Qual é a melhor embalagem?

Sabemos que a melhor embalagem é: não ter embalagem. Como hoje podemos, por exemplo, comprar na feira muitos alimentos e coloca-los direto em nossa ecobag. Quanto resíduo plástico poupamos indo a feira, não é mesmo?

A segunda melhor opção são as verdadeiramente compostáveis, e aí vale ficar atento, porque algumas vêm com camadas plásticas. Mas já existem opções incríveis feitas 100% de biomassa/amido, porém – infelizmente – ainda com valor muito elevado comparada às embalagens virgens ou recicladas.

A terceira opção seria as embalagens retornáveis e reutilizáveis. Para a POSITIV.A, que trabalha com produtos de limpeza líquidos, esbarra-se em um grande desafio que a Anvisa impõe. Temos diversas regras que nos impossibilitam de reutilizar as mesmas embalagens para novos produtos. Mas estudamos diariamente opções de logística reversa ideais, em forma e custo, para todas as partes envolvidas. Traremos novidades em breve!

A quarta melhor opção encontrada é a feita de materiais 100% reciclados com bom valor para a cadeia de reciclagem. Consiste em um de nossos princípios: a Economia Circular, que nada mais é do que a lógica cíclica de que nada é lixo, o resíduo de uma cadeia, pode ser matéria prima para outra. Alguns de nossos produtos e embalagens se inserem diretamente na Economia Circular, como a linha OCEANO LIMPO. Falaremos mais adiante sobre isso.

A linha auxiliar de limpeza da POSITIV.A, que consiste em produtos secos, vem com rótulo de papel reciclado. Zero plástico, zero matéria virgem.

 

A RECICLAGEM NO BRASIL

A tabela abaixo mostra o valor de venda em reais por tonelada de cada material, de acordo com os programas de coleta seletiva.

melhor embalagem

 

Fonte dados: CEMPRE

 

Hoje no Brasil 1 catador precisa juntar, em média, 12.831 garrafas pet de 600ml ou 18.573 latinhas de alumínio para ganhar 1 salário mínimo de R$998!

Tá, você deve estar pensando, que bom saber de tudo isso, massss o que a POSITIV.A está fazendo para melhorar essa situação?

Trabalhar com produto de limpeza líquido, como falamos anteriormente, é um grande desafio. Esbarramos em vários entraves da Anvisa quando pensamos em algo diferente. A solução mais simples seria colocar em embalagens de vidro, mas isso iria encarecer demais o produto e o frete. Aí não seria acessível para a maioria das pessoas, que continuariam a consumir os produtos convencionais danosos em embalagens plásticas padrão. Fora que, após analisar a tabela dos valores de produtos reciclados colocada acima, o vidro não se mostrar tão compensador para o ciclo da reciclagem.

 

melhor embalagem

 

No entanto, nós – felizmente – temos vários pontos nos quais avançamos muito na quantidade de resíduos poupados. E falaremos sobre cada um deles a seguir:

 

  1. Todos os nossos produtos que não são líquidos possuem rótulos de papel reciclado e zero plástico.
  2. Nossos produtos da linha OCEANO LIMPO vêm em frascos feitos de plástico de oceano, ou seja, interceptados das praias do litoral sul, recolhidos por cooperativas, depois passam pelo processo de triagem, lavagem e seguem para a fábrica para serem reciclados até chegarem na nossa forma! Eles ainda possuem rótulo serigrafado, com zero plástico!
  3. Os produtos de 1L e 5L são feitos com o plástico mais fácil de ser reciclado. Se eles forem destinados corretamente para a coleta seletiva, certamente, servirão de matéria prima para novos produtos. Aqui você encontra uma lista de cooperativas de reciclagem, que podem receber as embalagens e, com certeza, serão muito agradecidos, pois elas possuem alto valor agregado.
  4. Nossa entrega é a mais ecológica possível! Não utilizamos plástico bolha para proteger os produtos, não utilizamos fita plástica para lacrar a caixa, nem nada! É tudo de papel. Inclusive agora, nosso único plástico que era o chamado “canguru”, saquinho que carrega a nota fiscal do lado de fora da caixa, foi substituído por uma versão de papel kraft! Sendo assim, zeramos o plástico na nossa entrega!
  5. Nós compensamos nossas embalagens (e muitas mais!) por meio do selo @eureciclo. Ou seja, reciclamos muito mais do que produzimos.
  6. Realizamos mutirões de limpeza de praia a cada dois meses. Eles são abertos para voluntários! Saiba mais aqui.
  7. Incentivamos o uso das buchas vegetais, que substituem as convencionais feitas de plástico e que ficam milhares de anos no meio ambiente.
  8. Por fim, estudamos diariamente formas para implantar a logística reversa. Infelizmente, esbarramos de novo nas ordens da Anvisa e, por isso, ainda não encontramos o melhor jeito. Mas esse é um desafio que assumimos e prometemos trazer novidades em breve!

Nossa meta é ter todas as embalagens 100% recicladas! Caminhem com a gente rumo a esse futuro!