Setembro Amarelo: Dicas Positivas para Saúde Mental

Setembro Amarelo - ilustração, várias pessoas usando máscara

No nono mês do ano, ocorre a campanha Setembro Amarelo. Ela tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a prevenção do suicídio.

Neste sentido, diálogos sobre saúde mental tomam lugar de protagonismo mais do que necessário.

E nós não poderíamos deixar de falar sobre o tema por aqui! Afinal, para cuidar da Casa, do Corpo e da Natureza, também é necessário cuidar da mente.

Confira algumas dicas simples para cuidarmos da saúde mental neste #SetembroAmarelo! 😉

Setembro Amarelo: como cuidar da saúde mental em casa?

Abaixo você confere práticas simples para incorporar no seu dia a dia e manter a saúde mental em dia:

  • Ao acordar, se espreguice por uns 5 minutos. Evite levantar correndo.
  • Antes de iniciar suas atividades, procure praticar uma curta meditação por 15 minutos, respirando calmamente.
  • Se você está trabalhando de casa, que tal fazer um café de manhã, um chá no fim da tarde? Ou ler algumas páginas de um livro antes de começar o trabalho e logo após seu término? É importante criar momentos de transição entre diferentes atividades.
  • Quando em um dia com muitas reuniões, procure criar intervalos, nem que seja por 15 minutos, entre elas. Isto te permite absorver o que foi falado em reunião, dar uma pausa para um cafézinho ou realizar alguma ação urgente.
  • Praticar um relaxamento de 15 a 20 minutos no período do almoço também é revitalizante para te preparar para mais meio dia de trabalho.
  • Se você mora com alguém, preserve momentos de troca entre vocês.
  • Se não mora com mais alguém, dê uma parada de 5 minutos, escolha um amigo ou familiar que também está só e mande um áudio perguntando sobre como a pessoa está, falando que hoje está pensando nela. Esta troca pode render um longo bate-papo no final do dia e uma relação muito fortalecedora.
  • Cultive pelo menos de 20 a 30 minutos de atividade física de moderada a intensa diariamente, isso te ajuda não só fisicamente, mas também mentalmente.

Como cuidar da saúde mental no trabalho?

O trabalho é uma parte importante de nossas vidas, mas não devemos sucumbir a ele. Veja algumas dicas de como ter mais qualidade de vida e saúde no ambiente profissional:

  • Considere reuniões mais curtas, que sejam mais focadas e sem distração.
  • Antes de entrar no assunto, pergunte como todos se sentem, como eles vêm para a reunião, como uma oportunidade de se conectarem além do trabalho.
  • Nas reuniões online, deixe as câmeras ligadas para se sentir mais presente na conversa, procurando desligar a visão de si próprio na tela. Você pode desativar o bloco de vídeo da sua câmera, assim os outros te veem, mas você não se vê.
  • Tire o telefone do campo de visão. Afinal, ter o telefone perto nos faz inconscientemente querer checá-lo toda hora, e isso te distrai da conversa.
  • Desative notificações e pop-ups de apps e softwares de chat e e-mail para focar na reunião.

Setembro amarelo, saúde mental e isolamento social

Setembro na pandemia

O Setembro Amarelo de 2021 é o segundo que estamos enfrentando junto à pandemia de Covid-19. E mesmo com a vacinação em andamento, ainda precisamos nos precaver e presar pelo distanciamento social.

Abaixo você confere algumas dicas de como cultivar sua saúde mental, mesmo em isolamento:

  • Resgate encontros online. Com a pandemia temos menos oportunidade de nos conectarmos com nossos amigos e familiares. Marque para conversar, comemorar aniversários, fazer happy-hours e muito mais de forma virtual.
  • Converse. Não deixe de se abrir e falar mais sobre como você está se sentindo para os próximos. Ouvir e falar com o coração, sem julgamento.

Meditação e saúde mental

A meditação é uma prática milenar para todos e de grande auxílio na manutenção da saúde mental.

Ela não exige experiência prévia ou algum tipo de capacidade física ou mental específica.

Essa prática, entre tantos benefícios já comprovados, nos ajuda a viver no momento presente, aumentando nossa calma, traz autoconhecimento e melhora nossa capacidade de aceitação.

Que tal aproveitar esse Setembro Amarelo para incluir a meditação no seu dia a dia?

Esperamos que tenha gostado das dicas! E caso queira mergulhar mais no assunto, sugerimos conhecer também a Ecoterapia, que nos aproxima da Natureza e nos traz mais qualidade de vida e saúde mental. 🙂