Em um país tropical como o Brasil, poucas pessoas optam por não utilizar o antitranspirante no seu dia a dia. Mas será que esse produto é realmente seguro? Confira nossa avaliação a seguir!
O que é antitranspirante?
De maneira geral, os antitranspirantes funcionam como inibidores da transpiração.
Diferentemente do desodorante, o antitranspirante foi desenvolvido para controlar a transpiração a partir de um ingrediente ativo, o alumínio forma um “gel” responsável pelo entupimento temporário dos poros que liberam o suor.
É por isso que com o uso do antitranspirante o mau cheiro das axilas normalmente não acontece, já que a transpiração é “bloqueada” antes mesmo de ser produzida pelas glândulas sudoríparas.
Qual é a diferença entre desodorante e antitranspirante?
Como o próprio nome diz, a finalidade do desodorante é desodorizar, ou seja, eliminar o mau cheiro. Este cheiro, conhecido como “cecê”, ocorre quando o suor se decompõe pela ação de bactérias e fungos.
Justamente para cumprir com a sua finalidade, a composição do desodorante conta com substâncias químicas, como o tricolosan, que são capazes de fazer com que as bactérias presentes na nossa pele parem de crescer e, assim, acabar com o mau cheiro.
Além do tricolosan, existem outras substâncias menos agressivas presentes, principalmente, nos desodorantes naturais, com o bicarbonato de sódio e o carvão ativado.
Por outro lado, o antitranspirante, como já mencionamos, tem como função “bloquear” a transpiração a partir do entupimento temporário dos poros que liberam o suor.
Por que não usar antitranspirante?
A grande questão com o uso contínuo deste produto é que alguns estudos comprovam que a absorção dos sais de alumínio contido no antitranspirante apresenta efeitos tóxicos ao organismo humano.
Inclusive, de acordo com especialistas da Unicamp, estudos recentes têm associado o alumínio e os parabenos, presentes na composição dos antitranspirantes, ao aparecimento do câncer de mama.
Além disso, algumas das substâncias do antitranspirante, como propilenoglicol, aditivos biológicos e lanolina, podem desencadear reações alérgicas.
Temos a solução!
Sabia que existe uma opção de desodorante sem alumínio ou qualquer outro químico agressivo? É o desodorante natural da Positiv.a!
Livre de alumínio, com base 100% vegetal, ele ainda tem um cheirinho delicioso que vem de óleos essenciais de Lavandin e Melaleuca – tudo de origem orgânica e florestal!
Além de ser ideal para todos os gêneros e tipos de pele, ele é hipoalergênico e dura, em média, 3 meses. E não acaba por aí, tá?
A embalagem do desodorante positiv.a é 100% livre de plástico e é o primeiro desodorante 100% compostável do Brasil! 😉
Faça agora essa troca positiva! Basta clicar no banner abaixo para conhecer todos os nossos produtos!