Cruelty free: veja o que o termo significa e sua importância

entenda o que é cruelty free

As buscas pelo termo cruelty free aumentaram muito nos últimos anos, desde que começamos a conversar sobre a origem dos produtos que consumimos ao longo das nossas vidas.

Portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto ou quer entender, de uma vez por todas, a origem e a importância desse termo, continue lendo esse artigo!

O que é cruelty free?

Em linhas gerais e tradução livre, cruelty free significa livre de crueldade. Nesse caso, estamos falando, principalmente, livres de crueldade animal. 

Ou seja, marcas e produtos que não fazem testes em animais e não se beneficiam da crueldade animal estão dentro da categoria cruelty free.

Esse movimento, emergente nas últimas décadas, pretende acabar com os testes feitos em animais e com a violência da grande indústria nesse sentido. 

Para o Movimento Cruelty Free, não existe a necessidade das pesquisas com animais para comprovação científica das formulações, muito menos de efeitos adversos. 

Esses testes, muito comuns em marcas de beleza e limpeza, provocam o sofrimento e a morte de muitos animais todos os dias. 

Além disso, hoje já temos a possibilidade de testes muito mais assertivos sem precisarmos desses bichinhos, e é isso que falaremos ao longo desse texto.

Leia também: As vantagens de consumir produtos veganos

Como saber se um produto é cruelty free? 

Basicamente, um produto cruelty free carrega um selo na sua embalagem. No rótulo, você pode encontrar alguns exemplos como esses:

Além desses, também é possível identificar que um produto é cruelty free pelo selo de produto vegano. Para que o produto receba esse selo, um dos precedentes é ser livre de crueldade:

selo cruelty free

Como são testados os produtos livres de crueldade? 

Uma grande dúvida que pode ter surgido por aí é: como fazer os testes obrigatórios pela lei e ser livre de crueldade ao mesmo tempo?

Bem, a resposta está na tecnologia! Atualmente, é possível produzir em laboratório pedaços sintéticos de pele, gengiva e até mesmo olhos para fazer testes de comprovação de fórmula.

Além disso, também é possível fazer alguns testes in vitro e in vivo em voluntários humanos ou até mesmo utilizar softwares avançados de computação para esses fins.

Vale lembrar que os testes obrigatórios podem sofrer alterações em determinados países. Dessa forma, uma marca pode não fazer testes aqui no Brasil, mas testar na Europa, por exemplo. Muitas empresas se aproveitam disso para alcançarem consumidores conscientes e continuarem com os mesmos métodos de testagem em animais.

Qual a importância dos produtos cruelty free na indústria de limpeza? 

O cenário está mudando, e o consumo da população também. A produção livre de crueldade é um marco histórico que veio para ficar. 

Com os avanços da tecnologia e consumidores cada vez mais antenados e conscientes, é preciso rever processos, formas de testar e de produzir os produtos que são consumidos todos os dias.

Se você leu esse texto até aqui e nunca parou para pensar nisso, essa é uma ótima oportunidade para começar olhando os produtos que já tem em casa para procurar pelos selos.

Os produtos da Positiv.a são livres de crueldade?

Sim! Nós nascemos com essa identidade e com essa preocupação. Todos os nossos produtos são livres de crueldade animal, e temos o compromisso enquanto empresa de rastrearmos toda a nossa cadeia produtiva.

Além disso, nossos fornecedores passam por criteriosos processos. Assim, garantimos a nossa essência de cuidar de você, da sua casa e do planeta!

Gostou desse conteúdo sobre o que é cruelty free? Então, aproveite e clique no banner abaixo para se inscrever na nossa newsletter agora mesmo! Toda semana tem um conteúdo novo exclusivo para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *