Como Eliminar Ferrugem

ferrugem

O que é? Como se forma?

Quando o ferro se oxida pela ação do oxigênio presente no ar e na água, o resultado é a ferrugem. A ferrugem deteriora aos poucos os objetos, trazendo aquele tom avermelhado e muitas vezes levando à ineficiência.

No litoral a ferrugem se desenvolve com muito mais frequência, por causa da grande concentração de vapor d’água e oxigênio. Quando o objeto fica totalmente imerso na água ele enferruja mais lentamente do que quando exposto ao vapor d’água. O ferro só se junta ao oxigênio do ar quando solta elétrons. Ao saírem do metal, essas partículas abrem espaço para o oxigênio entrar. A água serve como canal para os elétrons saírem do metal, pois assim abre espaço para o oxigênio grudar e, então, forma-se a ferrugem. Mas estamos falando de pouquíssima quantidade, esse tal vapor d’água, que já está presente nas partículas de água.

Por ser um processo químico muito simples e espontâneo (ou seja, não precisa de estímulo externo), que envolve elementos abundantes na natureza, praticamente todo ferro em seu estado natural já sofreu algum processo de corrosão. No entanto, existem metais que são praticamente imunes aos efeitos da oxidação, são eles: ouro, platina, prata, cobre e cromo.

 

ferrugem

 

Reações

Existem pessoas que são vulneráveis ao processo de oxidação e podem desenvolver alergias à ferrugem. Dessa forma, a oxidação pode causar irritação aos olhos e o óxido férrico, quando inalado, pode causar tosse e irritação dos pulmões.

Prevenir a ferrugem é questão de saúde e segurança!

 

Para evitar a ferrugem

Elencamos alguns itens de cuidado para evitar que a ferrugem domine seus objetos.

  1. Evite deixar o material expostos à umidade e ao ar;
  2. Mantenha os objetos sempre limpos e não use água para limpar;
  3. Use algum material impermeabilizante/lubrificante ou banhe com os metais que são mais resistentes à ferrugem, conforme citado anteriormente;
  4. Coloque pedaços de carvão ou pó de giz, que absorvem a umidade existente no ar;
  5. Os chamados “metais de sacrifico” são aqueles mais suscetíveis à oxidação que o ferro, como o magnésio e o zinco. Quando você coloca o ferro em contato com esses metais, eles se oxidam no lugar do ferro. Por isso a colocação do “sacrifício”.

ferrugem

 

Como remover a ferrugem

Ihh, já enferrujou? Não tem problema! Dependendo do estado em que se encontra a oxidação, ainda é possível recuperar! Afinal, a gente faz de tudo para aproveitar ao máximo tudo que temos em mãos!

Lembre-se que quanto mais rápido for a ação de remoção, melhor e mais fácil se dará o resultado. Portanto, agilidade!

  1. Você pode remover a ferrugem fazendo raspagem com ferramentas abrasivas. Posteriormente, passe uma lixa fina depois para remover os pequenos vestígios.
  2. Para remover manchas de ferrugem das roupas, primeiramente, utilize sabão de coco, esfregue e deixe agir por alguns minutos.
  3. Limão também é uma ótima saída para eliminar esse tipo de mancha. O ácido cítrico e seu óleo natural são muito eficazes. Portanto, basta jogar um pouco do suco do limão na área da mancha e deixar agir. Lave a peça normalmente depois.
  4. Utilize produtos multiuso naturais, que não terão reação com a oxidação e não fazem mal a saúde.

 

ferrugem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Xô pra lá, ferrugem!

Conte sua experiência pra gente!

0 comentários em “Como Eliminar Ferrugem

  1. Celio Bonafe Neto diz:

    Parabenizo a Positiva pela iniciativa ambiental,econômica e social em sua ações por um mundo melhor.