Autocuidado Sustentável: cuide de si e do meio ambiente

Autocuidado sustentável

O momento de autocuidado é sempre algo especial, afinal, é quando nos conectamos com o nosso corpo, a nossa pele e por que não com a natureza? A indústria cosmética é uma das vilãs quando falamos de poluição ambiental e maus-tratos animais. Por isso, reivindicar um autocuidado sustentável é cada vez mais necessário e é sobre isso que vamos falar hoje!

O que é autocuidado sustentável?

Por aqui, estamos sempre falando sobre repensar a forma como consumimos e, mais do que isso, refletir sobre como o nosso consumo impacta no mundo.

É nesse contexto que entra o autocuidado sustentável, que significa optar por produtos que não oferecem riscos ao meio ambiente e nem à saúde humana.

Diferente dos produtos de autocuidado sustentável, os cosméticos convencionais de beleza são cheios de ingredientes nocivos, como conservantes e microplásticos.

Diante disso, faz-se cada vez mais necessário o investimento no autocuidado sustentável, ou seja, em produtos que cuidem do seu corpo e da natureza.

A indústria de cosméticos e o meio ambiente

A indústria de cosméticos está tão presente no nosso dia a dia que raramente paramos para pensar nos impactos que ela gera no meio ambiente.

É o caso de alguns produtos que têm a função esfoliante e contêm microesferas de polietileno para promover a retirada das células mortas da pele.

Logo, ao lavarmos o corpo com produtos esfoliantes, esse componente desce pelo ralo e o destino final é o oceano.

Não podemos esquecer de outro impacto causado pela indústria cosmética: a exploração animal para a realização de testes clínicos. Pois, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, muitas empresas ainda realizam testes em animais.

Quais os benefícios do autocuidado sustentável?

Se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que precisamos mudar a forma como nos relacionamos com os produtos, sobretudo com os que colocamos no corpo e no meio ambiente, certo?

São muitos os benefícios do autocuidado sustentáveis! A seguir, listamos algumas das vantagens dos ecoprodutos:

  • São livres de substâncias tóxicas;
  • Utilizam matéria-prima 100% natural;
  • São veganos e não testam em animais;
  • Possuem risco baixíssimo de reações alérgicas;
  • Muitos têm embalagem zero plástico ou feitas de plásticos retirados do oceano, como alguns produtos da Positiv.a.

Ou seja, só amor por produtos que respeitam o corpo e a natureza! <3

5 produtos sustentáveis de autocuidado

Quer começar a praticar o autocuidado sustentável e não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos alguns produtos para você colocar esse hábito em prática agora mesmo!

1. Sabonete vegetal

Nossos sabonetes vegetais têm fórmula vegetal, com óleos e manteigas vegetais da agricultura familiar e óleos essenciais agroflorestais.

Além de evitar o ressecamento, eles limpam a pele delicadamente sem retirar a camada natural de proteção. Ah, e tudo isso em uma embalagem zero plástico, viu?

2. Escova de dente de bambu

Diferente das escovas convencionais, como as que vêm da China, por exemplo, a escova de dente de bambu Positiv.a é produzida no Brasil, vegana, livre de BPA e PVC e 94% biodegradável (as cerdas não são biodegradáveis).

Além disso, ainda possui vida útil de 3-4 meses e é compostável.

3. Ecopad 100% algodão

Que tal gerar menos lixo no banheiro? Pois é essa a proposta da alternativa ecológica para o uso diário do algodão. As ecopads Positiv.a são 100% de algodão e fáceis de lavar!

Torne sua rotina de autocuidado mais alinhada com a natureza 😉

4. Desodorante natural

O desodorante natural permite que o corpo transpire naturalmente e não se preocupe que ele também é eficaz contra o mau odor, tá?

O desodorante natural da Positiv.a tem base vegetal, vegana e tem óleos essenciais orgânicos e agroflorestais, além de ser hipoalergênico e ter a primeira embalagem de desodorante 100% compostável do Brasil!

5. Manteiga hidratante de cupuaçu

Quer um produto sustentável super versátil? Então pode apostar na manteiga hidratante de cupuaçu! Afinal, ela é uma excelente opção para hidratar o corpo todo, em especial as áreas mais ressecadas como cotovelos, joelhos, pés e cutículas.

Além disso, também pode ser usado como hidratante labial e máscara capilar!

A manteiga hidratante de cupuaçu Positiv.a é livre de conservantes, parabenos, sulfatos e quaisquer componentes químicos tóxicos, além de ser vegana, é claro!

Bora revolucionar o seu autocuidado e alinhá-lo ainda mais com a natureza?

Confira: Ecoterapia: veja o que é e quais os seus benefícios

Fonte:

Acesso em janeiro de 2022: https://bhrecicla.com.br/blog/autocuidado-sustentavel-para-cuidar-de-si-e-do-meio-ambiente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *