A chegada de um bebê em uma família provoca muitas transformações. Antes, ações que eram simples e automáticas, passam a ser alvo de reflexões e mudanças dentro de casa e dentro de nós também. Neste post, falaremos sobre como lavar as roupinhas do recém-nascido e te ajudaremos a entender quais os maiores cuidados neste momento.
Como lavar as roupinhas do recém-nascido? As 5 dicas mais práticas!
A pele de um bebê recém-nascido é muito mais fina que a pele de um adulto, e mais propensa a alergias. Estima-se que essa diferença chegue a 30% nos primeiros meses e vá diminuindo conforme o seu crescimento.
Por isso, alguns cuidados são fundamentais desde a primeira lavagem das roupinhas, que deve acontecer lá pelas 32 semanas de gestação (8 meses completos).
1. Separe as roupas do recém-nascido do resto da família
O primeiro ponto que precisa ser considerado é a separação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é recomendado que a separação das roupas seja feita nos primeiros seis meses de vida para crianças sem histórico de alergias e 12 meses para crianças que tenham histórico.
Dessa forma, o ideal é que tenha um balde e um cesto separados só para as roupas da criança e que as lavagens sejam feitas de forma separada.
2. Use apenas produtos específicos para a pele do bebê
A grande indústria utiliza muitos componentes químicos agressivos que não só fazem mal para o meio ambiente, como também para a saúde do recém-nascido.
Por isso, escolha soluções pensadas para essa pele tão sensível! Os produtos da Positiv.a, por exemplo, são veganos, hipoalergênicos e de base 100% vegetal.
Da mesma forma, o nosso sabão de coco em pó é perfeito para lavar as roupas, utensílios do bebê e superfícies por onde ele passa. Além disso, ele também tem vários outros diferenciais:
- Vegano: livre de testes e ingredientes de origem animal;
- Hipoalergênico: livre de cloro, fragrância artificial, petróleo e branqueador óptico;
- Biodegradável;
- Perfeito para dar brilho em panelas e talheres, utensílios dos pets e de toda família;
- Contém óleo de coco orgânico;
- Fortalece a agricultura familiar;
- Não agride sua pele, sua saúde e o meio ambiente.
Sabe aquela dica de vó que a gente sabe que tem que escutar? Pois bem, a dica do sabão de coco é uma delas!
3. Cuidado com fragrâncias fortes dos produtos tradicionais
Além dos componentes dos produtos tradicionais para lavar as roupas, também é recomendado que pais, responsáveis e cuidadores utilizem apenas produtos sem fragrância para lavar as roupinhas do recém-nascido.
Essa recomendação se estende, por exemplo, para o uso de amaciantes, que não podem ser utilizados. E, aqui, vale reforçar que o sabão de coco em pó da Positiv.a não danifica as fibras das suas roupas. Portanto, você não precisará de amaciante nunca mais!
Leia também: Limpeza ecológica que respeita a saúde do seu bebê!
4. Higienize a sua máquina de lavar roupas com mais frequência
Sem crianças e recém-nascidos em casa, já se faz necessária a lavagem habitual da máquina de lavar, pelo menos uma vez a cada dois meses, trocando filtros e limpando o acúmulo de resíduos e de sujeira.
Contudo, depois que um bebê chega em casa, essa limpeza precisa ser menos espaçada. O ideal é que ela seja feita ao menos uma vez por mês.
Você pode colocar uma tampa (30 mL) de Multiuso Positiv.a ou até mesmo do Lava-roupas Positiv.a e ligar no ciclo mais curto. Algumas máquinas também possuem o ciclo de autolimpeza.
Depois, se utilizar nossos produtos, você pode reaproveitar a água e molhar as suas plantinhas ou o seu jardim, já que eles são totalmente vegetais, biodegradáveis e cuidam do planeta enquanto cuidam da sua casa e da sua família!
5. Separe as peças mais delicadas para lavar à mão
As peças mais delicadas, com lacinhos e adereços pendurados e de materiais específicos precisam de um cuidado maior, e podem estragar com a lavagem da máquina.
Por isso, é essencial que elas sejam lavadas à mão e com um sabão de coco neutro. Na Positiv.a, também temos essa opção, vendida por unidade ou já com a caixa econômica com 12 unidades.
Além disso, você pode passar a própria barra na roupinha ou ter a ajuda da nossa bucha vegetal. Ela é perfeita para limpar e tirar manchas sem danificar essas peças delicadas.
Portanto, agora que você já sabe como lavar as roupinhas do recém-nascido, que tal dar uma olhada no nosso site e levar os melhores produtos para o seu bebê? Clique no banner abaixo e confira!