Você sabe mesmo o que é sustentabilidade?

O que é sustentabilidade

Sustentabilidade daqui, desenvolvimento sustentável de lá… A gente sabe que assuntos relacionados ao meio ambiente estão cada vez mais em evidência. Mas, você sabe mesmo o que é sustentabilidade? Sabe o que quer dizer todos esses termos?

Se não tem certeza, saiba que está tudo bem! Todo mundo já teve essa dúvida e é por isso que no post de hoje vamos falar sobre o que é sustentabilidade e como alcançá-la!

O que é sustentabilidade?

Ao refletirmos sobre o que é sustentabilidade, podemos, em um primeiro momento, pensar no sentido literal da palavra. Sustentabilidade consiste na capacidade de sustentação de um sistema.

Quando aplicada a um sistema, sustentabilidade é a capacidade de cumprir com as necessidades do presente sem comprometer as mesmas das gerações futuras.

O conceito de sustentabilidade é composto por três pilares: econômico, ambiental e social.

Além disso, um ponto importante é que a sustentabilidade é alcançada através do desenvolvimento sustentável, que tem como objetivo a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas.

Qual a importância da sustentabilidade?

A importância da sustentabilidade, ou melhor dizendo, do uso consciente dos recursos naturais, novas alternativas e ações em relação ao planeta e as implicações para o bem-estar coletivo estão cada vez mais em evidência.

Se antes o tema do uso irracional dos recursos naturais era visto somente em livros didáticos, agora, a questão está presente em nosso cotidiano.

O desequilíbrio causado pela falta de consciência ambiental é problema do presente, mas sua origem remonta à Idade Antiga.

A pretensa superioridade de nossa espécie e uma distorcida interpretação da cultura como algo superior à natureza é uma das bases da nossa civilização e deve ser discutida para que seja possível pensarmos novos caminhos para nossa economia, sociedade e cultura, de modo a garantir a continuidade da existência de nossa espécie na Terra.

Leia mais: 10 passos para uma iniciar uma vida mais sustentável.

O que propõe o desenvolvimento sustentável?

Em primeiro lugar, desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras.

Dessa forma, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento e a conservação ambiental.

A razão do desenvolvimento sustentável ser tão essencial é que existe uma grande preocupação de que, se os países não mudarem os diversos modelos predatórios e inconsequentes de desenvolvimento em direção a um modelo mais sustentável, muitas regiões do planeta sofrerão as consequências da degradação ambiental, como a intensificação de fenômenos naturais, a queda na produtividade de alimentos e o consequente aumento da fome, por exemplo.

Desenvolvimento sustentável e as empresas

O consumidor está cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas.

Assim, a fim de garantir a satisfação de seu público, a empresa deve, cada vez mais, fornecer respostas a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado às temáticas como a sustentabilidade e comprometendo-se com ações a favor do meio ambiente.

Com isso em mente, nós da Positiv.a reforçamos diariamente o compromisso com o meio ambiente e com a satisfação dos nossos consumidores.

Nossas certificações são nossa garantia de compromisso com o planeta e com a sociedade!

São eles que nos dão ainda mais respaldo e garantia de que estamos no caminho certo e agimos diariamente de acordo com nossos princípios, propagando por meio de produtos e serviços um estilo de vida cada vez mais alinhado com a Natureza!

Por isso, opte por empresas que se preocupam com você e com o planeta. Vem com a gente! <3

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *