O que é agroecologia?

Agroecologia

A agroecologia é uma forma de agricultura sustentável, que tem como base uma visão ecológica.

O conjunto de práticas da agroecologia unem à agricultura questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas – como, por exemplo, a agricultura familiar!

No post de hoje, falaremos sobre a importância desse tema para a sociedade e para o meio ambiente. Acompanhe!

O que é agroecologia?

Agroecologia é um conceito que surgiu em 1934, mas que só passou a ser utilizado em cursos de agronomia a partir de 1950.

A agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que resgata os princípios da agronomia anteriores à chamada Revolução Verde.

Sendo assim, o conjunto de práticas do movimento unem à agricultura questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas.

Além disso, é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade pela prática da monocultura, do uso de transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos.

Ou seja, a agroecologia é vista como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, além de agregar ciência e conhecimento tradicional.

No Brasil, o termo começa a ganhar força a partir dos anos 1970, principalmente dentro de ONGs e movimentos sociais.

Nos últimos anos, a agroecologia vem ganhando cada vez mais espaço e já existem diversos exemplos de produção de alimentos em larga escala a partir da agricultura orgânica no país.

Qual a importância do movimento da agroecologia?

Em primeiro lugar, é importante pontuar que a agroecologia tem um papel fundamental para a sociedade como um todo.

Além dos diversos benefícios para a própria agricultura, como qualidade do alimento, sustentabilidade, e valorização do trabalho rural, ela é essencial para a preservação do meio ambiente e uma importante renda econômica para os agricultores familiares.

As vantagens para saúde e meio ambiente

São muitas as vantagens que o movimento oferece para a saúde e o meio ambiente.

Entretanto, a principal é que a agroecologia vê a natureza como aliada, além de respeitar os processos naturais e depender menos de combustíveis fósseis.

Além disso, a prática oferece uma variedade de nutrientes com menos exposição a agrotóxicos e outros químicos nocivos utilizados na agricultura tradicional.

Por fim, mas não menos importante, a segurança alimentar também é impactada pela agroecologia, pois a agricultura de produção orgânica é capaz de alimentar as pessoas de forma saudável, sustentável e segura.

A maior produção agroecológica no Brasil, por exemplo, produz cerca de 70% da comida dos brasileiros.

Porém, vale pontuar que faltam iniciativas governamentais que envolvam um sistema de produção, distribuição, comercialização e consumo desses alimentos, para que funcione de forma justa e garanta alimentação adequada para toda a população.

Leia também: Dia do controle da poluição por agrotóxicos: por que falar sobre ele?

3 filmes sobre agroecologia

Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Separamos 3 dicas de filmes para você mergulhar de cabeça na importância da agroecologia!

Guardiões da Terra

Esse documentário traça um histórico da evolução do movimento agroecológico no Brasil.

A partir de entrevistas com grandes figuras do movimento, o filme ilustra os principais momentos da agroecologia no país: desde seu surgimento, como resposta ao crescente processo de mecanização do campo brasileiro, a partir da década de 1970, até sua consolidação como ciência, movimento político e prática.

Comida de Verdade

Em segundo lugar, “Comida de Verdade” no Campo e na Cidade mostra o caminho dos alimentos desde a produção por agricultores familiares na zona rural de São Lourenço do Sul (RS), passando pelo mercado da cidade de Pelotas (RS), até a mesa de uma escola servindo de merenda para crianças.

O Veneno Está na Mesa

Por último, mas não menos importante, este documentário mostra alternativas viáveis para a produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

Em todo o Brasil, iniciativas comprovam que é possível produzir alimentos de qualidade em sintonia com os ciclos naturais da terra e em respeito aos trabalhadores rurais.

Se quiser receber outras dicas como essas, assine a nossa newsletter! Garantimos ótimas recomendações com uma dose de bom-humor! Vem <3

Fonte:
Acesso em janeiro de 2022: Ecycle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.