Tijolos ecológicos: a nova maneira de construir com plástico

tijolo ecologico

Nós nunca vamos cansar de boas ideias que envolvam a limpeza dos oceanos e soluções alternativas para o descarte do plástico. Por isso, valorizamos tanto o projeto da startup ByFusion, que fabrica tijolos ecológicos de alta resistência e durabilidade, a partir de plástico de oceano e de aterros sanitários.

O tijolo ecológico é produzido por meio da compressão de resíduos plásticos em uma máquina modular, formando os blocos com densidades e tamanho diversos. Chamado de Replast, o tijolo não exige o uso de cola ou adesivos, possui ótimo isolamento térmico e acústico, e, segundo a própria ByFusion, sua fabricação emite 95% menos gases de efeito estufa (GHG) em comparação com um bloco convencional, de concreto. Os blocos são também altamente resistentes à pressão.

O plástico é um material flexível, barato e construído para ser muito durável, é a combinação perfeita para esse tipo de produção e a solução ideal para o destino do plástico.

O Replast, hoje em dia, é utilizado principalmente na construção de muros e barreiras nas estradas, mas os desenvolvedores estão investindo em possibilidades para a construção de casas e edifícios.

O engenheiro responsável por essa criação é o neozelandês Peter Lewis, que além da criação, facilitou o processo, pois a máquina modular é pequena e leve e pode ser facilmente transportada. A ByFusion Blocker superaquece e comprime qualquer categoria de resíduo plástico não classificado e não lavado.

Transformar um problema ambiental em um produto útil é a alternativa que temos para reverter o cenário preocupante do plástico no meio ambiente. Cada quilo do Replast corresponde a um quilo a menos de plástico nos oceanos (e milhares de vidas marinhas mais protegidas) ou em aterros sanitários, onde ficariam por milhares de anos sem se biodegradar.

0 comentários em “Tijolos ecológicos: a nova maneira de construir com plástico