Uma das nossas missões é conhecer pessoalmente nossos fornecedores, rastrear e entender de perto nossa cadeia produtiva. Foi com esse propósito que em maio deste ano dirigimos 1600km na BR-116 para visitar em Minas Gerais os produtores da nossa querida bucha vegetal.
Na primeira noite, nos encontramos na praça principal da cidade e seguimos até o sítio que estava há 20 minutos. Nos sentamos para jantar e nos conhecer melhor.
Na manhã seguinte, caminhamos pelas terras da Dona Zizi e do Seu Adão. A partir disso, acompanhamos todo processo desde o plantio até a costura. A plantação é equivalente a 6 campos de futebol e contém, além das buchas que são suspensas, muitos alimentos como mandioca, batata, feijão, café e banana.
No sítio, vivem também vários animais soltos, como galinhas, patos e porcos.Todos contribuem com adubo para melhorar a fertilidade da terra.
Bucha Vegetal – Sem Agrotóxico
Esse casal possui uma consciência ambiental admirável. Por lá, tudo é livre de agrotóxico, e a fossa é evapotranspiradora. Além disso, são autossuficientes e produzem 97% do que consomem.
A consciência se estende ao social, há 6 anos Dona Zizi fundou em seu terreno uma oficina-escola de costura das buchas para estimular a renda das mulheres na região.
Em uma de nossas conversas com a Dona Zizi, perguntamos se eles colocassem agrotóxico. Achamos que as buchas cresceriam mais dessa forma e Zizi nos respondeu que “Talvez cresceria mais. Mas nós achamos melhor colher menos e sem agrotóxico. Sem veneno nenhum. Aqui não entra nem Roundup no nosso terreno, a gente não joga nenhum tipo de veneno”.
Perguntamos: Então a bucha é orgânica?
Zizi: “Essa é. A gente está trabalhando em cima disso aí na associação, nas comunidades, rodando pra todo lado, conversando com o povo sobre essa questão de não usar agrotóxico em parte nenhuma da agricultura, porque, afinal de contas, nós também trabalhamos com a agricultura familiar, nós fornecemos alguns produtos para as escolas. Passo essa informação com o maior prazer que nós produzimos elas aqui sem veneno.”
Fortalecer a agricultura familiar é cuidar da saúde do nosso país. Nossa escolha como consumidores é um enorme ato político e, com atitude consciente, conseguimos viver no MUNDO que queremos.
Realmente é uma proposta de atitude muito bacana. Consciente com o bem estar da comunidade como um todo.