O tempo frio e seco, combinado com banhos mais quentes, são grandes vilões para a saúde da derme. Por isso, é importante aplicar alguns cuidados com a pele no inverno, específicos para essa estação.
Continue a leitura e confira as dicas de cuidados com a pele no frio da dermatologista Ana Cavaller!
Cuidados com a pele no inverno
O frio, a baixa umidade, e também a exposição ao vento e à água mais quente no banho contribuem para a eliminação do sebo da pele.
É ele quem garante a hidratação e proteção natural da derme. E, com sua ausência, a pele fica cada vez mais ressecada e sensível.
Por isso, para a pele se manter hidratada e forte no inverno, precisamos de uma ajudinha extra!
Como manter a hidratação da pele no inverno?
A dermatologista Ana Cavaller explica que cremes, óleos e manteigas hidratantes são ótimas opções para a hidratação da pele no frio.
Assim, esses produtos são essenciais para sua rotina de cuidados com a pele no inverno!
Mas um adendo importante da médica é que, como no inverno nossa pele fica mais desprotegida e sensível, precisamos evitar substâncias como ácidos ou de alto poder detergente e irritativo.
Assim, buscar por produtos que tenham base natural é uma ótima solução para quaisquer tipos de pele.
A médica destaca o Óleo de Coco como poderoso e versátil amigo nos dias frios (e sempre!). Ele é capaz de reconstruir a barreira lipídica da derme. E também tem funções antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
E não é só isso: o Óleo de Coco também tem ótimos resultados nos tratamentos de dermatite atópica, lembra a dermatologista. Pois o produto natural tem ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e anti-idade!
Com tantos benefícios, o Óleo de Coco é um produto que devemos ter por perto em todas as estações. E não apenas no inverno! 😉
Outro item natural que traz hidratação para todo o corpo, especialmente para as áreas mais ressecadas, é a Manteiga de Cupuaçu.
Ela também pode ser usada como máscara de hidratação capilar e até mesmo como hidratante labial!
Como hidratar os lábios no inverno?
Falando em hidratante labial, a dermatologista Ana Cavaller comenta que produtos de alto poder de hidratação, combinados com filtro solar, são suficientes para a proteção da área.
Mas aqui vão mais algumas dicas: para manter os lábios hidratados, também é necessário beber bastante água, além de evitar respirar pela boca e passar saliva.
Como cuidar dos cabelos no inverno?
Não é apenas a pele que deve ter um cuidado especial nos tempos de frio. Os cabelos também necessitam de atenção!
As baixas temperaturas e pouca umidade são fatores que provocam mais frizz nos cabelos.
E os banhos quentes e fortes temperaturas do secador de cabelo são capazes de causar dano térmico aos fios.
Por isso, Dra. Ana Cavaller recomenda evitar o uso diário de chapinhas ou secadores com ar quente. E sempre que precisar usá-los, aplique algum protetor térmico.
As altas temperaturas do banho ou dessas ferramentas podem desencadear crises de dermatite seborreica, o que causa maior queda de cabelo.
Para contornar essa situação, além de evitar as altas temperaturas, também temos a opção de usar um Xampu livre de sulfatos!
O já conhecido Óleo de Coco também é uma boa opção para proteção dos cabelos. Pois forma uma capa protetora nos fios, selando as cutículas e protegendo de substâncias agressoras.
Outra opção é o Óleo de Gergelim! Ele pode ser utilizado com os fios úmidos ou secos e é um excelente reparador de pontas.
Outra opção é usá-lo como pré-xampu, aplicando nos fios horas antes de lavar o cabelo.
E lembre-se: o Óleo de Gergelim da Positiv.a é 100% puro e natural, e também pode ser utilizado na hidratação do corpo e da face.
Quando aplicar a rotina de cuidados com a pele no inverno?
A dermatologista indica o pós banho como momento ideal para uso de óleos hidratantes. Porque a pele ainda ligeiramente úmida permite uma maior penetração dos produtos.
Dra. Ana ainda completa: “Lembrando que é sempre importante avaliar o rótulo e composição dos produtos, priorizando os que são mais puros e evitando aqueles que possuem corantes ou fragrâncias artificiais, que podem ocasionar alergias”!
E aí, gostou dessas dicas de cuidados com a pele no inverno? Se você quer incrementar ainda mais sua rotina de cuidados nessa estação, confira nosso texto especial: Autocuidado no inverno: 5 rituais para cuidar de si nessa estação!