Dermatite e produtos de limpeza: o que tem a ver?

Adolescente coçando o braço com dermatite

Você sabia que o aparecimento de algumas dermatites está diretamente ligado ao uso de produtos de limpeza? Pois é, e é mais comum do que pensamos! Por isso, hoje vamos entender melhor quais são os tipos de dermatite e suas causas, e como isso pode estar ligado aos produtos de limpeza que você utiliza! Boa leitura!

O que é dermatite?

De maneira geral, dermatite é uma inflamação na pele que pode atingir diversas áreas do corpo e pode ser causada por muitos fatores, comumente gerando sintomas como vermelhidão, coceira e descamação.

Existem diferentes tipos de dermatites e elas podem surgir em qualquer idade – inclusive em bebês, devido ao contato da pele com a fralda. Apesar de bastante comum entre os brasileiros, esta doença não é contagiosa e o tratamento vai depender do tipo e causa.

Quais são os tipos de dermatite?

Caso haja suspeitas que você esteja desenvolvendo dermatite, saiba que é de extrema importância que você identifique o tipo junto ao seu dermatologista, ok? Dito isso, a seguir, vamos conhecer quatro tipos de dermatite!

Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é o tipo mais comum. Esta é uma doença crônica da pele que apresenta vermelhidão e coceira, principalmente nas regiões das dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. É comum que este tipo de dermatite venha acompanhado de asma ou rinite alérgica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a causa exata desta variação ainda é desconhecida, no entanto, a comunidade científica acredita que ela pode ser causada a partir da combinação de pele seca e irritável com mau funcionamento do sistema imunológico.

Dermatite de contato

A dermatite de contato, também conhecida como alérgica, é uma reação inflamatória ocasionada na pele devido à exposição a algo que causa irritação ou alergia.

Os sinais deste tipo podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com o nível de sensibilidade e contato, mas entre os sintomas mais comuns estão: coceira, vermelhidão, rachaduras, descamação e erupções cutâneas.

A dermatite de contato não é contagiosa, mas pode apresentar incômodos e prejudicar atividades comuns, a depender da região do corpo afetada.

Dentre os principais causadores estão: os sabonetes, detergentes, produtos de limpeza em geral, cosméticos, perfumes, pomadas e inclusive plantas! As regiões que costumam ser mais afetadas são as mãos, os dedos, o rosto e as dobras do corpo.

Dermatite seborreica

Outro tipo bastante comum é a seborreica, que costuma causar vermelhidão e descamação em algumas áreas do rosto, no couro cabeludo e orelhas. A dermatite seborreica é crônica e a causa ainda não é conhecida – mas acredita-se ter origem genética.

De forma geral, os sintomas desta doença são: oleosidade na pele e couro cabeludo, caspa, coceira e vermelhidão na região acometida.

Dermatite perioral

A dermatite perioral é uma doença que aparece na região do rosto, principalmente ao redor da boca e nariz, mas pode acabar evoluindo para a região dos olhos. Assim como as demais dermatites, esta pode afetar pessoas de qualquer idade, entretanto, há mais incidência em mulheres na faixa entre 15 e 45 anos.

A causa ainda é pouco conhecida, mas aparentemente está relacionada às disfunções da barreira da epiderme, alterações da microflora da pele e ao sistema imune da mesma.

Qual a relação entre dermatite e produtos de limpeza?

Com dermatite ou não, os produtos de limpezas convencionais que estão nas prateleiras dos mercados podem ser muito agressivos para a nossa pele. Afinal, muitos deles são cheios de químicos que além de serem nocivos à saúde humana, poluem o meio ambiente.

Portanto, já é de se imaginar que para quem sofre com a doença, esses químicos dos produtos convencionais são ainda mais agressivos à pele, concorda? Por isso, independente do tipo, o recomendado é sempre optar por produtos de limpeza naturais, ecológicos e hipoalergênicos.

O que trata dermatite?

Se você chegou até aqui, é importante saber que é possível tratar a dermatite! O tratamento pode variar de acordo com a causa e o tipo da doença. Por isso, o acompanhamento médico é essencial – para ter o diagnóstico correto e identificar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Mas, de maneira geral, o tratamento costuma ser focado nas lesões que causam desconfortos e é feito normalmente com o auxílio de:

  • Corticóides;
  • Hidratantes;
  • Anti-histamínicos;
  • Imunossupressores;
  • Entre outros.

Quem tem dermatite pode usar produtos da positiv.a?

Quem tem dermatite pode e deve usar produtos da positiv.a – tanto de limpeza quanto de autocuidado!

Nossas linhas de produtos são 100% seguras, afinal, são veganas, ecológicas e hipoalergênicas. Toda a cadeia de produção é pensada na saúde de todos os seres (sim, nossos produtos também são seguros para pet!) e, claro, no meio ambiente.

Aproveite o desconto de primeira compra para conhecer nossos produtos e dê adeus às alergias. Basta clicar no banner abaixo!

Banner mostrando braços com alergias e com a frase "Dores de cabeça? Coceira e vermelhidão? Você pode ter alergia aos produtos de limpeza! Conheça os produtos livres de ingredientes tóxicos da positiv.a!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.