Dia do Trabalhador Doméstico: Como a pandemia segue impactando o setor?

Dia do trabalhador doméstico

O Dia do Trabalhador Doméstico é uma celebração Internacional que nos lembra da luta dos trabalhadores domésticos por condições de trabalho dignas e mais justas.

A data teve origem nos Estados Unidos, mas é o Brasil o país com a maior população de domésticas do mundo.

Essa classe de trabalhadores e trabalhadoras já há muito luta pelos seus direitos e por condições de trabalho que estejam dentro dos direitos de todas as outras classes. Entretanto, em 2020, a pandemia deixou esses trabalhadores ainda mais vulneráveis do que já são. 

Continue a leitura e saiba mais!

Quando é o Dia do Trabalhador Doméstico?

O Dia Internacional do Trabalhador Doméstico é celebrado em 22 de julho.

A comemoração teve origem nos Estados Unidos e nos lembra das lutas dessa classe trabalhadora por seus direitos.

No Brasil, também há uma outra data para colocar em foco o trabalho doméstico: 27 de abril, Dia de Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).

Como é o trabalho doméstico no Brasil?

O Brasil é o país com o maior número de trabalhadores domésticos do mundo.

Em 2019, o país contava com cerca de 6,4 milhões de trabalhadores domésticos, sendo que 5,9 milhões eram do sexo feminino.

Entre as mulheres que trabalhavam como domésticas em 2019, 3,9 milhões eram negras, enquanto 1,9 milhão eram não negras.

Essas informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do IBGE, e considera tanto profissionais formais, com carteira assinada, quanto informais.

Ainda segundo a PNAD, 72% dos trabalhadores domésticos brasileiros não têm registros em carteira. Eles são, assim, privados de seus direitos trabalhistas.

Como fica o trabalho doméstico com a pandemia?

Entre o 4º trimestre de 2019 e o 4º trimestre de 2020, o Brasil enfrentou um grande aumento no desemprego. O fenômeno foi potencializado pela pandemia do Coronavírus, que também influenciou no número de oportunidades para os trabalhadores domésticos.

No fim de 2020, apenas 4,9 milhões de trabalhadores domésticos estavam ocupados. Houve, então, uma redução de aproximadamente 1,5 milhão de postos de trabalho.

Analisando os mesmos períodos, o número de trabalhadores domésticos com carteira caiu de 1,6 milhão em 2019 para 1,1 milhão em 2020. Já o número de trabalhadores no mercado informal foi de 4,3 milhões em 2019 para 3,4 milhões em 2020.

A pandemia colocou os trabalhadores domésticos em uma posição de vulnerabilidade ainda maior do que a anterior — que já não era das melhores.

Dia do trabalhador doméstico

Postiv.a no Dia do Trabalhador Doméstico

Além de todos os desafios enfrentados por essa classe trabalhadora antes e durante a pandemia, ainda existem problemas pontuais que muitas vezes são negligenciados.

Um deles é a exposição dos trabalhadores domésticos a químicos nocivos encontrados nos produtos de limpeza convencionais. Infelizmente, alergias, intoxicações e outros problemas de saúde são enfrentados diariamente por domésticos e domésticas em todo país. 

Nesse sentido, a Positiv.a se posiciona como uma empresa de produtos de limpeza ecológicos que não só cuida do planeta, mas cuida da saúde de quem usa os produtos.

Estamos aqui pela saúde de todos, pelo cuidado com as pessoas, pela valorização do trabalho digno.

Confira nossa linha de produtos de limpeza e saiba mais!