Enoteca Saint VinSaint

Enoteca Saint VinSaint - lis e ramatis

Fizemos uma visita à Enoteca Saint VinSaint (http://www.saintvinsaint.com.br/), localizada na Vila Nova Conceição, em São Paulo em 2016 para apesentar pessoalmente nossos produtos e serviços à Lis e ao Ramatis.

Após a conversa, eles começaram a usar nossos produtos de limpeza consciente e logo nos contrataram para um estudo de eficiência energética.

Foi então que esse casal transformador, em busca de gerar impacto positivo no meio ambiente e também reduzir custos, contratou os serviços da POSITIV.A.

 

Transformação Energética – Enoteca Saint VinSaint

Acaba de ser autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) um aumento de 24,37% na conta de luz dos clientes da Bandeirante Energia S.A., que atende a 1,8 milhão de unidades consumidoras no Estado de São Paulo; 17,28% de aumento para cerca de 1,6 milhão de unidades consumidoras da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) – Piratininga. Aumentos no Distrito Federal e Goiás também foram aprovados no dia 17 de outubro pela Aneel.

Fonte: (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-10/aneel-autoriza-reajuste-nas-contas-de-luz-de-consumidores-do-df-go-e-sp)

Essas notícias de aumento nas contas de luz, infelizmente, nem nos surpreendem mais. No entanto, diversas iniciativas caminham no sentido de reduzir esses gastos e os efeitos negativos que a energia comum provoca no meio ambiente, desde sua geração até o consumo.

Pensando em diminuir o impacto no meio ambiente e também reduzir custos, a Enoteca Saint VinSaint (http://www.saintvinsaint.com.br/), contratou o serviço da POSITIV.A para fazer um estudo de eficiência energética.

 

Instalação Placa de Aquecimento Solar - Enoteca Saint VinSaint
Instalação Placa de Aquecimento Solar – Enoteca Saint VinSaint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O estudo de eficiência energética consiste em uma análise do consumo de energia e dos indicadores de desempenho do local. Seu objetivo é detectar falhas e oportunidades no manejo e consumo de energia de um local específico, permitindo que se torne mais ecoeficiente. Faz-se um inventário, com o estudo dos gastos de cada lâmpada, tempo de uso, o valor do kWh cobrado na conta de luz, entre outros.

A partir desses dados e de uma revisão de faturas anteriores, eventuais multas, modelos de contratação etc., é possível propor uma revitalização das instalações, com o intuito de reparar possíveis problemas causadores de gastos excessivos, muitas vezes por causa do longo período sem manutenção, ou equipamentos muito antigos, já não mais eficientes.

 

 

Gestão de Energia – Enoteca Saint VinSaint

Na Enoteca, foi feito um retrofit LED (Light emitting diode), ou seja, a substituição de todas as lâmpadas por LED, que permite economizar energia, economizar recursos e adaptar a iluminação à maneira mais adequada para o ambiente desejado. Ramatis Russo e Lis Cereja, proprietários da Enoteca, optaram para ir além do retrofit, implantando também o aquecimento solar para a água do chuveiro utilizado pelos funcionários da casa. As placas instaladas no telhado do local geram aquecimento da água por meio do calor do sol. Os principais benefícios desse processo são a geração de energia limpa, produzida através de recursos naturais renováveis, sem impactos ambientais; rápido retorno de investimento; reduz em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água, além de ser extremamente eficiente.

 

Placa Solar - Enoteca Saint VinSaint
Placa Solar – Enoteca Saint VinSaint

 

A gestão de energia possibilita a otimização dos gastos, pela análise de oportunidades de melhoria no consumo de energia tornando o processo muito mais eficaz e eficiente. Calcula-se uma média de payback (retorno de investimento) de cinco anos para cada um dos processos, tanto do retrofit, quanto da energia solar.

Completamente alinhados com a proposta da Enoteca, uma cozinha sazonal, com produtos 100% orgânicos e artesanais, Lis e Ramatis são um exemplo no caminho da economia sustentável.