O item para lavar louça mais comum nas pias da cozinha dos brasileiros é a esponja sintética. Feita de espuma, é – em essência – composta por plástico poliuretano, material extremamente difícil de reciclar, feito a partir do petróleo e demais substâncias químicas sintéticas.
Quantas esponjas utilizamos em nossa vida? Agora pensem que elas ainda estão no meio ambiente, seja em aterros, seja nos rios e mares. Cada uma delas.
A escolha mais acertada para essa tarefa se tornar ecológica é substituir as tradicionais esponjas, pelas buchas vegetais. Aquelas que são conhecidas como buchas de banho, são idealmente utilizadas para lavar louças e outras funções no lar.
Fruto da Luffa Cylindrica, uma trepadeira de flor amarela, parecida com o pepino. São típicas do clima tropical e pegam muito fácil nas condições climáticas do Sudeste. Dá para ter um pé de Luffa Cylindrica em casa! ? Por serem naturais, são biodegradáveis e as da POSITIV.A são ainda orgânicas (sem agrotóxicos) e costuradas em formato perfeito para o uso com a louça, e ainda vem com uma alcinha para pendurá-la e facilitar a secagem.
Fizemos um comparativo entre a bucha vegetal e a esponja sintética para auxiliar o entendimento das duas opções. Confira:
BUCHA VEGETAL
– Não risca panelas, talheres e inox em geral
– Detém o crescimento de bactérias
– Fortalece a agricultura familiar
– Não gera resíduo, pois é biodegradável e compostável
– A bucha POSITIV.A é orgânica, sem químico nenhum!
– Dura até 2 meses de uso contínuo em perfeito estado
– Melhor custo benefício
– Recomendada para usar na louça, roupa, a casa e a pele (efeito esfoliante)
ESPONJA SINTÉTICA
– Dependendo do uso, pode riscar algumas superfícies
– Prolifera o crescimento de bactérias
– Fortalece grandes empresas e a indústria do plástico
– Dura milhares de anos na natureza, pois é de difícil reciclagem
– Feita com plástico poliuretano (petróleo) e outros componentes químicos sintéticos, que têm efeitos nocivos ao meio ambiente
– Sua vida útil ideal é de apenas 7 dias
– Preço alto para tantos danos a longo prazo
– Não é recomendado o uso durante o banho
Dicas POSITIV.A
Para fazer sua bucha vegetal durar ainda mais, ferva-a uma vez por semana. Essa ação irá mantê-la em condições ideais de uso por mais tempo. Deixe-a sempre pendurada para secar com mais rapidez entre um uso e outro. Na hora de descartar, pique em pedaços menores e coloque na composteira. Caso não tenha composteira em casa, coloque sob qualquer vaso com terra ou descarte-a no lixo orgânico comum. Ah, e só vale compostar se em seu ciclo de vida for utilizada com produtos de limpeza também biodegradáveis. Do contrário, você pode prejudicar o ciclo da composteira.
Esperamos contribuir cada vez mais com a diminuição do uso das esponjas sintéticas. Contamos com vocês para isso! <3
Oii! Adorei as dicas! Queria saber se posso usar a bucha vegetal no Teflon.. As panelas de Teflon vêm com várias recomendações pra que o Teflon seja preservado, como por exemplo, não usar o lado verde da esponja sintética. Gostaria de usar a bucha vegetal mas fico com medo de estragar as panelas… Obrigada pela ajuda!
Olá, pode ficar tranquila que não risca teflon, que a esponja vegetal é super delicada e ela pode usar com segurança!
Olá, eu costumo usar a bucha sintéticas para lavar banheiro e gostaria de saber se podem me dar uma dica para substituir ou posso usar a bucha vegetal também ?