Passarinho que canta de madrugada?

Se você mora em grandes cidades, pode ser que já tenha ouvido um passarinho cantando uma melodia insistente muito antes do sol raiar, em plena madrugada. O dono desse canto tem nome e é muito conhecido: sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).

O sabiá-laranjeira é uma das espécies de ave mais populares do país, facilmente reconhecida pela cor laranja ou ferrugínea em sua barriga e também pelo seu canto melodioso. E foi esse canto que inspirou muitas obras em nossa cultura. Sim, é o famoso sabiá citado em mais de 20 canções de renomados compositores da música popular brasileira, e muito exaltado na nossa literatura e folclore. Ele aparece em composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, e foi eternizado na que talvez seja uma das mais conhecidas canções que o cita, “A majestade, o sabiá” de Roberta Miranda. E não poderíamos deixar de citar Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, e dar o merecido destaque ao verso de Gonçalves Dias em seu poema “Canção do exílio”, que imortalizou o sabiá em: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá”. Certeza que você conhece uma dessas!

Apesar de tão querido e popular, desde 2013 o sabiá-laranjeira tem sido alvo de uma grande polêmica. A sua agradável melodia, antes celebrada e eternizada no imaginário popular em tantas obras, se tornou de repente alvo de muitas reclamações, e o motivo foi a inesperada mudança de horário de seu canto nas grandes cidades do país. Ao trocar o dia pela noite, cantando madrugada adentro, muita gente se incomodou.

Por que essa ave canta à noite?

Atualmente, durante o período da primavera e verão, o sabiá-laranjeira canta de madrugada devido à poluição sonora das grandes cidades. Imagine como é difícil concorrer com os ruídos que começam desde muito cedo nas metrópoles, com seus caminhões, obras a todo vapor por todos os lados, trânsito constante de carros, motos e ônibus, música alta e todo tipo de barulho urbano.

É importante esclarecer que o canto para uma ave é um modo de sobrevivência e continuação de sua espécie. Seu canto tem por função demarcar território, atrair fêmeas no período de reprodução e ensinar sua melodia aos filhotes. Em áreas naturais como nas florestas, ou mesmo em cidades interioranas onde há mais arborização, o ambiente é mais silencioso, então começam a cantar por volta das 6h30 da manhã. Porém, em grandes cidades, como por exemplo em São Paulo, é impossível para eles competirem com a poluição sonora, encontrando nos horários da madrugada o silêncio necessário para conseguirem se comunicar, fundamental durante o período reprodutivo, quando precisam ouvir e serem ouvidos por outros sabiás.

Estudos mostram que o sabiá-laranjeira que vive em grandes metrópoles começam a cantar em média 5 horas antes que as aves da mesma espécie que estão no interior. Portanto, essas aves tiveram de se adaptar, e acabou se tornando normal ouvir seu canto a partir de 2h, 3h ou 4h da manhã. 

Leia também: Você sabia que tem plástico no seu prato de comida?

Afetam as aves, mas não somente elas!

A compreensão dos efeitos da poluição sonora na fauna é importante para a conservação das espécies e para a promoção de ambientes mais saudáveis tanto para os animais quanto para as pessoas.

Essa adaptação do horário do canto do sabiá-laranjeira é um exemplo de como a fauna pode responder às mudanças em seu ambiente causadas pela presença humana e pela poluição sonora das cidades. A poluição sonora é um problema crescente em áreas urbanas, e não apenas afeta a vida das aves, mas também pode ter grandes impactos negativos na saúde humana, tanto físicos quanto psicológicos. 

Dentre alguns efeitos negativos da exposição prolongada ao ruído urbano estão: 

  • Problemas de audição; 
  • Distúrbios do sono; 
  • Aumento do estresse e ansiedade;
  • Problemas de saúde cardiovascular, como hipertensão e maior risco de ataques cardíacos; 
  • Distúrbios cognitivos que prejudicam a concentração, memória e a capacidade de aprendizado, especialmente em crianças em idade escolar; 
  • Problemas de saúde mental, incluindo depressão e irritabilidade; 
  • Problemas de comunicação; 
  • Impacto na qualidade de vida.

É importante notar que os efeitos da poluição sonora podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da sensibilidade individual ao ruído e da duração da exposição.  Portanto, medidas de controle de ruído, como planejamento urbano adequado, isolamento acústico de edifícios e regulamentações de tráfego, são essenciais para minimizar esses impactos na saúde pública.

E como fica o sabiá?

Desde 2002 o sabiá-laranjeira foi intitulado como ave-símbolo do Brasil (Decreto 63.234) e passou a ser protegido por leis de conservação da natureza. Mesmo assim, infelizmente, se tornou nas grandes cidades o exemplo prático dos impactos da poluição sonora.

É muito importante que a sociedade esteja ciente dessas adaptações para o planejamento de medidas que reduzam a poluição sonora nas cidades, a fim de permitir que essas aves e outras espécies continuem a prosperar em seu ambiente natural.

Então, se de repente você escutar o sabiá-laranjeira cantando de madrugada, tente não se chatear, afinal, nós quem fizemos barulho primeiro, então somos os responsáveis por essa adaptação. No fim das contas, ele só está tentando encontrar uma namorada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *