Clean Beauty: conheça os benefícios da Beleza Limpa!

Clean beauty

Nos últimos anos, a indústria de cosméticos tradicional vem sendo cada vez mais questionada por diversos movimentos dentro do campo da beleza. O Clean Beauty, ou Beleza Limpa, é um deles.

O movimento surgiu na última década e preza por uma maior consciência na hora de escolhermos e consumirmos os produtos que usamos na nossa pele.

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse segmento que vem crescendo e revolucionando o mercado dos cosméticos!

O que é Clean Beauty?

O movimento Clean Beauty surge na indústria de cosméticos, a partir do questionamento de produtos que contém ingredientes que, de alguma forma, podem ser nocivos à pele, ao organismo ou ao meio ambiente.

Portanto, isso exclui diversos componentes que são comumente utilizados na indústria cosmética, como parabenos, derivados de petróleo, entre outros. Esses ativos fazem parte da lista de substâncias que são nocivas ao organismo e que evolui a cada ano. Os danos são variados, podendo causar desde dermatites até doenças mais graves, como o câncer.

Para além dos estudos mais aprofundados, envolvendo as substâncias presentes nos produtos, existe um outro lado do Clean Beauty, que diz respeito à forma como escolhemos e consumimos os cosméticos.

Um dos pilares do movimento é uma maior consciência na hora de escolher o produto que vai para a prateleira do nosso banheiro. Por isso, na hora de comprar um produto, vale se questionar: quais ingredientes estão presentes na fórmula? possui derivados de petróleo?

Em uma entrevista para a Revista Gama, Marcela Rodrigues, criadora da plataforma de conteúdo A Naturalíssima afirma que “a ideia é sim comprar produtos mais seguros, mas também ser menos dependente deles. Você compra para complementar, não para se transformar ou gerar mais ansiedade.”

Como surgiu o movimento?

Conforme já adiantamos, o movimento do Clean Beauty surge como uma resposta a uma necessidade cada vez maior que as pessoas têm de saber a origem e a cadeia de produção daquilo que consomem.

A proposta nasceu na última década, dentro de um movimento composto por empresas de cosméticos de menor porte e que aproveitaram o crescimento das redes sociais para investir na comunicação, enquanto as grandes empresas ainda apostavam na publicidade tradicional.

Após ganhar nome nos Estados Unidos e na Europa, o movimento Clean Beauty chegou ao Brasil e hoje já é possível encontrar opções de marcas que fazem parte do segmento.

Leia mais: Manteiga de Cupuaçu: conheça os benefícios do hidratante natural.

Quais os benefícios do Clean Beauty?

Já é de se imaginar que optar por produtos com fórmulas seguras, sem ingredientes nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, traz diversos benefícios, certo? É isso mesmo! 😉

Exemplos de ingredientes nocivos à saúde humana e ao meio ambiente são os petrolatos químicos, substância amplamente utilizada na indústria de cosméticos. Portanto, quando você deixa de consumir produtos com petrolatos, você contribui para que um produto extremamente prejudicial aos organismos aquáticos não chegue às águas. Além de ser nociva para os seres aquáticos, essas substâncias tornam a água imprópria para uso ou consumo humano.

Para além de beneficiar o planeta, você também ajuda a sua saúde, pois produtos Clean Beauty evitam alergias, irritações na pele e até mesmo queimaduras!

Clean Beauty x Green Beauty

Existem alguns outros movimentos que têm traços em comum com o Clean Beauty, como os produtos de origem orgânica, natural ou veganos. Por mais que tenham semelhanças, não são a mesma coisa, uma vez que dentro do movimento Clean Beauty, também existem substâncias sintéticas – desde que comprovadas inofensivas à saúde, claro.

Quando falamos em movimentos que questionam a indústria de cosméticos tradicional, não podemos deixar de citar o Green Beauty, ou “Beleza Natural”, que consiste no uso de produtos somente com ingredientes de origem natural. Além disso, o Green Beauty também prega que os produtos não sejam testados em animais.

Um ponto que merece atenção, no entanto, é que os cosméticos naturais não são regulamentados por lei, então não existe um órgão que certifica as empresas. Na prática, isso significa que qualquer empresa pode se denominar como Green Beauty. Sempre fique de olho no rótulo dos produtos!

Linha de autocuidado Positiv.a

Os conceitos que trouxemos hoje fazem parte dos pilares da Positiv.a desde o começo. Quando idealizamos a nossa linha de autocuidado, utilizar ingredientes de origem 100% natural foi uma das prioridades da empresa.

Os nossos sabonetes vegetais, por exemplo, são fabricados com óleos e manteigas vegetais de agricultura familiar e limpam a pele sem retirar a camada natural de proteção!

Se você quer uma alternativa aos hidratantes convencionais, que muitas vezes contém parabenos e outros ativos nocivos à saúde, a nossa manteiga hidratante de cupuaçu é uma excelente opção. Ela é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicones, essências artificiais e vegana. Só amor <3

Gostou do nosso conteúdo sobre Clean Beauty? Então aproveita para iniciar a mudança dos seus produtos hoje mesmo e passa lá no nosso site e com um desconto de 5% clicando abaixo 😉

Experimente produtos ecológicos, hipoalergênicos, veganos. Desconto de 5% na sua primeira compra. Use o cupom BLOGP5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *