Alergia nas mãos: saiba como são causadas e como evitá-las!

Pessoa coçando os braços

A alergia nas mãos costuma causar bastante incômodo, já que fica localizada numa das partes mais importantes do nosso corpo.

Mas o que é a alergia, de fato? Quais sintomas costumam aparecer? É possível evitar? Se você cansou dos incômodos nas mãos, o post de hoje foi feito para você! Confira, a seguir, o que são as alergias, os sintomas e muito mais. Boa leitura!

O que pode causar alergia nas mãos?

Em primeiro lugar, é interessante entendermos o que são as alergias.

As alergias são respostas exageradas do nosso sistema imunológico contra substâncias que entram em contato com o nosso organismo e que ele considera como “invasoras”.

Essas substâncias podem vir através das vias respiratórias, pela via cutânea ou até mesmo através da ingestão.

Dito isso, normalmente, as alergias nas mãos são causadas a partir de uma combinação de diversos fatores, tais como:

  1. Pré-disposição genética;
  2. Contato com produtos de limpeza com químicos agressivos;
  3. Tatuagem com henna;
  4. Uso de bijuterias;
  5. Clima muito frio ou quente;
  6. Entre outros.

Quais são os sintomas de alergia nas mãos?

Os sintomas podem variar de acordo com o caso, mas entre os principais sintomas de alergia nas mãos, estão:

  • Coceira – podendo ser dolorida;
  • Inflamação;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Descamação e fissuras na pele da palma das mãos e entre os dedos.

Quais os tipos de alergia na mão?

São diversos os tipos de alergias que podem acometer as mãos e a sua origem depende de uma combinação de vários fatores, como, por exemplo, a pré-disposição genética.

Também vale citar que os produtos de limpeza convencionais são uma das causas mais comuns que levam ao aparecimento de alergias: sabão, detergente, cloro e outros. A seguir, vamos conhecer os tipos de alergias nas mãos mais comuns.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é o tipo de dermatite mais comum e trata-se de uma doença crônica da pele que apresenta vermelhidão e coceira, principalmente nas regiões das dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.

Além disso, é bastante comum que este tipo de dermatite venha acompanhado de asma ou rinite alérgica.

Dermatite de contato

A dermatite de contato, ou dermatite alérgica, é uma reação inflamatória ocasionada na pele pela exposição a algo que causa irritação ou alergia. As regiões que costumam ser mais afetadas são as mãos, os dedos, o rosto e as dobras do corpo

Dentre os principais causadores desta dermatite estão: os sabonetes, detergentes, produtos de limpeza em geral, cosméticos, perfumes, pomadas e inclusive plantas!

Disidrose

A disidrose é uma doença que acomete as mãos e, mais frequentemente, os pés e que ocasiona a formação de pequenas bolhas preenchidas de líquido.

Essas bolhas (também chamadas de vesículas) lembram grãos de sagu, justamente devido à infiltração do suor nas células da pele. Ocasionalmente, as vesículas podem se agrupar, formando bolhas maiores.

Qual o tratamento indicado para alergia nas mãos?

O melhor tratamento será indicado pelo médico responsável, idealmente com especialidade em alergologia, a partir da identificação do agente causador.

Os tratamentos, no entanto, costumam contar com a prescrição de corticoide ou anti-histamínicos. Além disso, é recomendado o distanciamento do agente causador (quando identificado).

Como evitar as alergias nas mãos?

Agora que já vimos quais são as principais alergias nas mãos e seus sintomas, vamos ver como evitá-las! São recomendações simples, mas que se seguidas, podem gerar uma melhora nas alergias e, consequentemente, na qualidade de vida.

  • Uma vez identificado, tente evitar o contato com o agente causador da alergia;
  • Busque trocar os produtos de limpeza convencionais por produtos hipoalergênico, como os da linha de limpeza da positiv.a;
  • Na hora de hidratar a pele, procure utilizar produtos hipoalergênicos ou dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele;
  • Limite a lavagem das mãos a duas ou três vezes por dia e de maneira cuidadosa.

Reforçamos, ainda, sempre consultar um profissional para obter o melhor diagnóstico e tratamento!

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *