Semana do Meio Ambiente

Semana do meio ambiente

Dia 5 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído em 1974 pela ONU, a fim de impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção do nosso meio ambiente. Propondo a sensibilização e ações voltados para os problemas ambientais urgentes – desde a poluição marinha e o aquecimento global até o consumo sustentável e os crimes contra a vida silvestre. Não poderíamos ficar de fora dessa, então, para endossar essas ações, convidamos 7 ecoativistas incríveis para soltar a voz na nossa Semana do Meio Ambiente! Aqui, aproveitamos para apresentar um pouco sobre a trajetória de cada um. Que orgulho podermos estar perto de pessoas tão incríveis, que propõe a cada dia fazer a diferença para o nosso Meio Ambiente! E agora com vocês…  

Aline MatuljaALINE MATULJA

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e mestrado em Saúde Pública, na área de Saúde Ambiental, linha de pesquisa Políticas Públicas Planejamento e Gestão pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como consultora em projetos de engenharia sanitária e ambiental, principalmente, envolvendo tecnologias sociais para o saneamento básico, educação ambiental e mobilização comunitária.                

MUNDANO  Semana do meio ambiente - Mundano

É um artivista brasileiro, nascido na cidade de São Paulo e reconhecido internacionalmente por seu graffitipaporreto. Seja no espaço público, em galerias  mundo afora, nas palestras que realiza, ou em mais de 320 carroças de catadores e catadoras de materiais recicláveis grafitadas e espalhadas pelas cidades, sua luta é sempre a mesma, trazer visibilidade aos que precisam de voz. O grafiteiro procura questionar conceitos e comportamentos dos cidadãos e principalmente das autoridades através de intervenções que carregam em sua maioria frases de impacto inspiradas no contexto local. A preservação do meio ambiente e os direitos humanos universais são a base de seu ativismo que transcende as tintas. Mundano é fundador da ONG Pimp My Carroça e premiado nas áreas de arte pública, direitos humanos, criatividade e inovação digital. Ao longo dos anos adotou como missão de vida criar um legado ambiental e social através de seu trabalho. Para cumprir esse desafio, nos últimos 10 anos fez intervenções, exposições e palestras por mais de 40 cidades do Brasil e do mundo.        

Semana do meio ambiente - Nara GuinchonNARA GUICHON

Dedica-se à criação e produção de artigos têxteis artesanais e atemporais, feitos com fibras naturais e recicladas, com alta qualidade e design contemporâneo, sempre fundamentado no respeito a todas as formas de vida. Tem parceria com a Apremavi, que permite através da intensa e bem sucedida iniciativa de proteção e recuperação da Mata Atlântica, remeter recursos para o plantio de árvores nativas e trabalho de conscientização ambiental nas escolas da região do Vale do Itajaí SC. Desenvolveu o projeto Águas Limpas, esponjas de limpeza diária feitas com redes de pesca recuperadas dos pescadores locais, estas mesmas redes viram acessórios, roupas e tramas misturadas com fibras nobres. No Ateliê Nara Guichon, em Santa Catarina, também ministra cursos presenciais de tingimento natural e ecoprint em tecido e papel.            

ROGER KOEPPL Semana do meio ambiente - Roger

Jovem empreendedor social, é técnico em mecânica pelo SENAI e tecnólogo em processos de produção pela Fatec-SP, tendo sido destaque acadêmico no curso de Engenharia de Produção na PUC-MG. Atuou 8 anos na indústria, passando por metalúrgicas, montadoras de automóveis e empresas de tecnologia e bens de consumo. Após uma experiência como voluntário na Cruz Vermelha, fundou a cooperativa YouGreen, onde trabalha o tema de resíduos sólidos como possível veículo de integração social, preservação ambiental e geração de riqueza. Foi o primeiro colocado no Programa Jovens Embaixadores Ambientais da Bayer em parceria com o PNUMA, vencedor do Prêmio Jovens Inspiradores promovido pela Veja e Fundação Estudar e vencedor no Programa Jovens Talentos 2013 da Fundação Arymax.        

Semana do Meio ambiente - Ale LuglioALE LUGLIO

Alessandra Luglio é nutricionista clínica com mais de 15 anos de atuação na área esportiva amadora e profissional, emagrecimento, saúde e prevenção personalizada. Tem foco no atendimento individualizado e customizado para promover uma dieta sustentável. É redatora no Blog Sustentabilidade do Jornal Estadão. Além de ativista vegana e da alimentação agroecológica e plant-based.                  

JOÃO MALAVOLTA Semana do meio ambiente - João Malavolta

Jornalista, design gráfico, técnico em Meio Ambiente e graduando em Geografia pela Universidade Metropolitana de Santos. Possui 20 anos de experiência na área socioambiental, atuando no terceiro setor, serviço público e iniciativa privada com projetos de educação ambiental, redes de aprendizagem e políticas públicas. É cofundador do Instituto Ecosurf e também atua como consultor em comunicação de impacto em causas e sustentabilidade. Foi membro do Comitê Organizador da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Secretário da Rede de Agendas 21 do litoral paulista. Coordenou fóruns temáticos durante a Rio+20. Esteve dirigente de organizações socioambientalistas e contribuiu como colaborador de algumas das principais entidades de defesa ambiental do país. Já fez parte do Grupo da Facilitação Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), junto a Rede Internacional de Educação Ambiental (PlantEA). No jornalismo e fotografia é autor do blog: Ecobservatório e colaborador de revistas e portais especializados em surf e meio ambiente. Em 2014 foi o único Latino Americano a participar da “Expedition Plastic” – expedição científica que percorreu o Oceano Índico produzindo um documentário para a televisão Suíça sobre a poluição dos oceanos pelo plástico. Atualmente faz parte da coordenação da Frente Parlamentar Municipal de Combate ao Lixo no Mar de Florianópolis e é um dos facilitadores da Rede Mares Limpos. Através do Instituto Ecosurf se tornou colaborador da ONU Meio Ambiente para a campanha #MaresLimpos e foi Gerente da Base do Veleiro “Turn Tide on Plastic – Clean Seas” durante a Volvo Ocean Race 2018. Neste mesmo ano foi proclamado como “Líder para o Desenvolvimento Sustentável” na América do Sul pelo Senado Argentino com a “Distinción Gobernador Enrique Tomás Cresto”.  

Semana do Meio ambiente - Ale LuglioPAULINA CHAMORRO

Rádio Vozes | Portal Ecoera

Premiada jornalista e radialista, é especializada em assuntos ambientais. Em seu percurso profissional, atuou na Rádio Eldorado, como pauteira, produtora e repórter em AM e FM; como assessora de comunicação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Mab-UNESCO); e como produtora, repórter e roteirista do programa de TV “Mar Sem Fim”, que percorreu de veleiro a costa brasileira do Oiapoque ao Chuí, pela TV Cultura e TVE-RJ. Coordenadora de meio ambiente das Rádios Eldorado e Estadão de 2007 a 2016, apresentava os programas “Planeta Eldorado” e “Planeta Estadão” e coordenou o projeto “Pintou Limpeza” de educação ambiental no jornal “O Estado de S. Paulo” por 9 anos. É produtora da documentarista Céline Cousteau no projeto Tribes on the Edge, Amazônia. Vencedora de dois prêmios Chico Mendes como melhor programa de rádio, em 2016 recebeu também a Medalha João Pedro Cardoso, do Governo do Estado de São Paulo, por se dedicar a difundir o meio ambiente e a cultura. Colaborou com Greenpeace BR e Conservação Internacional – Brasil com estratégias de comunicação em projetos. Atualmente é coordenadora de programação da Rádio Vozes, onde apresenta o programa “Vozes do Planeta”, e editora de conteúdo do Portal Ecoera.