blog da positiv.a

Produtos sustentáveis e a iniciativa positiv.a

kit de autocuidado da positiv.a todos sendo produtos sustentáveis e materiais recicláveis

Você sabe o que torna um produto sustentável? Por trás do rótulo há uma história de como o produto é feito, de onde vêm as matérias-primas usadas em sua fabricação, como ele é usado e o que acontece depois do descarte. Como você pode notar, é uma longa jornada, e estamos aqui para te guiar por ela! Então continue a leitura e saiba mais sobre os produtos sustentáveis! Vamos lá? O que são produtos sustentáveis? E aí, já parou para pensar no que torna um produto sustentável? Bem, um monte de coisa! Começa na escolha dos materiais e vai até o que acontece com ele depois que atingiu o fim de sua vida útil. Confira: Matérias-primas: aqui é o ponto de partida. As coisas que são usadas pra fazer o produto vêm de onde? Os materiais utilizados na produção são extraídos de maneira sustentável e responsável? Isso pode significar a escolha por matérias-primas renováveis ou recicladas, ou a redução do desperdício durante a extração. Produção: o processo de fabricação do produto é eficiente em termos de energia? Ele minimiza o uso de recursos, como água e energia, e a produção de resíduos e emissões de gases de efeito estufa? Embalagem: a embalagem é feita de materiais que podem ser reciclados ou que são biodegradáveis? E o produto é embalado de um jeito que não gera desperdício? Uso: o produto é feito para durar? Usa energia de forma inteligente? Dá para manter e consertar, ou seja, não é preciso trocar por um novo tão cedo? Descarte: e quando chega a hora de dizer tchau? Dá para reciclar ou compostar? Existe algum esquema para recuperar e reutilizar os materiais do produto? Impacto social: o produto é feito de forma ética, isto é, considerando os direitos e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos na sua produção? Ele contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais? Como a positiv.a contribui para a sustentabilidade? Você já conhece a positiv.a? A positiv.a é uma empresa brasileira que oferece soluções ecológicas de cuidados para casa, corpo e natureza. Estimulamos o consumo consciente e educação ambiental, pois acreditamos que sozinhos somos gota, mas juntos somos oceano. Estes são os pilares da positiv.a para contribuir para a causa: Soluções ecológicas: a positiv.a desenvolve soluções ecológicas essenciais para o dia a dia aplicando sustentabilidade o máximo possível em seus processos. Educação: acreditamos que conhecimento é poder. Por isso divulgamos conteúdo educativo em nossos canais de comunicação e criamos o De Onde Vem, que é um projeto de sensibilização e transparência, no qual mostramos nossa relação com nossos fornecedores, de onde vem nossos insumos e quem faz. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho das pessoas, além de reforçar que somos natureza e que tudo vem dela. Embalagens sustentáveis: a positiv.a utiliza embalagens de origem reciclada, recicláveis, reutilizáveis e compostáveis. Impacto social: a positiv.a é parceira da agricultura familiar, usando muitas matérias-primas que vêm direto do campo. E não para por aí! Trabalhamos diretamente com cooperativas de reciclagem e consultamos quem está na linha de frente para desenvolvermos embalagens que tenham valor para os catadores e cooperativas de reciclagem.  Por meio dessas iniciativas, a positiv.a oferece e inspira solução. Acreditamos na transição das pessoas e empresas por atitudes e processos sustentáveis para sociedade a para o planeta. Seja parte da mudança, acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos sustentáveis!

Produtos biodegradáveis: o que são, exemplos e importância

embalagem reciclada da lava louças em barra da Positiv.a

Quer ajudar o planeta, mas não sabe por onde começar? Que tal aprender um pouco sobre os produtos biodegradáveis? Esses produtos são incríveis aliados na luta contra a poluição e ajudam a preservar o mundo para as futuras gerações.  Neste artigo, vamos explicar o que são produtos biodegradáveis, sua importância e dar alguns exemplos para que você possa começar a usá-los hoje mesmo. Vamos juntos fazer a diferença? Continue lendo e descubra como fazer escolhas de consumo mais sustentáveis! O que são produtos biodegradáveis? Biodegradável é o termo usado para substâncias ou materiais que podem ser decompostos por microorganismos, como bactérias e fungos, em um processo natural. Ou seja, um produto biodegradável é aquele que se desintegra no ambiente sem causar danos significativos ou poluição duradoura. Mas como acontece isso? É aqui que os microorganismos entram em cena.  Bactérias e fungos basicamente “comem” o material, quebrando suas ligações moleculares. Esses pequenos seres fazem isso para obter energia e nutrientes. Uma vez que o material é quebrado em partes mais simples, esses componentes são metabolizados pelos microorganismos. O que sobra desse processo é basicamente dióxido de carbono, água, biomassa ou, até mesmo, composto orgânico (adubo). Além disso, alguns dos nutrientes são incorporados aos corpos dos microorganismos, contribuindo para o ciclo de nutrientes na natureza ou reintegrados ao meio ambiente, onde podem ser usados novamente por plantas e outros organismos. Por que usar produtos biodegradáveis? Usar produtos biodegradáveis gera vários benefícios tanto para você quanto para o meio ambiente. Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos pelos quais você pode querer considerar optar por produtos biodegradáveis: Redução de resíduos: como os produtos biodegradáveis se decompõem facilmente na natureza, eles ajudam a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, oceanos e em outros ambientes naturais, diferentemente dos produtos que não são biodegradáveis, que ficam por centenas, ou até milhares, de anos ocupando espaço e poluindo o ambiente; Preservação do solo e da água: os produtos biodegradáveis não liberam substâncias tóxicas à medida que se degradam, contribuindo para a preservação do solo, da água e, consequentemente, da vida selvagem, dos ecossistemas e da saúde humana; Amigo da vida selvagem: resíduos não biodegradáveis, especialmente plásticos, representam uma grande ameaça para a vida selvagem. Animais podem ingerir esses materiais ou ficar presos neles, o que pode resultar em lesões graves ou, até mesmo, a morte desses animais; Diminuição do uso de recursos não renováveis: muitos produtos biodegradáveis são feitos de recursos renováveis, ao contrário dos produtos de plástico, que são feitos de petróleo, ou seja, um recurso não renovável. Exemplos de produtos biodegradáveis Há uma variedade de produtos biodegradáveis disponíveis no mercado hoje em dia. A seguir, confira uma lista de produtos biodegradáveis para fazer trocas positivas! Sacolas de compras biodegradáveis: essas são alternativas mais amigáveis para o meio ambiente em comparação às sacolas de plástico tradicionais, isso porque são projetadas para se decomporem naturalmente ao longo do tempo; Talheres biodegradáveis: feitos de materiais como bambu ou amido de milho, esses utensílios de cozinha são uma excelente opção para festas ou eventos em que o uso de talheres descartáveis é necessário; Produtos de limpeza biodegradáveis: existem muitos produtos de limpeza no mercado feitos com ingredientes biodegradáveis, que não prejudicam o meio ambiente; Produtos de higiene pessoal biodegradáveis: isso inclui coisas como escovas de dentes feitas de bambu, bucha vegetal e fio dental feito de seda ou materiais vegetais. Vale destacar que é sempre melhor compostar os produtos biodegradáveis, mas, não sendo possível, ainda assim são opções melhores do que os não biodegradáveis. Conheça os produtos biodegradáveis da positiv.a Quer fazer a diferença? Experimente os produtos de autocuidado e limpeza da positiv.a! Nossas formulações são com ingredientes naturais, além das embalagens de material de origem reciclada, reciclável e de baixo impacto ambiental. Por exemplo, nosso esfregão feito de redes de pesca resgatadas do oceano ou nosso sabão de coco feito com óleo de coco de produção sustentável no Brasil. Legal, né?  Na positiv.a, trabalhamos por um mundo melhor e mais verde. Então vem com a gente e faça parte dessa iniciativa. Navegue pelo site da positiv.a e conheça nosso catálogo de produtos biodegradáveis!

Net Zero: o que é? para que serve?

O conceito de Net Zero tem se tornado cada vez mais relevante na luta contra as mudanças climáticas. Neste artigo, vamos explorar o significado do Net Zero, discutir sua importância, examinar as medidas que as empresas podem adotar para atingir esse objetivo e analisar as consequências de sua implementação. Se você quer ficar por dentro do tema da década, siga com a leitura! O que é Net Zero? De forma reduzida e traduzindo ao pé da letra, Net Zero nada mais é do que ‘zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa’. Então, o termo se refere ao momento de cessão do aquecimento global, quando atinge-se o equilíbrio entre as emissões de gases de efeito estufa liberadas na atmosfera e as emissões removidas ou compensadas. Significa alcançar um estado em que as emissões líquidas sejam reduzidas a zero, ou seja, a quantidade de gases de efeito estufa emitida seja totalmente compensada por ações que reduzam as emissões ou capturem carbono. Neutralizar carbono não é mais suficiente. É preciso compensar, também, as emissões indiretas, geradas por toda a cadeia produtiva envolvida nas atividades do emissor. A importância de levar o Net Zero a sério O Net Zero é fundamental para combater as mudanças climáticas e limitar o aquecimento global a níveis seguros. Ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa, podemos frear ou evitar impactos ambientais devastadores, como o aumento do nível do mar, deslizamentos de terra causados por fortes chuvas, tempestades de poeira, enchentes, insegurança alimentar, extinção de espécies, perda de biodiversidade e outros eventos climáticos extremos.      Além disso, o Net Zero também pode trazer benefícios econômicos, impulsionando a inovação, criando negócios que pensem em impacto positivo (e que ofereçam empregos verdes) e aumentando o olhar de empresários, investidores, funcionários e consumidores para negócios que atuam para frear as mudanças climáticas. “As emissões globais líquidas de dióxido de carbono (CO2) geradas pela atividade humana precisam cair cerca de 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030, chegando a zero por volta de 2050. Essa meta é conhecida como Net Zero 2050.” (Fonte: Ecycle) O que as empresas podem fazer para atingir o Net Zero? As empresas têm um papel fundamental na transição para a neutralidade de carbono. Existem várias medidas que podem ser adotadas: Redução de emissões: As empresas devem identificar e implementar medidas para reduzir suas emissões de carbono. Como a adoção de energias renováveis, eficiência energética, mudanças nos processos produtivos e transporte sustentável, mudança de embalagens e conteúdo dos produtos. Sempre respeitando nossa saúde e do planeta!  Compensação de emissões: É possível compensar as emissões remanescentes investindo em projetos de compensação de carbono. Como reflorestamento, conservação de florestas, captura e armazenamento de carbono. Colaboração e parcerias: As empresas podem trabalhar em conjunto com outras organizações, governos e sociedade civil para compartilhar conhecimentos, recursos e melhores práticas. E, assim, acelerar a transição para o Net Zero. As consequências A implementação do Net Zero pode trazer uma série de benefícios, como a redução dos riscos relacionados às mudanças climáticas, a melhoria da reputação da empresa, o fortalecimento das relações com clientes e investidores preocupados com a sustentabilidade, além de impulsionar a inovação e a competitividade no mercado. Por outro lado, as empresas que não se adaptarem às demandas de redução de emissões podem enfrentar consequências negativas, como penalidades regulatórias, perda de mercado e danos à imagem corporativa. Por essas e outras, a positiv.a vem sendo procurada por grandes empresas como chancela de sustentabilidade, economia circular e ESG na prática! VEM VER OS NÚMEROS DE IMPACTO DA POSITIV.A! Concluindo… O Net Zero é um objetivo crucial e urgente para enfrentar as mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável e possível para o planeta. As empresas, nessa conjuntura, desempenham um papel central no processo, ao adotar medidas para reduzir suas emissões e alcançar a neutralidade de carbono. Agindo de forma pró-ativa, não apenas contribuem para a preservação do planeta, mas também mobilizam colaboradores e consumidores responsáveis e preocupados com as causas ambientais. 

Dicas para reduzir o consumo de água

duas mulheres lavam a louça com a torneira fechada

No Brasil, a gente tem tanta água distribuída em rios, lençóis e mares que, às vezes, se esquece da importância de sua preservação. Seguir dicas de como reduzir o consumo de água no dia a dia, assim, garante que cuidemos de um de nossos maiores bens. A água, afinal, está em tudo. Ela gera energia, mantém nossos itens e ambientes limpos, permite que a gente cozinhe, garante hidratação, funciona como base para muitos produtos de nossa rotina. Seu uso indiscriminado, entretanto, já nos impacta e pode impactar as futuras gerações. Quer saber por que e como reduzir o consumo de água por aí no seu dia a dia? A gente preparou a justificativa e algumas dicas a seguir! Por que reduzir o consumo de água? Reduzir o consumo de água ou diminuir nossa pegada hídrica, ou seja, a quantia de água doce consumida por cada indivíduo direta ou indiretamente, cuida da gente e da natureza. É possível garantir, a partir de ações de preservação, que mais pessoas tenham acesso à água limpa e a alimentos produzidos em agricultura. Todos eles, afinal, dependem de irrigação e de litros limpos, que mantêm a saúde da população. Além disso, o acesso à água é fundamental para o equilíbrio socioeconômico e desenvolvimento de um país. Com ele, todos os indivíduos avançam e são asseguradas condições de acesso mais justas aos sistemas de saúde e educação, por exemplo. Dicas para reduzir o consumo de água (de verdade) Quer saber como reduzir o consumo de água já? Tem dica boa a seguir! Escolha produtos sólidos Usar produtos sólidos de limpeza e de autocuidado, em pó ou em barra, demanda um volume de água menor na produção e também pode levar a um rendimento surpreendente. Os produtos sólidos, afinal, costumam ser mais concentrados, o que aumenta seu tempo de uso. Por aqui, a gente tem sabão de coco em barra, sabão de coco em pó, tira-manchas, lava louças em barra… E muito mais! Reduza o consumo de carne Hoje, de acordo com a Water Footprint e a Mercy for Animals, a produção de 1kg de carne bovina pode gerar a necessidade de até 15 mil litros de água. Uma quantidade equivalente de cereais, vegetais, demanda cerca de 1.600 litros. Muito menos, certo? Se você não tiver uma alimentação vegetariana ou vegana, pode reduzir o consumo de carne aos poucos em seu dia a dia. Vai fazer muita diferença! Atente-se a possíveis vazamentos Vazamentos desconhecidos em casa jogam contra reduzir o consumo de água. Faça checagens constantes na cozinha, no banheiro e na área de serviço para evitar dores de cabeça. Além de subir a conta de água, o desperdício impacta todo o nosso entorno e a natureza. Feche a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes Essa parece básica, mas muita gente ainda se esquece dela. Lembre-se de manter a torneira fechada enquanto estiver higienizando pratos, copos, talheres, panelas. Enxaguar só ao final! O mesmo vale para escovar os dentes! Outra dica que pode contribuir com a redução é fazer uso de uma máquina de lavar louça, que calcula a quantidade necessária de água para limpeza sem desperdício. Faça limpeza a seco antes de lavar a casa Casa limpinha é tudo de bom, não? A gente também acha, porém é bem recomendado tomar cuidado para não desperdiçar litros e litros de água limpa sem antes fazer uma limpeza a seco. A dica é: varra bem o chão, passe um pano de algodão nas superfícies com pó (pode usar nosso multiuso na diluição leve para ajudar) e, aí sim, parta para a limpeza com água. Ao fim, muito além de dicas de como reduzir o consumo de água, na positiv.a, toda a nossa produção considera essa tarefa como prioridade. Para completar, também garantimos que menos litros de água sejam poluídos, uma vez que nossos produtos privilegiam fórmulas naturais, sem químicos agressivos. Se você se interessa pelo tema, não deixe de nos seguir em nosso Instagram para conhecer iniciativas como a campanha Litros Limpos e nossas ações de impacto positivo!

Como combater a crise climática?

como combater a crise climática

A crise climática é uma realidade com que nos deparamos diariamente. As temperaturas da Terra aumentam, fazendo com que as mudanças no clima e os desastres naturais estejam mais e mais presentes em nosso cotidiano. Não podemos mudar o que já foi feito, mas podemos agir para transformar o futuro. No dia 16 de março, nesta semana, o Brasil tem em sua agenda o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído em dezembro de 2011. A data busca, desde então, conscientizar a população sobre a importância de ações que ajudem a reduzir o impacto das mudanças do clima. A responsabilidade pelo planeta, nossa casa, afinal, é compartilhada. E já existem medidas práticas que podemos incluir em nosso dia a dia com grande potencial de transformação. Quer saber quais são? Nós te contamos a seguir! O que a crise climática gera? Você automaticamente pensa em aumento de temperatura quando se fala em crise climática? Este é um pensamento comum, já que o avanço, de fato, tem tudo a ver com os impactos negativos das ações da humanidade no planeta. Hoje, todavia, existem muitas outras camadas. Combater a crise climática é essencial para evitar os avanços de problemas como perda de habitat natural, aumento de pandemias, desequilíbrio de ecossistemas, crescimento da desigualdade social, perda de lavouras e avanço da fome. Além disso, a crise também eleva os custos de energia, gera alagamentos em cidades, como o que ocorreu no Litoral Norte de São Paulo, há semanas, e diminui o acesso de toda a população a água potável. É muita coisa, não? Dicas de como combater a crise climática O cenário assusta, porém é possível transformar hábitos desde já. Abaixo, deixamos algumas dicas que você já pode colocar em prática na sua rotina. Evite desperdício de produtos e alimentos Aproveitamento integral é um pensamento de alta relevância! Quando falamos de alimentos, por exemplo, é uma forma de garantir que não haja perdas e que comida que pode alimentar mais gente seja desperdiçada. Use todas as partes dos seus legumes, por exemplo, e se não quiser comer mais o que restar, como cascas e talos, que também podem render receitas deliciosas, leve-os para a composteira. Quando o tema é produtos, a dica é básica. Não jogue fora o que ainda não tiver sido consumido e aproveitado ao máximo. Se não desejar mais, doe, divida. Só não desperdice. Ah, e dê preferência para produtos com embalagens recicláveis. Reduza o consumo de carne animal A produção de carne animal é uma das indústrias que mais consome água em todo o planeta. São milhares de litros, por exemplo, para produzir a carne bovina que vai no preparo de hambúrgueres. Você gasta muito menos água e desincentiva grandes monoculturas ao reduzir o consumo de carne animal. Se esse passo for desafiador, comece aos poucos, aderindo a ideias como a Segunda Sem Carne. Sua alimentação, sua saúde e a Terra vão agradecer. Opte por transporte coletivo ou ecológico A redução da emissão de carbono na atmosfera é uma das ações mais importantes para combater a crise climática. Diante disso, ela pode ser feita todos os dias. Escolha se locomover de meios de transporte sustentáveis sempre que puder. Ônibus, metrô, van, carona com os amigos do trabalho ou da universidade… Outra medida que gera ainda mais impacto positivo e saúde é optar por ir de bike ou caminhando. Assim, você se exercita e faz bem para seu corpo e para o planeta. Priorize marcas e produtos socioambientais Na positiv.a, a gente acredita que seu consumo é um manifesto. Por isso, garantimos que nossos produtos sejam veganos, feitos com embalagens recicladas e recicláveis, frutos de agricultura familiar. Tudo isso englobado pela economia circular. Preste atenção às certificações, práticas e valores que as marcas de que você compra tem. Essa é uma escolha política e socioambiental, que faz toda a diferença para o clima. Combater a crise climática pode soar desafiador – e é, de fato -, mas cremos e incentivamos a mudança coletiva. Com pequenas transformações, feitas por empresas e por pessoas, dá para reverter o quadro e cuidar da natureza, nossa casa. Não existe planeta B, certo? Então bora fazer a diferença neste? Se você gostou desse conteúdo, inscreva-se também na nossa newsletter Positividades, seu apanhado de notícias que inspiram a agir por transformação positiva.  

Dia Mundial da Água: desaguar impacto positivo!

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro. A partir de então, neste dia são realizadas ações de discussão sobre os diversos temas relacionados à água. Desde já, a data se torna uma oportunidade para entender mais sobre a problemática desse bem natural tão valioso. Além disso, é oportunidade de promover discussões com a comunidade e transformar alguns hábitos que façam a diferença no uso racional e cuidado da água. Na positiv.a todo dia é Dia da Água “O elemento água sempre foi central, desde o nascimento da positiv.a. Ser livre de petróleo ou demais substâncias tóxicas e rapidamente biodegradável, era um valor básico. O cuidado com o oceano, diretamente, foi se intensificando ao longo dos anos. Em 2018, lançamos os produtos feitos com rede de pesca descartada e também frascos de plástico coletado no litoral. Fizemos um primeiro mutirão de limpeza e com tudo que coletamos lá, levamos para uma exposição na Unibes Cultural, em São Paulo, para mostrar como precisamos urgente fazer parte da solução. Muitas pessoas demonstraram interesse em fazer parte. Em 2019, passamos a levar 2 ônibus cheios de voluntários para mutirões de limpeza guiados pela ONG Ecosurf. Os bate-voltas na praia nos aproximou muito da nossa comunidade e da defesa direta do mar. Em 2020 tivemos que parar por conta da pandemia, e nos associamos à Sea Shepherd Brasil – doando mensalmente um valor para ações e percentual das vendas das hastes flexíveis de algodão.” Marcella Zambardino, CO-fundadora da positiv.a Como a positiv.a cuida da água na prática?  Nesse ínterim, a positiv.a cuida da água deixando de poluí-la em cada ação de limpeza do dia a dia na casa das pessoas. Seja lavando louça, seja lavando roupa, seja lavando o quintal – com os produtos biodegradáveis, livres de petroquímicos, produzidos com ingredientes de fontes renováveis e selecionados com muito rigor e carinho como excelentes alternativas ecológicas e eficientes aos produtos convencionais.  Por outro lado, ao utilizar os produtos convencionais cheios de substâncias danosas não percebemos, mas “limpamos” nossa casa, “sujando” parte vital, a água, da nossa grande casa em comum, a Terra. Além dos químicos que deixamos de despejar com os produtos biodegradáveis, oferecemos alternativas sólidas (barra e pó) e produtos concentrados. Todas elas, ao fim do dia, poupam água por demais! Ação em onda Diante disso, a positiv.a chamou uma onda com empresas, instituições e comunidade que desaguará até o dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Assim, vai rolar muita conscientização e impacto positivo! A ideia é cada um compartilhar ações de conscientização do uso e reuso da água que praticam em seu negócio e no seu dia a dia. Exemplos inspiram a partir pra ação! É através da ação que faremos mudanças. Por fim, nosso agradecimento a todas as marcas que toparam reverberar essa onda: Sea Shepherd | Nude | Pacco | DuLocal | Kiro | Rizoma | Simple Organic | Menos1Lixo | Okena | Ecosurf | Positiv.a Consultoria | Clube Laguna | Bhagavan | Linus | Ecogripp | Ateha | TROC  Cuidar da água deve ser presente e futuro! Deixar de poluir, economizar, limpar: agora, o que você faz pra cuidar da água? Por aqui, os #litroslimpos são vários. E por aí? Compartilha com a gente e marca a #litroslimpos pra repostarmos por aqui. Vamos fazer essa onda crescer!

Mulheres e impacto positivo que nos inspiram

Mulheres e impacto positivo

Existem dezenas de mulheres trabalhando todos os dias para que a positiv.a continue a crescer e disseminar um trabalho de impacto. Elas estão em nosso escritório, em nossa fábrica, em suas casas e espalhadas por todo o Brasil. Formando nossa rede de fornecedores e garantindo que entreguemos produtos ecológicos de verdade. Da periferia de São Paulo ao litoral da Bahia, temos lideranças femininas e histórias de gente que inspira. Mulheres e impacto positivo. Hoje, com os ciclos de vida de nossos produtos, baseados em economia circular, geramos mais de R$1.9 milhão de renda para pequenos produtores – e produtoras. Quer conhecer um pouquinho mais sobre elas? Continua a leitura do artigo a seguir! Mulheres guardiãs da natureza brasileira Tereza Oxum, cofundadora da Paraíso Verde, empresa do Sistema B que é responsável pela produção de nosso óleo de coco hidratante e orgânico, mostra força e conexão plena com a natureza. No trabalho da empresa que gerencia, entre Ilhéus e Serra Grande, ao lado do companheiro Arnaud de Laage, os cocos vêm de comunidades vizinhas. Elas ficam a cerca de 20km de distância, e não usam agrotóxicos. Tudo é feito a mão e prensado a frio, para garantir que a qualidade e as propriedades dessa fruta sejam mantidas. Para Tereza, “produzir esse óleo de coco aqui na Bahia é uma continuação da terra que eu piso, do ar que eu respiro, então isso é muito importante pra mim. E eu gostaria que o brasileiro realmente fizesse essa conexão com os produtos do Brasil”. Conexão com o oceano Já no sul de Florianópolis, em um recanto de natureza, entre montanha e mar, a artesã e ambientalista Nara Guichon é quem está à frente da linha de produtos de redes de pesca da positiv.a. Dela, fazem parte nosso esfregão e nosso trio de saquinhos a granel. Apaixonada pelo oceano e engajada ao longo de anos com a preservação do meio ambiente, Nara vive seu propósito todos os dias. Além disso, consegue passá-lo adiante ao dividir suas técnicas com uma comunidade local de artesãos que também geram renda a partir dessa linha. Assim, evita mais acúmulo de lixo no mar e contribui para a preservação do ecossistema. Quando questionada a respeito do impacto positivo que gera, Nara dá a declaração a seguir. “Tenho esse viés que talvez eu consiga enxergar beleza e nobreza onde muitas pessoas tratam como lixo. 50% da nossa respiração do nosso ar vem do oceano, então se nós estamos focando os oceanos com redes de pesca, plástico, apetrecho das redes, temos que nos dar conta que estamos focando a própria vida e a maneira de mudar isso é ser um ativista. Com o tempo, eu vim saber que antigamente as mulheres dos pescadores também usavam redes de pesca para lavar a louça.” Empreendedorismo social, maternidade, mulheres e impacto positivo Na periferia de São Paulo, no Jardim Rodolfo Pirani, nasceu a Ideia Crua, confecção e estamparia que é referência nacional em práticas de gestão transparente e socioambiental. Comandada por Amanda Santos, empreendedora social, a história emociona. Lá, nascem as ecobags de algodão orgânico da positiv.a, em um trabalho manual que emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social e dá oportunidades. Hoje, além disso, a empresa lidera o Projeto Guilda, iniciativa social de formação gratuita em costura dentro dos padrões industriais, que atende exclusivamente mulheres, sendo 75% mães e 90% desempregadas. Além disso, após o curso, a taxa de empregabilidade chega a 50%, de acordo com informações da Ideia Crua. Quando questionada sobre seu trabalho de propósito, Amanda deixa o depoimento abaixo. “Já tive várias tentativas de empreender, pelo menos umas cinco. Ser mãe de gêmeas, com uma criança especial, tava muito puxado e o mercado de trabalho não tá preparado pra isso. Pra receber a gente, pra acolher. E até dar certo com a Ideia Crua foi uma identificação de propósito, de entender a minha maternidade, de saber o que eu queria fazer com ela e até para os projetos sociais, de entender que eu queria criar minhas filhas dentro da periferia.” Definitivamente, não faltam mulheres inspiradoras que trabalham lado a lado com a positiv.a para fazer acontecer. Em uma rede de impacto positivo da qual temos orgulho e, claro, uma enorme responsabilidade de participar. Se você se interessou por essas histórias e quer saber mais sobre elas, acesse nosso site e conheça mais a respeito da websérie “De Onde Vem”. Seja em março ou em qualquer outra época do ano, desejamos a todas as mulheres reconhecimento, trabalho digno, justiça social, equidade e, claro, uma vida com propósito para disseminar cuidado com a natureza e com a sociedade.

Impacto positiv.a + você em 2022

Quando uma árvore não está plenamente saudável, através das raízes, suas vizinhas oferecem ajuda enviando nutrientes. E assim vão encontrando o equilíbrio, umas ajudando as outras. As raízes também se juntam para resistir aos ventos fortes. Como um abraço subterrâneo, uma árvore protege a outra. No reino vegetal é assim e no animal também! Juntos geramos sempre mais e mais impacto positivo! Graças a cada um de vocês, que confiaram suas raízes a nós, conseguimos mexer fortes estruturas e gerar muito impacto positivo, mesmo nas condições mais adversas do ano de 2022. Um ano para não esquecer jamais!  Foram 57.511 Buchas vegetais vendidas, que substituíram as plásticas e deixaram de poluir aterros e o oceano, e ainda fortaleceram a agricultura orgânica e familiar. 470 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos, contribuindo para a desaceleração do aquecimento global.  225kg de rede de pesca foram transformados em novos produtos e deixaram de poluir nosso oceano!  Reciclamos 10,4 toneladas de plástico reciclado e 4,1 toneladas de papel! Sente o peso da mudança?  625 milhões de litros de água não poluída com químicos agentes de limpeza. A água com positiv.a segue limpa para os cursos d’água!  Hoje, são mais de 600 pontos de venda com positiv.a nas prateleiras,  uma fábrica própria e 87 produtos no catálogo! Essas são nossas raízes ganhando cada vez mais espaço Brasil adentro. Com um time de 70 pessoas, sendo 57% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, operando na maior vontade de construir um futuro em mais sintonia com a natureza e levantando, diariamente, a bandeira da Circularidade, da Produção e Consumo Responsáveis, e do Oceano Limpo! E por falar em Oceano Limpo, foram mais de R$13 mil reais destinados à ONG Sea Shepherd para o cuidado do oceano. E também R$ 9.816,32 destinados à proteção da Mata Atlântica!  Quase 20 mil clientes positiv.a juntos, raíz com raíz, gerando impacto e mudando o mundo! Somos um convite para essa mudança. Vem com a gente? Sozinhos somos gotas, juntos, somos oceano!

Racismo climático: quem paga nosso consumo?

Somos uma grande comunidade, e o processo de globalização deixou isso óbvio. Multinacionais, aviões, internet e redes sociais, estamos mais próximos do que nunca. E mesmo cansados de saber que a Terra é redonda, descobrimos que ela tem margens. Então quer dizer que se andarmos até a “beirada” podemos cair? Não exatamente. Vamos te explicar!   Vivemos na era virtual, onde conceitos como “web 3.0” e “metaverso” estão sendo discutidos a todo vapor, ainda existem diversas pessoas que não possuem acesso ao mínimo para sobreviver. Segundo o recente relatório da ONU, 1,2 bilhão de pessoas vivem em situação de pobreza.  A pobreza está presente em todos os lugares do planeta, mas existe um desequilíbrio nesses números. Há uma diferença geográfica, étnica e racial na distribuição das riquezas – e da falta dela também. E não precisa ir longe: uma breve volta na sua rua ou no seu bairro é suficiente para notar que a má distribuição de renda afeta as pessoas pretas mais severamente.    “Imagina você acordar todos os dias tendo consciência que talvez não exista mais planeta e as pessoas que conhecemos, que a sua galera serão as primeiras a morrer. Quando a gente olha para as enchentes de Petrópolis, que resultou em 233 mortes, podemos ver que existe uma predominância na cor dessas pessoas e são as pessoas pretas”, desabafa Amanda Costa, militante climática, no podcast Planeta CIVI-CO.    Ouça mais dessa conversa!   Sim, mas e o clima? É um exercício de observação profunda, se for possível, use até uma lupa. O racismo é um problema estrutural e age em todas as camadas da sociedade. Além de impedir o acesso das pessoas aos bens materiais, ele também as privam de espaços e até da produção intelectual.  Então podemos dizer que o racismo ambiental está atrelado a especificidades, como as que dizem respeito à origem geográfica, sociais e culturais dos indivíduos. Pois os impactos climáticos têm cor, gênero e lugar.  E em nossa sociedade, motivada pelas relações de consumo, as periferias e as populações tradicionais são as que menos consomem e as mais afetadas pelas consequências das alterações climáticas, que não priorizam o bem-estar dessas populações vulnerabilizadas.      É necessário saber de onde vem…  Sim, o racismo climático é culpa sua! Nossa culpa! Em um mundo globalizado, a culpa também é globalizada. Não é só o dinheiro que paga o que você consome, mas o suor e até o sangue de muitas pessoas, na maioria pretas e vulnerabilizadas, são moedas de troca no modelo capitalista. Por isso é bom saber a procedência, a logística e os meios de produção dos produtos consumidos. Só assim será possível construir uma relação sustentável e mais responsável socioambientalmente.    As métricas ESG têm sido adotadas como parâmetros de segurança, para determinar a procedência e transparência das empresas. É necessário priorizar os produtores primários e agrosustentáveis, como as cooperativas, associações, comunidades extrativistas, indígenas e quilombolas. Que muitas vezes são as vítimas do racismo climático.    Conheça a série “De Onde Vem” da Positiv.a!    E para onde vai Se preocupar com o descarte correto dos resíduos também impacta diretamente nas questões climáticas e nas populações vulnerabilizadas. Por isso o lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade.    A população e o consumo per capita crescem e, junto com eles, a quantidade de resíduos produzidos. Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas: Alagamentos e inundações Aumento da poluição Aumento da produção de gases  Desperdício de recursos públicos Obstrução de vias públicas  Transtornos com saúde pública   Um futuro    Ainda de acordo com o relatório da ONU, o planeta vai esquentar 1,5ºC uma década antes do previsto. As temperaturas estão subindo mais rápido do que previsto e eventos e desastres climáticos extremos serão mais frequentes.  Por isso é nosso dever fazer nossa parte e promover uma justiça climática para 56% da população brasileira que já está sofrendo diretamente com os efeitos do aquecimento global no seu cotidiano, e não são representadas nas políticas públicas sobre o tema e no processo de tomada de decisão.  É necessário construir um futuro sustentável e inclusivo, ouvindo essas pessoas e trazendo suas vivências inviabilizadas para o centro da discussão, assim como fez a COP 26 ao dar protagonismo para indígenas e moradores de comunidades periféricas.    Não existirá amanhã sem colaboração e diversidade. Junte-se a nós na luta antirracista em todas as esferas!   *Texto escrito com muito carinho pelo time de comunicação CIVI-CO

Toda viagem começa e termina a pé!

Em outubro, o mês urbano, consagrado pela ONU-Habitat, lembramos que cerca de ⅔ das viagens cotidianas nas cidades brasileiras são feitas a pé – somadas as caminhadas vinculadas ao transporte coletivo (ANTP, 2017). A pé também é a forma mais sustentável,  saudável e inclusiva de experienciar as ruas, impactando diretamente na qualidade de vida e bem-estar da população – de todas as classes sociais, territórios e idades. A pandemia escancarou a importância de ocupação dos espaços públicos e vivência das cidades a pé. Na perspectiva positiva, o andar a pé apresenta que é possível transformar nosso cotidiano, com escolhas mais sustentáveis e socialmente conscientes.    Nossa jornada positiva, para hábitos mais ecológicos, nasceu de forma colaborativa. Fruto da parceria do Instituto Corrida Amiga e da Organização Cidade Ativa, o Projeto Como Anda teve início em 2016 com o objetivo de conhecer e fortalecer a pauta, o movimento e as organizações que atuam pela melhoria das condições para a mobilidade a pé, no Brasil. Em 2021, o projeto contou com a colaboração de mais duas iniciativas, o CalçadaSP e o Caraminhola.    A caminhada, além de prazerosa, deve ser compreendida como uma reivindicação do uso da cidade e de evolução da autopercepção – enquanto indivíduos e também como sociedade. É também ferramenta para a cidadania ativa, ao passo que estimula o aumento da sensação de pertencimento à cidade ao contemplar mais os espaços públicos, que se tornam, além de espaços de passagem, espaços de permanência. Isso também induz e potencializa o processo de engajamento cívico, de cidadania ativa, em favor de cidades para as pessoas.   A mobilidade a pé é peça fundamental na agenda das cidades sustentáveis. Para isso, é preciso identificar as oportunidades e desafios de se caminhar em cidades brasileiras e propor soluções.  Em busca de uma visão integrada, pelo Como Anda, construímos uma base de informações sólida (disponível em www.comoanda.org.br), que apresenta o mapa das organizações que atuam no Brasil, a linha do tempo e os marcos regulatórios do movimento, e uma biblioteca com artigos e publicações sobre o tema. As descobertas e realizações desenvolvidas e obtidas pelo Projeto Como Anda fortalecem a atuação por cidades e espaços mais caminháveis, confortáveis, seguros, equitativos e agradáveis. Esperamos que  os materiais e informações inspirem mais pessoas a atuarem pela (e defenderem a) causa!    _______    Saiba mais sobre o projeto Como Anda:    Ferramentas interativas, para explorar os resultados (http://comoanda.org.br/resultados/) da pesquisa e conhecer as organizações mapeadas, buscar legislações que tratam do tema no país e entender o histórico na linha do tempo da mobilidade a pé (http://comoanda.org.br/marcos-da-mobilidade/#event-marcos-da-mobilidade-a-pe)  Publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil”, ganhadora do prêmio Vozes da Mobilidade na categoria mobilidade consciente, organizado pelo Estadão. (link para a publicação http://comoanda.org.br/wp-content/uploads/2020/08/comoanda-publicacao_andar-a-pe-eu-vou.pdf) Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé, em 2021,  mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações espalhadas por cidades no Brasil, iniciativa ganhadora do Prêmio Descarbonário o documento que compila a jornada, com 10 equipes, pode ser acessado aqui https://bit.ly/3RQUwpO série de podcasts – são 15 episódios no total, disponíveis no Spotify.  https://open.spotify.com/show/1Npxxhg9qf9Z73A70ZvUS5  Instagramhttps://www.instagram.com/projetocomoanda Canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCnIk7VqD-s3_XQb0bPBKHfg/videos