Como se certificar de que o produto é realmente vegano?

Certificação vegana

Cada vez mais pessoas estão buscando produtos veganos, ou seja, aqueles que não utilizam ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Essa tendência avança à medida que avançam também o aumento da conscientização em relação ao bem-estar animal e à sustentabilidade.No entanto, nem sempre é fácil identificar se um produto é verdadeiramente vegano apenas olhando para a embalagem. É aí que entra a importância da certificação vegana. Neste artigo, vamos abordar o tema “certificação vegana” e como você pode se certificar de que um produto é realmente vegano.

O que é a certificação vegana?

A certificação vegana é um selo concedido por uma organização independente que atesta que um produto não contém ingredientes de origem animal e não é testado em animais.

Essa certificação é uma garantia para os consumidores que desejam adotar um estilo de vida vegano ou que se preocupam com o bem-estar animal. Existem várias organizações ao redor do mundo que oferecem certificações veganas, como a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), sendo que cada uma pode ter seus próprios critérios e padrões de certificação.

No Brasil, os produtos da positiv.a têm certificação vegana pela SVB.

Por que a certificação vegana é importante?

A certificação vegana é importante porque nem sempre é possível identificar se um produto é vegano apenas lendo os ingredientes na embalagem.

Alguns ingredientes de origem animal podem ter nomes técnicos ou serem derivados de fontes pouco conhecidas, o que pode dificultar a identificação. O corante carmim, por exemplo, vem da colchonilha, um inseto mexicano.

Além disso, muitos produtos são testados em animais, mas essa informação nem sempre é divulgada de forma clara na embalagem. A certificação vegana oferece uma garantia confiável e transparente de que um produto é verdadeiramente vegano e não envolve crueldade animal.

Como identificar um produto certificado como vegano?

Procure por selos ou logotipos de organizações de certificação vegana na embalagem para identificar um produto certificado como vegano.

Algumas organizações conhecidas que oferecem certificações veganas, além das listadas anteriormente, incluem a Vegan Action, Vegan Society e Leaping Bunny. Esses selos são geralmente colocados na parte frontal ou traseira da embalagem e indicam que o produto foi avaliado e atende aos critérios de certificação vegana da organização.

Além disso, é importante ler atentamente a lista de ingredientes na embalagem. Verifique se não há ingredientes de origem animal, como carne, ovos, laticínios, mel, cera de abelha, entre outros. É importante ficar de olho em ingredientes derivados de animais, como colágeno, queratina, glicerina de origem animal, e verificar se o produto não foi testado em animais.

Cuidado com termos como “cruelty-free” ou “não testado em animais”, que nem sempre significam que o produto é vegano. Esses termos podem se referir apenas aos testes finais do produto, mas não incluir testes em ingredientes individuais ou testes terceirizados.

A certificação vegana vai além disso e garante que nenhum ingrediente de origem animal foi utilizado durante todo o processo de fabricação do produto.

Outra dica importante é pesquisar sobre a marca ou empresa, para entender seus processos e ter certeza de que é uma marca confiável.

Ao fim, na positiv.a, nossas linhas de limpeza e autocuidado são veganas, feitas com matérias-prima de origem vegetal e mineral, livres de crueldade. Pode confiar, porque aqui cuidamos da natureza em todos os sentidos!

E aí, gostou deste artigo? Aproveite o desconto exclusivo de primeira compra BLOG30 para leitores do blog e garanta seus itens de limpeza e autocuidado ecológicos e veganos em nosso site. O cupom dá R$30 de desconto na primeira compra a partir de R$150! 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *