Toda viagem começa e termina a pé!

Em outubro, o mês urbano, consagrado pela ONU-Habitat, lembramos que cerca de ⅔ das viagens cotidianas nas cidades brasileiras são feitas a pé – somadas as caminhadas vinculadas ao transporte coletivo (ANTP, 2017). A pé também é a forma mais sustentável,  saudável e inclusiva de experienciar as ruas, impactando diretamente na qualidade de vida e bem-estar da população – de todas as classes sociais, territórios e idades. A pandemia escancarou a importância de ocupação dos espaços públicos e vivência das cidades a pé. Na perspectiva positiva, o andar a pé apresenta que é possível transformar nosso cotidiano, com escolhas mais sustentáveis e socialmente conscientes. 

 

Nossa jornada positiva, para hábitos mais ecológicos, nasceu de forma colaborativa. Fruto da parceria do Instituto Corrida Amiga e da Organização Cidade Ativa, o Projeto Como Anda teve início em 2016 com o objetivo de conhecer e fortalecer a pauta, o movimento e as organizações que atuam pela melhoria das condições para a mobilidade a pé, no Brasil. Em 2021, o projeto contou com a colaboração de mais duas iniciativas, o CalçadaSP e o Caraminhola. 

 

A caminhada, além de prazerosa, deve ser compreendida como uma reivindicação do uso da cidade e de evolução da autopercepção – enquanto indivíduos e também como sociedade. É também ferramenta para a cidadania ativa, ao passo que estimula o aumento da sensação de pertencimento à cidade ao contemplar mais os espaços públicos, que se tornam, além de espaços de passagem, espaços de permanência. Isso também induz e potencializa o processo de engajamento cívico, de cidadania ativa, em favor de cidades para as pessoas.

 

A mobilidade a pé é peça fundamental na agenda das cidades sustentáveis. Para isso, é preciso identificar as oportunidades e desafios de se caminhar em cidades brasileiras e propor soluções. 

Em busca de uma visão integrada, pelo Como Anda, construímos uma base de informações sólida (disponível em www.comoanda.org.br), que apresenta o mapa das organizações que atuam no Brasil, a linha do tempo e os marcos regulatórios do movimento, e uma biblioteca com artigos e publicações sobre o tema. As descobertas e realizações desenvolvidas e obtidas pelo Projeto Como Anda fortalecem a atuação por cidades e espaços mais caminháveis, confortáveis, seguros, equitativos e agradáveis. Esperamos que  os materiais e informações inspirem mais pessoas a atuarem pela (e defenderem a) causa! 

 

_______ 

 

Saiba mais sobre o projeto Como Anda: 

 

  • Publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil”, ganhadora do prêmio Vozes da Mobilidade na categoria mobilidade consciente, organizado pelo Estadão. (link para a publicação http://comoanda.org.br/wp-content/uploads/2020/08/comoanda-publicacao_andar-a-pe-eu-vou.pdf)
  • Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé, em 2021,  mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações espalhadas por cidades no Brasil, iniciativa ganhadora do Prêmio Descarbonário o documento que compila a jornada, com 10 equipes, pode ser acessado aqui https://bit.ly/3RQUwpO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *