Moda sustentável: o que é, como funciona e qual a sua importância

o que é moda sustentável?

A moda faz parte do nosso estilo de vida e dita o nosso consumo e comportamento há séculos. E, em tempos de graves crises climáticas, a discussão da moda sustentável está cada vez maior.

Segundo a Environmental Protection Agency, a indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústrias que mais consomem recursos naturais e que mais poluem.

Além disso, essa indústria também é responsável por perpetuar o trabalho análogo à escravidão, as desigualdades socioculturais e as relações de trabalho informais.

Portanto, neste post você entenderá o que é, como funciona e como é possível fazer trocas positivas com as suas peças de vestuário também. Vem com gente, que a gente te ajuda!

O que é moda sustentável?

Em linhas gerais, a moda sustentável se preocupa em garantir que todo o seu ciclo de produção, de fornecedores e de descarte das roupas não produza ou reduza drasticamente o impacto ambiental negativo no planeta.

Além disso, é um convite para repensarmos nossos padrões de consumo e a nossa conduta enquanto sociedade do ponto de vista ecológico.

Dessa forma, uma marca de moda sustentável analisa todas as etapas de produção, desde o fornecimento de tecidos para a produção das roupas, maquinário, corpo de colaboradores nas fábricas e lojas e, é claro, o descarte das peças e das sobras que não vão para a produção.

Como funciona o ciclo de produção da moda sustentável?

Um dos maiores princípios da moda sustentável é a durabilidade. Diferente das lojas de departamento, que fornecem peças que estragam muito mais rápido (daí o conceito de fast fashion, onde o que importa é a troca rápida e o consumo constante), uma marca sustentável vai durar muito mais.

Isso está ligado ao ciclo de vida daquela roupa. A escolha do tecido, o respeito ao colaborador que vai costurar e fabricar aquela peça, a forma como é embalada e vendida, as instruções de lavagem e cuidado e o manejo no descarte pode prolongar (e muito!) a vida da peça.

Além disso, a moda sustentável também se preocupa em ser atemporal, com peças exclusivas e que atendem à persona que está comprando, e não a tendência da estação. Dessa forma, aquela roupa não será descartada quando a tendência acabar, e as peças não ficarão “paradas no guarda-roupa”, como vemos tanto acontecer.

Dessa forma, o importante é entendermos que o impacto de produção de uma peça feita por uma marca sustentável precisa ser positivo para o planeta. Essa empresa deve se preocupar com a produção de lixo e de resíduos, viabilizar condições de trabalho justas, proteger a biodiversidade do planeta e ajudar no combate às emissões de carbono no meio ambiente.

Qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente?

O conceito de moda consciente começou a crescer muito em Bangladesh, no ano de 2013. Depois do desabamento do Rana Plaza, prédio em que várias lojas de departamento, como a britânica Primark, outras marcas começaram a ser investigadas por trabalho escravo.

A tragédia, que matou centenas de trabalhadores, foi retratada no documentário “The True Cost”, que fala do boom das fast fashions e como elas contribuem para o aumento das desigualdades sociais e da perpetuação da escravidão no mundo.

A maior diferença entre os conceitos de moda sustentável e moda consciente é que o primeiro está ligado ao empenho da marca com toda a cadeia de produção das peças.

Já o segundo, está ligado ao empenho do cliente em refletir, buscar e consumir opções ecológicas e soluções de vestuário que se preocupem com o planeta.

Por que esse novo jeito de produzir é importante para o planeta?

A urgência da moda sustentável é social, ambiental, cultural e econômica. Sendo uma das indústrias que mais contribuem para o avanço da exploração e degradação do meio ambiente, é muito importante que a sociedade caminhe na contramão do que está sendo feito hoje.

Além disso, o combate às desigualdades sociais também precisa ser questionado e debatido amplamente em todos os setores, e a indústria têxtil não pode ficar de fora dessa.

Segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), a produção de roupas, meias e acessórios no Brasil alcançou 6,4 bilhões de peças em 2010. Nos últimos anos, mesmo com os debates de economia circular e novas marcas ecológicas, ainda vemos esse número crescer.

Como saber se as roupas que uso são produzidas no conceito de moda sustentável?

Em primeiro lugar, é necessário refletir sobre qual tipo de trabalho queremos incentivar. Por isso, ao entrar em uma loja ou comprar uma roupa, pergunte se:

  • Você realmente precisa daquela roupa;
  • Presentear alguém com aquela roupa é a melhor opção e a mais consciente;
  • Aquela marca divulga qual o ciclo de produção daquela peça;
  • Os dados referentes a tecidos, fornecedores, trabalhadores e impacto estão disponíveis;
  • A empresa já foi processada ou está em processo de crime ambiental ou trabalho escravo;
  • Você pode fazer uma troca positiva e buscar pela peça em uma marca que siga a moda sustentável.

Com esses questionamentos, você com certeza terá mais clareza sobre as suas decisões de consumo e sobre o que quer incentivar. Além disso, verá quais marcas quer ajudar a crescer e como quer atuar no combate à exploração socioambiental.

Como lavar, higienizar e passar roupas compradas em marcas conscientes?

Como já vimos ao longo deste texto, marcas sustentáveis são mais duráveis e mais melhores em qualidade. Contudo, ainda é preciso ter cuidados com a higienização dessas roupas, pensando em aumentar o ciclo de vida dela e cuidar do planeta como um todo.

Você sabia que os produtos em pó e líquidos para lavar roupas poluem as nossas águas? E que só precisamos usar amaciantes porque o sabão é o responsável por degradar as fibras das nossas roupas ao longo do tempo?

Pensando nisso, o lava-roupas da Positiv.a é a melhor solução para cuidar das suas roupas sem danificá-las e sem prejudicar o planeta!

Além disso, sua fórmula, com enzimas multifuncionais, remove manchas de amido, proteínas e gordura com alta eficiência. E não é necessário usar amaciante depois!

Lava-roupas líquido concentrado Positiv.a

Se você escolher a nossa versão concentrada, uma tampinha (30mL) lava até 8kg de roupas. Ou seja, a nossa embalagem de 1 litro lava até 264kg de roupas! Portanto, nosso lava-roupas é seguro para roupas de todas as cores, mantém as fibras macias, é biodegradável e não polui nossas águas.

Além disso, é hipoalergênico, ideal para peles delicadas, seguro para roupinhas de bebê e paninhos dos pets. Feito com ingredientes vegetais e naturais, vegano, não testado em animais, e com um suave e delicioso cheirinho de laranja.

Lava-roupas em pó Positiv.a

A opção em pó da Positiv.a para lavar as suas roupas também é vegana, livre de testes e ingredientes de origem animal.

Além disso, é livre de cloro, fragrância artificial, petróleo e branqueador óptico. Da mesma forma, é hipoalergênico, biodegradável e de base 100% vegetal, perfeito para roupas do bebê, pets e toda família.

Sua fórmula contém óleo de coco orgânico, fortalece a agricultura familiar, não agride sua pele, sua saúde e o meio ambiente.

Com ótima performance na remoção de manchas e odores, também dispensa o uso de amaciante. Ideal para roupas brancas, coloridas e escuras, tem embalagem zero plástico. E, ainda conta com a versão com óleo essencial orgânico de Lavandin (Lavandula hybrida) e lava até 360kg de roupa!

Tira-manchas Positiv.a

O tira-manchas Positiv.a remove manchas difíceis é seguro para roupas brancas e coloridas e eficiente também para outras superfícies.

Além disso, é biodegradável, vegano e hipoalergênico; livre de cloro, lauril, fragrância e branqueador óptico. E, higieniza e elimina maus odores, é seguro para roupas de bebês e peles delicadas.

Feito com apenas 2 ingredientes minerais, você pode encontrar nas versões de 350g e de 1kg. É o primeiro tira-manchas em embalagem zero plástico do Brasil!

Passa-roupas Positiv.a

O nosso Passa Fácil, na verdade, é uma misturinha perfeita do nosso Multiuso com o Lava-roupas. Portanto, com uma tampa (30mL) de Multiuso Concentrado e 1 tampa (30mL) de Lava Roupas, basta completar o frasco auxiliar com água e pronto!

Já sabe o que é moda sustentável, entende a sua importância e conhece os produtos da Positiv.a para cuidar das suas roupas enquanto cuida da natureza? Então, acesse o nosso site e faça as suas compras agora mesmo!

Use o cupom BLOG5 e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.