Conhecer e identificar os sintomas da sinusite é fundamental para fugir de crises mais severas e complicações dessa doença.
Além disso, com a chegada do outono, pessoas com sinusite sofrem mais, já que o tempo seco e o aumento da circulação de vírus respiratórios é maior nessa época.
Portanto, neste post você verá o que é, como tratar e como identificar os maiores sintomas da sinusite. Continue lendo!
O que é sinusite?
Basicamente, a sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Eles ficam localizados em cavidades nas vias aéreas superiores e são responsáveis pela produção de muco.
Entretanto, pessoas com sinusite têm uma obstrução dessas cavidades e maior produção desse muco. Dessa forma, várias impurezas, vírus e até bactérias se acumulam pela região, causando dores e desconfortos.
É importante destacarmos que as cavidades nasais são muito importantes para o corpo como um todo. São elas, por exemplo, que nos ajudam a engolir o catarro e não deixar que ele vá para os pulmões.
Além disso, facilitam a nossa respiração, protegem a laringe e deixam o nosso rosto mais leve, já que é responsável pela circulação de ar, das secreções e muco.
Por isso, é muito importante que pessoas com sinusite conheçam os principais gatilhos e sintomas das crises, a fim de evitar que os seios nasais fiquem entupidos.
Quais os sintomas da sinusite?
Existem dois tipos de sinusite: a viral e a bacteriana. Entre os principais sintomas da sinusite viral, podemos destacar:
- Sensação de pressão na região do nariz;
- Dores de cabeça (cefaleia);
- Dores ao redor dos olhos e do nariz;
- Mau hálito;
- Nariz entupido;
- Cansaço físico;
- Febre baixa.
Além disso, o quadro geralmente é rápido, e dura de três a cinco dias. Entretanto, a sinusite bacteriana, além dos sintomas acima, costuma vir com os seguintes sintomas:
- Secreção nasal amarelada (purulenta);
- Tosse;
- Pigarro na garganta;
- Cansaço físico extremo;
- Febre alta e persistente após 72h de quadro;
- Diminuição do olfato.
Sinusite tem cura?
Sim, sinusite tem cura! Tanto a viral quanto a bacteriana possuem tratamento. Os casos mais graves geralmente precisam de antibiótico e até mesmo intervenções hospitalares. Por isso, é fundamental sempre procurar um médico.
Contudo, pessoas que sofrem com sinusite aguda recorrente, ou seja, com mais de quatro casos ao ano, precisam de um acompanhamento a longo prazo com um otorrinolaringologista.
Além disso, também existe a sinusite fúngica, causada por fungos, que nem sempre responde a medicações e também é muito persistente. Se esse é o seu caso, procure ajuda!
Como aliviar os sintomas da sinusite?
Em primeiro lugar, é necessário reforçar que o tratamento medicamentoso, com corticoides e com antibióticos só pode ser receitado por um médico. Consultar um especialista é sempre a melhor opção!
Dessa forma, confira algumas dicas que podem ajudar muito a aliviar os desconfortos da sinusite:
- Lavagem nasal com soro fisiológico três vezes ao dia;
- Inalação à vapor;
- Uso de óleos essenciais em difusão, principalmente os de eucalipto e menta (os da Positiv.a são incríveis para isso <3);
- Alimentação incluindo muitos líquidos, especialmente chás quentes;
- Manter as extremidades do corpo aquecidas (cabeça, mãos e pés);
- Evitar ar condicionado ao máximo.
E aí, gostou desse conteúdo sobre sintomas da sinusite? Então, aproveite para comprar nossos óleos essenciais com desconto para leitores do blog!