Pele X Produtos De Limpeza

A pele é nosso maior órgão e é ela a camada protetora do nosso corpo. Assim como o solo é a camada protetora da Terra, ambos são extremamente absorventes. Nosso cuidado com os dois deve ser constante. Esse cuidado está diretamente ligado a todo e qualquer tipo de consumo, por isso, nós aqui na POSITIV.A insistimos tanto no CONSUMO CONSCIENTE, especialmente quando falamos em produtos de limpeza. Para pensarmos em nossa saúde e no bem do nosso planeta.

Produtos de limpeza dentro de casa

Especialmente para quem tem bebê, que fica engatinhando pela casa toda, em contato direto com o chão é muito importante estar ciente dos componentes presentes nos produtos utilizados para limpeza.

Os produtos convencionais são repletos de químicos nocivos à saúde. Inclusive, para utilizar muitos deles, é recomendado que se use máscaras e luvas. O que isso quer dizer? Para limpar o lar, é preciso ter cuidado ao manusear determinados produtos?

Muitos desses produtos são verdadeiras engrenagens para o desenvolvimento de alergias. Especialmente, em bebês e crianças, que têm a pele mais sensível e suscetível a trocas no ambiente.

Dentre os produtos convencionais que mais desencadeiam irritações na pele estão: o detergente, o sabão em pó, o amaciante, o desinfetante e o cloro (ou água sanitária). Ou seja, todos!

Os sabões e detergentes são produtos mais utilizados para limpeza no dia a dia. Sua fórmula convencional utiliza tensoativos químicos, como o lauril, que tem efeito emulsificante para quebrar moléculas de gorduras. Por isso, são comumente utilizados na lavagem geral de casa: de louças a superfícies em geral. No entanto, essa substância pode ser altamente perigosa para nossa saúde.

Depois de lavar muita louça ou de fazer uma faxina geral na casa é comum você sentir sua pele ressecada, seu nariz e olhos sensíveis e irritados. Isso dá-se pelo fato de a pele ter uma sensibilidade muito grande e reagir quando entra em contato direto com alguns alérgenos (substâncias que causam alergia), presentes nos produtos químicos convencionais. Isso provoca alergias dermatológicas ou dermatites de contato.

Por isso, é imprescindível que se tenha instruções concretas e claras sobre o uso de cada produto, sua composição química, indicações e contraindicações.

 

BUSCAR ALTERNATIVAS

Os produtos de limpeza POSITIV.A, por sua vez, são feitos à base de plantas, além de serem biodegradáveis e hipoalergênicos. Os tensoativos são provenientes da laranja; e os feitos com base de coco, possuem óleo de coco, que garantem a proteção e hidratação da pele, durante a o manuseio.

Faça escolhas que cuidem e respeitem suas três moradas: seu corpo, sua casa e o planeta!