Dezembro saudável: 5 dicas para cuidar de si no final do ano

Dezembro saudável

Em clima de fim de ano e com grande parte da população vacinada (viva!!!), sentimos que, finalmente, estamos em um momento de respiro e renovação. Tudo isso naturalmente nos faz pensar no futuro e em como torná-lo melhor para nós mesmos. É aí que o autocuidado entra em cena – e o mês de dezembro pode ser o início de uma vida mais saudável para você e tudo ao seu redor. Bora começar agora o seu dezembro saudável?

Não esquecendo que ainda temos um longo caminho de enfrentamento à pandemia, podemos, aos poucos, retomar hábitos saudáveis e a prática do autocuidado de dentro pra fora – literalmente.

Com um sorriso no rosto, hoje vamos falar sobre essa prática de cuidarmos mais de nós mesmos – e com um gostinho delicioso de esperança.

Mas e aí, como faz para ter um dezembro saudável?

Como podemos, afinal, ter um dezembro mais saudável? A seguir, listamos alguns pilares que podem te ajudar nesse caminho de retomada do autocuidado!

Cuide do seu corpo

O autocuidado físico diz respeito às práticas que visam o bem-estar do corpo, e isso inclui atividade física, uma alimentação balanceada e o sono em dia. Inclusive, práticas de cuidado com a pele também são bem-vindas nesse pilar. 🙂

Saiba mais sobre a nossa linha de autocuidado feita com ingredientes puros da natureza e cuide-se com consciência.

Saúde mental é tudo!

Falar de autocuidado emocional nos tempos de hoje pode ser delicado, isso porque a pandemia mexeu bastante com todo mundo. Por esse motivo, é importante buscar formas de exteriorizar o que te incomoda. Seja desabafando com uma pessoa querida ou através de um acompanhamento profissional, o importante é cuidar da saúde mental!

Para quem busca reduzir o estresse, a Ecoterapia pode ser uma excelente opção! O método busca a cura através da conexão entre ser humano e ambiente natural.

Autocuidado no dezembro saudável

Cultive os seus relacionamentos interpessoais

Esse tipo de autocuidado, provavelmente foi um dos mais impactados com o isolamento necessário da pandemia, está relacionado ao convívio social com as pessoas que nos cercam. Criar conexões com quem compartilhamos afinidades é fundamental – afinal, somos seres sociais.

Aproveite esse momento em que grande parte da população está vacinada e procure rever as pessoas que você ama – sempre tomando os devidos cuidados, claro.

Consuma com consciência

Da Black Friday às promoções de Natal, o fim de ano costuma ser marcado por um consumo impulsivo e nem sempre consciente. Por isso, sugerimos que você pense duas vezes antes de sair comprando coisas que, às vezes, nem serão usufruídas.

Além disso, procure saber mais sobre os produtos que você quer dar de presente: Os princípios dessa marca combinam com os seus? É uma marca com práticas sociais responsáveis? É uma marca que respeita o meio ambiente? Colocar a consciência para com seu próprio corpo e com o mundo antes de qualquer compra é essencial – principalmente para o mundo em que vivemos hoje.

Lembrete importante: toda vez que sai um valor da nossa conta bancária para consumir serviços e produtos que uma marca oferece, estamos contribuindo para que essa marca cresça e continue realizando as práticas dela, por isso cada atitude individual é tão importante.

Esteja presente

Por fim, para um dezembro saudável, esteja presente nos momentos. Nos últimos meses, vivemos momentos em que ansiávamos por tudo: pela vacina, pela vida lá fora, pelo futuro. Portanto, agora é hora de praticar, dentro do limite de cada um, formas de estar realmente presente.

Um bom exercício para isso é dedicar um momento para si, fazer um ritual de autocuidado e estar atento a cada detalhe. Você pode:

  • Tirar alguns minutos para meditar diariamente (a nossa água bioativa de alecrim é uma ótima aliada para essa atividade!);
  • Adotar uma rotina de cuidados com a pele enquanto ouve uma música que você gosta (dica: use o nosso óleo essencial de lavandin para deixar o momento ainda mais gostoso).;
  • Preparar a sua refeição preferida – e com calma!
  • Praticar exercício físico – É o nosso maior aliado, encontre aquele que te faz bem!
  • Manter uma rotina organizada – escreva sobre o seu dia (como você se sente em cada momento, pare um momento para se perceber)
  • Perceber que você não tem controle de tudo – Preocupe-se apenas com aquilo que você tem controle, com as coisas que você pode ter alguma ação sobre.
  • Diminuir a sua autocobrança – Tenha auto compaixão, seja carinhoso consigo mesmo.
  • Fazer uma tarefa por vez – Ser multitarefa não é produtivo. Foque no que é importante e faça pausas ao longo do dia O APP Pomodoro pode ajudar.
  • Cultivar a escrita terapêutica – Escreva sobre o que você sente, pode ser sobre o passado (que você não pode mudar) ou sobre o futuro (identifique aquilo onde você pode atuar).
  • Fazer o exercício 3 por 3 – nomeie 3 coisas que você pode ouvir, 3 coisas que você pode ver e 3 coisas que você pode sentir.
  • Grounding – Conecte-se a com a terra, pise descalço na terra por ao menos 3 minutos, tente manter a respiração diafragma.

Esperamos que vocês tenham gostado dessas dicas de como tornar o seu dezembro saudável – e leve! <3

Cupom de desconto primeira compra