação de baixa qualidade nutricional irá impactar na qualidade/quantidade dos folículos da mulher para a fecundação, além de outros prejuízos para a saúde como um todo, como desregulação do ciclo menstrual, subfertilidade, anovulação, como mostra esse artigo da National Library of Medicine de 2017. 

 

Cosméticos podem afetar a saúde do bebê

Em outro estudo de 2020 foi constatado que mesmo que a mulher venha a engravidar, os problemas podem persistir, como por exemplo, favorecem o baixo peso ao nascer, diabetes gestacional e o nascimento prematuro, já na vida adulta desse bebê ele tem maiores chances de desenvolver obesidade e problemas cardíacos. 

Essa publicação pelo Lancet Diabetes Endocrinol aponta que o uso de produtos com cargas pesticidas e a exposição a produtos químicos disruptores endócrinos, são uma grande ameaça à saúde pública.  

 

Quais são os melhores cosméticos para gestantes?

Portanto, por ser uma fase em que a mulher está completamente vulnerável e sensível, esses pontos devem ser pensados assim como, a saúde e alimentação do parceiro. Pois estamos constantemente expostos a toxinas e ameaças invisíveis, nutra seu corpo, mente e espírito com amor, produtos de menor impacto ambiental e alimentos de verdade. 

autocuidado e skincare

Opte por cosméticos naturais e de preferência orgânicos também. Uma dica é olhar o rótulo do produto. Quanto mais ingredientes tiver, mais complexo ele é e mais chances de ter ingredientes polêmicos na composição. 

Procure por marcas que praticam a transparência e que disponibilizam a composição em português. Conheça a linha de autocuidado da positiv.a com opções orgânicas, naturais e sem adição de petroquímicos e nem de metais pesados na composição.

 

Artigo escrito em parceria com: NICKOLE SOUZA, nutricionista funcional, @nickolesouzanutri

 

Cupom de desconto primeira compra

Um comentário em “Como os cosméticos impactam sua fertilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *