Mutirão POSITIV.A Oceano Limpo

oceano limpo

No dia primeiro de setembro nós da POSITIV.A, junto com a Boomera e a ONG Ecosurf, realizamos um importante encontro na praia de Guaraú, em Peruíbe (SP): o primeiro mutirão POSITIV.A OCEANO LIMPO! A ação também contou com o apoio institucional da campanha Mares Limpos, da ONU.

Saímos cedo da capital em um ônibus com nossa equipe e alguns voluntários. Lá encontramos a equipe da Boomera, da Ecosurf, o pessoal da filmagem e moradores locais que passeavam pela praia e se juntaram a nós ao ver a agitação. Ao todo foram 57 voluntários dispostos a dedicar uma manhã de sábado para retirar resíduos de uma praia que, à primeira vista, parecia limpa.
Infelizmente, não podemos nos deixar enganar por essa aparência. Em pouco tempo, fomos surpreendidos pela quantidade (e variedade) de lixo recolhido.

 

oceano limpo

 

O PROCESSO

Antes de começar os trabalhos, fizemos uma grande roda na areia e todos de mãos dadas, simulamos uma onda, orquestrada pelo João Malavolta (fundador da Ecosurf) para entrarmos em sintonia com o mar. Foi lindo ver todas as pessoas conectadas umas às outras e com o propósito de lutar e fazer o oceano voltar a ser limpo!

 

mutirão oceano limpo

Depois disso e algumas palavras de ordem, partimos para a ação de fato. Cada um com seu balde e luva, caminhamos do ponto de encontro até onde o mar encontrava o rio, na ponta da praia, recolhendo quaisquer vestígios de resíduos não naturais.

Alguns fizeram mais de uma volta, outros só uma; baldes cheios, nem tão cheios. O importante foi ver o quão urgente é pensarmos e repensarmos sobre o consumo e descarte de objetos que tem grande durabilidade e resistência, como é o caso do plástico.

Todos os resíduos foram colocados em uma lona e separados por categorias, sendo elas: plástico rígido, plástico mole, brinquedos, chinelos, talheres, sacolas, escovas de dentes, hastes de cotonetes, isopor, redes de pesca, copos plásticos, canetas, lâminas, pinos utilizados para consumo de drogas e muito, muito mais!

Depois de tudo separado, contamos e pesamos cada item.

 

 

O RESULTADO

Com isso, em cerca de uma hora e meia de coleta, em uma área de 729 metros, recolhemos 83 quilos de resíduos sólidos, em 5.027 unidades.

Dentre os itens mais significantes estão:

  • 663 tampas de garrafa PET
  • 924 hastes flexíveis e de pirulitos
  • 871 pedaços isopor
  • 388 bitucas de cigarro
  • 223 canudos
  • 163 pinos de plástico Eppendorf, usados para consumo de cocaína
  • 70 garrafas PET
  • 20 escovas de dentes
  • 27 latas de alumínio

Confira abaixo o infográfico disponibilizado pela ECOSURF:

oceano limpo oceano limpo oceano limpo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa ação mexeu muito com a gente e esperamos sensibilizar ainda mais cada um dos 57 voluntários que estiveram conosco e cada um que acompanhar nosso conteúdo. E fazer transformar todo esse sentimento em propostas de ação. Que sejam pequenas e individuais, mas que no futuro terão impacto gigantesco para todos!

Vamos juntos pelo OCEANO LIMPO!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Block "cta-elimine-plastico" not found

4 comentários em “Mutirão POSITIV.A Oceano Limpo

  1. Andreia K diz:

    Olá!!
    Sou consumidora dos produtos da Positiv.a e gostaria de saber como ser voluntária nessas acções?

    Att.,

    • Marcella diz:

      Olá, Andreia!
      Fica de olho em nosso instagram @positiv.a que lá informamos sobre as datas dos próximos mutirões!

    • Marcella diz:

      Olá, Paulo!
      Fica de olho em nosso instagram @positiv.a que lá avisaremos das datas dos próximos mutirões.

Comentários não permitidos.