positiv.a e Nude começam projeto de logística reversa

Projeto Nude e positiv.a

Hoje, o Brasil é responsável pela geração de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Deste total, somente 4% é reciclado ou reaproveitado. Em outras palavras, pouco, né? Diante disso, a positiv.a e a Nude se uniram em um projeto pra lá de especial de logística reversa!

Bateu a curiosidade por aí? A gente te conta um pouquinho mais a respeito!

O que é logística reversa?

Logística reversa é o processo de gerenciamento de produtos e materiais que já foram utilizados e precisam ser recolhidos, processados e/ou descartados adequadamente. Em outras palavras, é a gestão do fluxo reverso de bens e materiais desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de reaproveitar ou descartar de forma adequada esses produtos.

Por aqui, nada se perde! Nesse sentido, a logística reversa pode incluir diversas etapas. Entre elas, a coleta dos produtos utilizados, o transporte desses produtos de volta para o local de origem, o processo de triagem e separação dos materiais recicláveis e não recicláveis, o tratamento de resíduos e a destinação final adequada dos materiais.

Diante disso, a logística reversa é importante porque permite a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos, além de promover a recuperação de materiais que podem ser reciclados. Sempre pensando em economia circular.

O projeto de logística reversa da positiv.a e da Nude

A positiv.a e a Nude são empresas certificadas pelo sistema B, conectadas a questões socioambientais e, claro, a gerar impacto positivo neste mundão! 

Enquanto a positiv.a trabalha com produtos de limpeza e autocuidado ecológicos, veganos e hipoalergênicos, a Nude é uma foodtech que produz alimentos à base de aveia, feitos de plantas e ingredientes que cuidam da gente e da natureza. Não tinha como sair algo ruim dessa parceria!

Pensando nisso, unimos forças, também, com a Musa, uma empresa que conecta estabelecimentos a transportadores e receptores de resíduos para que o lixo volte para uma cadeia produtiva de reúso. E inauguramos três pontos oficiais de coleta pra garantir logística reversa de verdade!

Quer saber onde encontrar esses pontos? 

Então a gente te conta! O projeto começa com 3 pontos de coleta, na cidade de São Paulo. Você pode conferir os endereços abaixo:

  • Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, São Paulo
  • Avenida Cidade Jardim, 377 – 1º | 3º | 6º andares

Por enquanto, os pontos estão em São Paulo, e ainda queremos expandir pra outras cidades! Para isso, vamos precisar do apoio de todos! 

Finalmente, bora fazer uma visita, levar suas embalagens e ajudar a gente a divulgar esse projeto? Seu descarte pode ser um novo começo e esse projeto de logística reversa era o pontapé que faltava!

Curtiu a iniciativa? Então compartilha esse post com quem também precisa saber mais sobre ela!

Comunidade do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *