Hastes flexíveis plásticas: por que são um problema e como substituí-las?

hastes flexíveis ecológicas

As hastes flexíveis estão presentes no nosso dia a dia, nos banheiros e outros cômodos. Elas ajudam na higiene pessoal e até mesmo na limpeza da casa, tendo diversas aplicações.

Mas, você já parou para pensar sobre o destino das hastes depois de descartadas?

Mesmo pequenas, as hastes flexíveis já são um grande problema para o meio ambiente.

Por serem muito finas, as hastes, muitas vezes, passam ilesas pelo sistema de tratamento de água. Assim, elas vão parar nos rios e oceanos. E uma vez nos cursos d’água interfere diretamente na vida marinha. 

E em terra firme, a história não é diferente. Ela polui os solos e coloca em perigo a vida de diversos animais.

Continue a leitura e saiba como esse pequeno item de plástico causa problemas no nosso planeta. Aproveite e descubra também uma solução ecológica para substituir as hastes flexíveis convencionais. 😉

hastes flexíveis sendo usadas para limpar as orelhas

O que são as hastes flexíveis?

As hastes flexíveis, como o próprio nome sugere, são pequenos “palitos” com pontas de algodão, popularmente conhecidas como “cotonetes”.

Elas são feitas de um material que oferece certa flexibilidade para manuseio. Geralmente, o plástico é a principal matéria-prima.

Mas nem sempre foi assim. As hastes com algodão nas pontas foram criadas por Leo Gersternzang, inventor polonês-americano, em 1922.

A ideia da invenção surgiu quando Gersternzang percebeu que sua esposa utilizava chumaços de algodão fixados em palitos de dente para limpar os ouvidos da filha.

O inventor, então, decidiu comercializar o item como uma solução para higiene pessoal. Assim, na sua origem em 1922, as hastes eram feitas de madeira.

Foi só em 1963 que as hastes passaram a ser feitas de plástico, apresentadas como uma solução mais segura e flexível.

Por que as hastes flexíveis são um problema?

É justamente uso do plástico em sua confecção que fazem das hastes flexíveis um problema ambiental.

Infelizmente, nossos índices de reciclagem desse material ainda são muito baixos.

Segundo a WWF Brasil, apenas 1,2% do lixo plástico é reciclado no país.

Isso quer dizer que mais de 98% de todo lixo plástico que produzimos não é descartado corretamente, indo parar em aterros, lixões e na natureza.

E, entre sacolinhas, garrafas, descartáveis e outros itens plásticos, estão as hastes flexíveis plásticas. Elas que, inclusive, estão entre os 10 itens mais encontrados em limpezas de praias pelo mundo.

Vale lembrar que esse material leva mais de 400 anos para se decompor. Sendo assim, a grande maioria das hastes plásticas feitas desde sua criação ainda estão entre nós, nos lixões, aterros e poluindo o meio ambiente.

Todas as vezes que consumimos esse tipo de produto convencional contribuímos diretamente para a poluição dos oceanos e da terra, além de prejudicar a vida de inúmeros animais marinhos e terrestres.

Qual a solução para as hastes plásticas?

A reciclagem das hastes flexíveis plásticas é possível. E para descartá-las corretamente, é necessário remover as pontas de algodão e depositar os resíduos plásticos na coleta seletiva desse material.

Entretanto, ainda melhor do que reciclar o plástico, é nem usá-lo, certo?

Atualmente, já é possível encontrar no mercado hastes flexíveis ecológicas, opções zero plástico feitas de outros materiais, como papel!

Como usar as hastes ecológicas no dia a dia?

Você pode usar suas hastes ecológicas da mesma forma que usa as convencionais. O produto é exatamente o mesmo!

E nós sabemos que elas têm muuuitos usos, certo?

  • Limpar as orelhas – mas lembre-se de tomar cuidado com os ouvidos. Limpeza é só externa! 
  • Higienizar o umbigo
  • Aplicar ou remover maquiagem
  • Auxiliar na hora de fazer as unhas
  • Aplicar óleos essenciais ou cremes na pele
  • Limpar os cantinhos e vãos de armários
  • Higienizar o teclado do computador
  • Retirar os fiapos do secador de cabelos etc.

Hastes flexíveis ecológicas: uma solução Positiv.a!

A Positiv.a agora tem suas próprias Hastes Flexíveis Ecológicas!

Parte da nossa linha de Autocuidado, as Hastes Ecológicas da Positiv.a são feitas de papel biodegradável com pontas de algodão com tratamento antigerme.

Parte das vendas das Hastes Flexíveis Positiv.a são revertidas para a ONG Sea Shepherd Brasil, para cuidado do oceano! 

Assim, além de não gerar lixo plástico, quando você faz essa troca Positiv.a, você também contribui com uma organização dedicada à proteção da vida marinha. 💙

Entre com a gente nessa onda e garanta já suas Hastes Flexíveis Ecológicas, junto com um montão de produtos sustentáveis de Limpeza e Autocuidado. 🌊 Sozinhes somos gota; juntes somos oceano!