Por mais que o cloro tenha conhecida eficiência no combate a microorganismos resistentes e seja mundialmente utilizado para limpeza, ele também acaba causando muitos riscos à saúde dos seres humanos, por ser tóxico e comprometer algumas bactérias que são essenciais para o nosso organismo. Falamos um pouco mais sobre isso aqui. O cloro presente na água, por exemplo, pode matar bactérias essenciais para o nosso corpo, que são inofensivas e desempenham importante papel na flora intestinal, para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Dentre os principais problemas, está a inalação do cloro contido no vapor da água do banho. O vapor do cloro é muito tóxico e pode causar irritação na garganta e nas vias nasais, dificultando a respiração. Citamos em especial o banheiro pois a conta é mais facilmente encontrada: você lava o chão do banheiro com cloro e logo depois vai tomar banho com água quente, pronto! O gás cloro está lá!
Quando se trata de ingestão, os rins e o sistema digestivo no geral, conseguem filtrar minimamente algumas das toxinas presentes na água tratada com cloro. No entanto, quando você toma banho quente, os poros se abrem e isso amplia a absorção das substâncias cancerígenas.
O cloro e os produtos de limpeza convencionais evaporaram mais rapidamente, dessa forma você pode absorver muito mais produtos químicos no chuveiro, já que o vapor é mais concentrado nesse ambiente.
O aumento da exposição por inalação de vapores de cloro está vinculado ao aumento de casos de asma nos últimos anos.
Ao limpar o banheiro (e qualquer outro ambiente da casa) sua prioridade é eliminar os germes, não é mesmo? Mas é preciso fazer as escolhas certas, para que uma “solução” não cause outro problema. Evitar produtos químicos que podem permanecer no ar e na água e irritar sua pele, pulmões e membranas mucosas é um ótimo começo! Por isso, vamos passar dicas para lavar o banheiro SEM CLORO e outros químicos agressivos!
PIA
Para a pia, você pode usar o MULTIUSO na diluição 2 (duas tampinhas de MULTIUSO CONCENTRADO e complete o FRASCO AUXILIAR com água até a medida indicada). Esfregue com a BUCHA VEGETAL. E não precisa enxaguar! Mas se você preferir secar, pode usar a FLANELA.
BOX
Se o box estiver com mofo, utilize o MULTIUSO concentrado e, com o auxílio do ESFREGÃO ECOLÓGICO, em rodo ou direto na mão, esfregue.
Se o box não estiver com mofo, o MULTIUSO na diluição 2 é suficiente para remover as impurezas!
CHUVEIRO
Esfregue o chuveiro com a BUCHA VEGETAL ou com o ESFREGÃO ECOLÓGICO utilizando o MULTIUSO na diluição 2. Se preferir, utilize um cotonete (com haste de papel, de preferência!) para limpar pequenos orifícios.
VASO SANITÁRIO
Para limpeza do vaso sanitário, utilize o Tira Manchas Positiv.a e o Multiuso diluição 3. Deixe o vaso sanitário de molho com o Tira Manchas Positiv.a (deixe agir por 15 minutos em média) e para finalizar o processo de limpeza utilize o multiuso na diluição 3. Com auxílio da BUCHA VEGETAL, você esfrega a tampa e o assento.
ESPELHO e TORNEIRAS
Utilize o LIMPA VIDROS e a FLANELA. Combinação perfeita para remover até aqueles restinhos de pasta de dente que ficam.
CHÃO
MULTIUSO na diluição 3 e ESFREGÃO ECOLÓGICO. Seu tempo de limpeza vai reduzir muito! Pois ele dispensa o enxágue! Se preferir, utilize o PANO DE CHÃO para secar. Ou também, aplique o MULTIUSO diluído direto no pano e passe com o apoio de um rodo.
Lavar o banheiro assim é muito mais fácil, prático, gostoso e SAUDÁVEL! Para o nosso bem e para o meio ambiente, faça as escolhas certas! Atitudes ecológicas devem fazer parte de nossa rotina e não estar apenas em ações pontuais. A limpeza de casa é um ótimo ponto de partida para isso!
#dicapositiva: economize água! Com POSITIV.A, além de você cuidar da água (por ser natural, o MULTIUSO não polui), você consome bem menos.
Amei as dicas.
Aqui em casa uso os produtos da Positiv.a e não troco por nada. Faço a maior propaganda dos produtos e repasso essas informações importantíssimas.
<3 ahh! que querida! Obrigada, Vandra!