O conceito de Net Zero tem se tornado cada vez mais relevante na luta contra as mudanças climáticas. Neste artigo, vamos explorar o significado do Net Zero, discutir sua importância, examinar as medidas que as empresas podem adotar para atingir esse objetivo e analisar as consequências de sua implementação.
Se você quer ficar por dentro do tema da década, siga com a leitura!
O que é Net Zero?
De forma reduzida e traduzindo ao pé da letra, Net Zero nada mais é do que ‘zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa’. Então, o termo se refere ao momento de cessão do aquecimento global, quando atinge-se o equilíbrio entre as emissões de gases de efeito estufa liberadas na atmosfera e as emissões removidas ou compensadas.
Significa alcançar um estado em que as emissões líquidas sejam reduzidas a zero, ou seja, a quantidade de gases de efeito estufa emitida seja totalmente compensada por ações que reduzam as emissões ou capturem carbono.
Neutralizar carbono não é mais suficiente. É preciso compensar, também, as emissões indiretas, geradas por toda a cadeia produtiva envolvida nas atividades do emissor.
A importância de levar o Net Zero a sério
O Net Zero é fundamental para combater as mudanças climáticas e limitar o aquecimento global a níveis seguros. Ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa, podemos frear ou evitar impactos ambientais devastadores, como o aumento do nível do mar, deslizamentos de terra causados por fortes chuvas, tempestades de poeira, enchentes, insegurança alimentar, extinção de espécies, perda de biodiversidade e outros eventos climáticos extremos.
Além disso, o Net Zero também pode trazer benefícios econômicos, impulsionando a inovação, criando negócios que pensem em impacto positivo (e que ofereçam empregos verdes) e aumentando o olhar de empresários, investidores, funcionários e consumidores para negócios que atuam para frear as mudanças climáticas.
“As emissões globais líquidas de dióxido de carbono (CO2) geradas pela atividade humana precisam cair cerca de 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030, chegando a zero por volta de 2050. Essa meta é conhecida como Net Zero 2050.”
(Fonte: Ecycle)
O que as empresas podem fazer para atingir o Net Zero?
As empresas têm um papel fundamental na transição para a neutralidade de carbono. Existem várias medidas que podem ser adotadas:
- Redução de emissões: As empresas devem identificar e implementar medidas para reduzir suas emissões de carbono. Como a adoção de energias renováveis, eficiência energética, mudanças nos processos produtivos e transporte sustentável, mudança de embalagens e conteúdo dos produtos. Sempre respeitando nossa saúde e do planeta!
- Compensação de emissões: É possível compensar as emissões remanescentes investindo em projetos de compensação de carbono. Como reflorestamento, conservação de florestas, captura e armazenamento de carbono.
- Colaboração e parcerias: As empresas podem trabalhar em conjunto com outras organizações, governos e sociedade civil para compartilhar conhecimentos, recursos e melhores práticas. E, assim, acelerar a transição para o Net Zero.
As consequências
A implementação do Net Zero pode trazer uma série de benefícios, como a redução dos riscos relacionados às mudanças climáticas, a melhoria da reputação da empresa, o fortalecimento das relações com clientes e investidores preocupados com a sustentabilidade, além de impulsionar a inovação e a competitividade no mercado. Por outro lado, as empresas que não se adaptarem às demandas de redução de emissões podem enfrentar consequências negativas, como penalidades regulatórias, perda de mercado e danos à imagem corporativa.
Por essas e outras, a positiv.a vem sendo procurada por grandes empresas como chancela de sustentabilidade, economia circular e ESG na prática!
VEM VER OS NÚMEROS DE IMPACTO DA POSITIV.A!
Concluindo…
O Net Zero é um objetivo crucial e urgente para enfrentar as mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável e possível para o planeta.
As empresas, nessa conjuntura, desempenham um papel central no processo, ao adotar medidas para reduzir suas emissões e alcançar a neutralidade de carbono. Agindo de forma pró-ativa, não apenas contribuem para a preservação do planeta, mas também mobilizam colaboradores e consumidores responsáveis e preocupados com as causas ambientais.
Estou muito satisfeita, os produtos são ótimos. Parabéns a Positi.va!!
Vamos salvar nosso planeta…