Seja pela alimentação ou por substâncias alérgenas, a alergia em cachorro tem se tornado cada vez mais comum nos lares. E quando eles adoecem, nós também ficamos aflitos, não é mesmo?
Continue a leitura e descubra as causas e o tratamento para possíveis alergias nos pets!
O que causa alergia em cachorro?
Em primeiro lugar, a pele é o maior órgão do corpo nos seres humanos e ela forma uma barreira com o meio ambiente, o que impede agressões de agentes externos.
Nesse sentido, a alergia em cachorro é uma reação do sistema imunológico contra um alérgeno (um “invasor”), que pode ser qualquer organismo que o corpo entenda como uma agressão a ele. Ou seja, os sintomas de alergias são uma espécie de defesa da pele.
Leia mais: O que é hipoalergênico? Tiramos todas as suas dúvidas
Sintomas mais comuns
A seguir, veja as principais formas de manifestação das alergias para identificá-las no seu cachorro:
- Coceira intensa;
- Vermelhidão na pele;
- Feridas na pele;
- Quedas de pelos
- Lambedura excessiva (nas patas, focinho, dorso e outros);
- Vômito;
- Diarreia.
Tipos de alergias em cachorro
São muitas as formas que as alergias aparecem nos cachorros, mas as comuns são:
Hipersensibilidade alimentar (HA)
A hipersensibilidade alimentar é uma alergia a fontes de proteínas e carboidratos ingeridos na alimentação. Os alimentos que mais causam alergias nos cães são carne bovina, de frango ou de cordeiro, soja, milho e trigo.
As rações comerciais, além de terem esses ingredientes, possuem corantes e conservantes. Dessa forma, é possível que o cão venha a apresentar algum tipo de alergia à ração após um tempo.
Por isso, uma alimentação natural é a melhor alternativa para que seu pet não desenvolva nenhum tipo de reação alérgica.
Dermatite atópica (Atopia)
Esse tipo de alergia é comum em cães por conta do grande número de substâncias presentes no ambiente, inclusive aos produtos de limpeza que utilizamos para limpar a casa.
Alguns pets apresentam uma deficiência na barreira cutânea da pele, causada pela falta de ceramida, o que acaba por facilitar a entrada de alérgenos através dela, favorecendo o aparecimento da alergia.
Como prevenir alergia em cachorro?
A melhor forma de prevenir alergia em cachorro é se atentando à alimentação e aos produtos de limpeza utilizados em casa que possam conter algum tipo de alergênico em sua composição.
Em relação à alimentação, o mais indicado é tentar mantê-la o mais natural possível, buscando a ajuda de um veterinário para um planejamento nutricional para o pet.
Por fim, quanto aos produtos de limpeza, recomendamos que utilize opções veganas e hipoalergênicas, como as da linha da Positiv.a.
Nossa linha de produtos de limpeza foi pensada para a sua casa, sua saúde, da sua família e do seu pet! Todos os nossos produtos são veganos, 100% naturais e hipoalergênicos, ou seja, nada de químicos agressivos nas patinhas do seu cachorro.
Aproveite o desconto exclusivo para leitores do blog e garanta produtos de limpeza que são amigos dos seus peludos! 😉
Artigo MUITO IMPORTANTE!!
Muito obrigado!
#Vegan Nation