Dia Nacional da Reciclagem: a responsabilidade com os resíduos

Texto por Lorena Gamboa

 

Dia 5 de junho é o Dia Nacional da Reciclagem. Queremos aproveitar a data para compartilhar com vocês a nossa história com a Cooperativa Yougreen.

 

A Yougreen é a cooperativa parceira que viabilizou o início da logística reversa de nossas embalagens. Esse processo, de recolher os frascos pós consumo para garantir o encaminhamento adequado, já era um desejo há muito tempo. E também algo frequentemente pedido pelos nossos clientes. Que são extremamente engajados com as questões ambientais e preocupados com os impactos gerados pelo seu consumo.

 

Porém, o processo de logística reversa não é nem um pouco simples de ser implementado e realizado. Como recolher ou receber as embalagens vazias pós consumo? Como fazer as embalagens caminharem até a reciclagem, logisticamente? Como coletar, armazenar, triar e encaminhar adequadamente todos esses resíduos? Como cobrir os custos que envolvem todos esses processos? E o carbono emitido nesse processo?

 

Foram meses desenhando soluções. Pesquisamos de forma mais orgânica, nas ruas de SP, conversamos com marcas e iniciativas que conhecemos e buscamos referências de outros países. Até que chegamos na Yougreen e, pouco tempo depois (por coincidência, sorte ou por que nosso trabalho caminhou para isso), a Marcella, sócia cofundadora da Positiv.a, conheceu o Roger, fundador da Yougreen, em um evento da Sistema B – certificação que engloba as duas organizações.

 

 

A partir daí, fomos conhecer a Yougreen. Tivemos contato com muitos cooperados e cooperadas, conversamos ainda mais com o Roger, e ele topou nos ajudar a viabilizar esse sonho.

 

O desafio do país de tamanho continental

 

Talvez coletar todas as nossas embalagens pós consumo, distribuídas em todos os estados do Brasil, seja um sonho realmente muito ousado para uma empresa do nosso porte, hoje. Principalmente, quando analisados todos os desafios desse processo logístico, e os custos envolvidos, sem nenhum apoio, suporte ou incentivo governamental.

Mas, começar pequeno é possível. E em rede, é ainda mais possível. E foi assim que começamos nossa parceria. São hoje 2 pontos de coleta de recicláveis que temos em parceria com a Yougreen. Um deles, no nosso próprio centro de distribuição, onde coletamos os materiais recicláveis gerados no nosso escritório pela equipe, ou nas operações realizadas no centro de distribuição.

 

E temos o nosso segundo ponto de coleta de embalagens, que existe também graças a parcerias e trabalho em rede. A Quitanda é um mercado localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, é nossa parceira, para venda de nossos produtos e muitas outras ações, e possui um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de recicláveis gerenciado pela Yougreen. Assim, incluímos lá também um contentor para embalagens Positiv.a pós consumo. Além de utilizarmos o espaço para ações de mutirão de limpeza de rua organizados por nós e em parceria com ainda outras iniciativas.

 

 

A conscientização não para por aí

 

Com a criação do ponto de coleta de recicláveis no nosso centro de distribuição, que fica alocado dentro de outra empresa parceira, a Leo Madeiras, aproveitamos a oportunidade e os convidamos para uma experiência.

Através da área de Consultoria da Positiv.a, implementamos a coleta seletiva dentro do 1º andar da empresa. Retiramos os copos descartáveis do andar, acabando com um consumo diário de 200 copos, e realizamos 2 sessões de bate-papo com os colaboradores da Leo Madeiras e da Positiv.a. O objetivo era falar sobre a importância da reciclagem e alguns dos impactos socioambientais envolvidos na cadeia.

Entre as áreas de Comunicação, TI, Televendas, Serviços Gerais, Responsabilidade Social e Instituto Leo, foram envolvidos mais de 60 funcionários da Leo Madeiras. E mais de 20 funcionários de todas as áreas da Positiv.a, considerando o escritório e o centro de distribuição.

 

A coleta de recicláveis

 

Novos pontos ainda estão em desenvolvimento com outros parceiros queridos da Positiv.a. Essa situação toda que estamos vivendo (no Brasil e no mundo) deu uma desacelerada nesses projetos, no entanto, assim que possível, voltaremos com tudo com projetos de reciclagem e muito mais!

Somos muito felizes e gratos por apoiarmos mais de 50 famílias que dependem do trabalho desempenhado na Cooperativa Yougreen.

 

Fica aqui o nosso grande abraço e reconhecimento a tod@s @s cooperad@s e catador@s. Esses são os principais atores que garantem a coleta, triagem e encaminhamento dos recicláveis no Brasil. Graças a esse trabalho, é possível aumentar a vida útil dos aterros sanitários e abastecer as indústrias recicladoras. Para reinserção dos resíduos em cadeias produtivas, substituindo o uso de matérias-primas virgens e, assim, reduzindo o consumo de recursos naturais.