Estratégias para lidar com a Eco ansiedade

Eco ansiedade

Você acompanha as notícias climáticas por email, televisão e redes sociais?

Na sequência, você sente forte ansiedade?

Respira, estamos juntas nessa!

Essa sensação já tem nome, e se chama: Eco ansiedade

Guerras, Pandemia, doenças e eventos climáticos extremos e uma série de acontecimentos fazem com que o ser humano experimente uma iminente sensação de que o fim do mundo está próximo.

E não tem jeito, essa conturbação externa gera impacto na saúde mental da sociedade, principalmente nos jovens. 

Um estudo da Universidade de Bath, da Inglaterra, com 10 mil jovens entre 16 e 25 anos, revelou que 75% se sentem ameaçados pelo futuro e 45% sofrem de ansiedade climática. 

Termos como “ansiedade climática” ou  “Eco ansiedade” se popularizaram nos últimos tempos e significa a angústia pelo futuro incerto do planeta.

O termo “ecoansiedade”, inclusive, já foi incorporado pelo dicionário de Oxford e foi definido pela Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês) como “medo crônico da catástrofe ambiental“.

Principais sintomas da Eco ansiedade

Alguns relatos de pessoas entrevistadas em pesquisas sobre o tema citam:

  • Pânico. 
  • Dificuldade para dormir e a sensação de que estamos atrasados para resolver um problema urgente.
  • Preocupação excessiva com o futuro do planeta e das futuras gerações.
  • Sensação de impotência diante dos problemas ambientais. 
  • Sentimento de desesperança em relação à capacidade da humanidade de resolver os problemas ambientais. 
  • Irritabilidade e angústia.
  • Perda da vontade de ter filhos e sair de casa.
  • Sensação de que é tarde demais para fazer alguma diferença positiva no meio ambiente.

Como lidar com a Eco ansiedade?

Os especialistas recomendam que cada caso precisa ser considerado de forma muito particular e é arriscado oferecer recomendações generalistas. Porém, é preciso estar atento se a ansiedade está inviabilizando a rotina e as atividades de uma pessoa. Se for o caso, é preciso que ela busque ajuda especializada.

Gosto muito de lembrar que é possível transformar o incômodo em solução, e assim resolver um problema que é seu e consequentemente de outras pessoas e do planeta. 

Inclusive, foi esse pensamento que nos levou a criar a positiva!

Comunidade do Whatsapp

Vamos lá! Aqui estão algumas estratégias para ajudar a driblar esse sentimento avassalador:

1. Informe-se, mas não se afogue em notícias negativas:

É importante estar ciente dos problemas ambientais que enfrentamos, mas consumir constantemente notícias negativas pode aumentar a ansiedade. Estabeleça limites saudáveis para a quantidade de notícias que consome e equilibre com informações positivas e ações inspiradoras.

2. Pratique o autocuidado:

Dedique tempo para cuidar de si mesmo. Isso pode incluir meditação, exercícios físicos, passar tempo ao ar livre, ou qualquer atividade que o ajude a relaxar e recarregar as energias.

3. Envolva-se em ações positivas:

Ao invés de se sentir impotente diante dos problemas ambientais, encontre maneiras de contribuir para soluções. Isso pode ser através do voluntariado em projetos que estão atuando diretamente em causas socioambientais.

4. Cultive conexões:

Compartilhar suas preocupações com amigos, familiares ou grupos com interesses similares pode ajudar a aliviar a sensação de isolamento e fornecer um senso de apoio mútuo. Levar esse tema para terapia é fundamental, já que ao compartilhar os anseios é possível encontrar soluções e eliminar a sensação de impotência.

5. Pratique o consumo consciente:

Faça escolhas conscientes em relação ao que você compra e como descartar os resíduos. Opte por produtos e empresas que tenham práticas sustentáveis e busque reduzir seu próprio desperdício.

6. Foque no que está ao seu alcance:

Embora as mudanças climáticas e outras questões ambientais sejam problemas globais, muitas vezes podemos fazer a diferença em nossa própria esfera de influência. Concentre-se nas ações que você pode realizar em sua vida diária e em sua comunidade. Lembre-se de votar em pessoas que te representam e estão zelando de forma transparente das questões climáticas! O que pode ser feito para evitar as mudanças climáticas? Leia aqui.

7. Mantenha uma perspectiva otimista:

Apesar dos desafios, é importante lembrar que há muitas pessoas e organizações trabalhando arduamente para resolver os problemas ambientais. Mantenha-se esperançoso e focado nas soluções. Ao adotar uma abordagem proativa e positiva, podemos transformar essa preocupação em ações significativas que somadas fazem muita diferença!

Vamos juntas (os)! 🌱

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *