Alta do preço do petróleo e o aumento geral dos preços

Alta do preço do petróleo

Certamente você já se perguntou o porquê do aumento de preço geral nos últimos tempos. Dos alimentos aos medicamentos, nada parece escapar. Mas você sabia que a alta do preço do petróleo está diretamente ligada a uma série desses aumentos?

Entenda agora todos os problemas dessa relação e porquê é tão importante deixar de usar produtos que contenham derivados do petróleo!

O que causa a alta do preço do petróleo?

Segundo o site de notícias da BBC, a resposta a essa pergunta inclui fatores tradicionais – como o desempenho dos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) -, conjunturais, como a pandemia, e também uma nova estratégia das empresas produtoras de petróleo nos Estados Unidos.

Com a pandemia e as medidas de restrição à circulação adotadas em diversos países, houve uma forte queda no preço do barril de petróleo. Com a reativação da economia e da mobilidade após o impacto da Covid-19, a demanda pelo produto aumenta, o que impacta diretamente na alta dos preços.

Como a alta do preço do petróleo afeta setores?

A alta do preço do petróleo pode afetar um setor de diferentes formas. A verdade é que, atualmente, são muitos os setores que utilizam derivados de petróleo para fabricar seus produtos, da embalagem plástica até até a própria fórmula contida nessa embalagem.

São diversos os produtos que utilizamos no nosso dia a dia e não fazemos ideia que possuem tais substâncias. Podemos citar como exemplos:

  • Remédios;
  • Fraldas e absorventes íntimos;
  • Eletrônicos como Celulares, Computadores, Televisões;
  • Alimentos;
  • Gás de cozinha GLP;
  • Cosméticos;
  • Produtos para Pets – incluindo a embalagem da ração;
  • Tecidos;
  • Diesel e gasolina;
  • Produtos de limpeza.

Entende como tudo está interligado? A alta do preço do petróleo e seu impacto direto no preço de diferentes produtos evidencia essa dependência, infelizmente, de um produto que é nocivo à saúde e ao meio ambiente.

Os malefícios do petróleo

Os malefícios do petróleo para o meio ambiente começam já em sua exploração: grande parte das plataformas de extração se localizam no mar e, portanto, os impactos ambientais em caso de vazamento podem ser gigantescos. Todo derramamento de petróleo é considerado uma catástrofe ambiental. ​​Lembra do impacto terrível do derramamento de óleo no Nordeste brasileiro em 2019?

Para além de ser prejudicial para o meio ambiente, fazer uso de produtos que utilizam derivados de petróleo na sua produção é super nocivo à saúde.

Um exemplo de derivado de petróleo muito comum é o petrolato – composto muito utilizado pela indústria cosmética para conferir função emoliente aos produtos. Uma coisa pouco falada, entretanto, é que derivados de petróleo podem aumentar o risco de doenças e dermatites.

Olhos atentos na composição dos produtos que você consome!

Faça parte da mudança!

O cenário é preocupante, mas ainda existem empresas que fogem desses compostos e que são comprometidas com a produção que valoriza a saúde e respeita a natureza!

Hoje na Positiv.a o único item derivado de petróleo virgem são algumas tampas dos produtos de limpeza como tampa-copo do lava roupas e válvula sprays dos frascos reutilizáveis do multiuso. E vale dizer que esses frascos são com rótulo impresso na embalagem – para evitar mais lixo – e feitos de plástico 100% reciclado que já foi produto de outras marcas.

Assim como conseguimos inovar na linha de autocuidado e parte da linha de limpeza ser zero plástico, seguiremos trabalhando para oferecer soluções inovadoras que nos livrem dessa dependência do que não nos faz bem.

Já todas as fórmulas são livres de petróleo em sua composição. Acreditamos que não faz mais sentido usar compostos que são nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Pensamos todos os nossos produtos de ponta a ponta, utilizamos ingredientes 100%
vegetais ou minerais, de fontes renováveis e livres de crueldade.

Conheça nossos produtos.
Seja parte da mudança você também! 😉