Você já parou para pensar na quantidade de lixo orgânico que geramos na cozinha? De restos de comida a cascas de alimentos: nós produzimos muita coisa. Por isso, aprender a fazer compostagem doméstica é importante! Além de dar um destino ao lixo orgânico, produzimos um recurso muuuito rico: o húmus!
No post de hoje, ensinaremos a fazer uma composteira doméstica para você não se preocupar mais com o destino do seu lixo orgânico! Vamos lá?
Compostagem doméstica: 3 passos para fazer a sua
Vamos aprender a montar uma estrutura para a compostagem doméstica? A seguir, listamos o passo a passo:
1. A estrutura da composteira
Para locais pequenos, é comum que se use três caixas de plástico de 15 litros – ideal para casas que produzem até 0,5 litro orgânico por dia. Para maior capacidade, adicione mais caixas digestoras.
As caixas são divididas em: digestora com tampa (de cima), digestora (do meio) e coletora (de baixo). A caixa coletora possui a função de coletar o chorume enquanto, nas demais, acontece o processo de decomposição.
Faça pequenos furos nas duas caixas de cima e forre com uma mistura de húmus e matéria seca (folhas, serragem ou grama seca).
2. Adicione as minhocas
Na caixa de cima, adicione minhocas californianas (Eisenia hortensis), que podem ser encontradas em lojas de jardinagem. O ideal é começar com cerca de 450g de minhocas.
Junto com as minhocas, acrescente uma mistura de matéria seca e resto de comida como frutas, legumes, borra de café etc. Os itens proibidos são carne e fezes.
Aliás, você sabia que você pode utilizar a embalagem do desodorante Positiv.a na compostagem doméstica?
3. O ciclo da compostagem doméstica
Agora é a hora de inverter as posições: a caixa cheia vai para o meio para que as minhocas façam a digestão dos resíduos. A caixa vazia que foi para cima agora receberá as novas remessas de lixo orgânico. Aguarde, em média, 50 dias para recolher o adubo gerado pela decomposição na caixa do meio.
O que pode colocar na composteira doméstica?
De maneira geral, a composteira caseira pode receber os seguintes itens:
- Restos de vegetais;
- Restos de frutas;
- Grãos;
- Borra de café;
- Cascas de ovos.
Recomendamos misturar o material orgânico ao alimentar as minhocas, a fim de afastar as moscas.
Hora de recolher o húmus e o chorume
O tempo necessário para a degradação da matéria na composteira pode variar e depende de vários fatores como umidade, temperatura e pH do meio em que está o material orgânico. Se as recomendações forem seguidas, a compostagem acontece de dois a três meses.
Após recolher o resultado da compostagem, você pode utilizá-lo nas suas plantas ou horta caseira e observar a diferença que esse adubo orgânico rico em nutrientes faz no crescimento das suas plantas! 🙂
Leia mais sobre a solução da compostagem!
Dicas para a compostagem doméstica
- Evite alimentar as minhocas com leite e alimentos cítricos;
- Triture o material orgânico antes de introduzi-lo na composteira para facilitar a digestão das minhocas;
- Realize a manutenção periódica da composteira;
- Verifique a umidade do material: o ideal é que fique sempre entre 55% e 60% e isso pode ser controlado com serragem;
- O pH ideal para as minhocas é entre 5 e 8;
Agora que você já sabe tudo sobre como fazer compostagem doméstica: bora adotar esse hábito positivo? 😉