Desde a infância, somos educados sobre a importância da saúde bucal, seja na escola, em propagandas televisivas ou no ambiente familiar.
A prática regular da escovação dental, preferencialmente após cada refeição, é fundamental para a prevenção de cáries. Mas você sabia que é possível ter dentes fortes e saudáveis sem o uso de flúor?
A escolha da pasta de dente adequada é muito importante nesse processo.
Por que surgem as cáries?
As cáries são o resultado de um processo de desmineralização do esmalte dentário, desencadeado pela ação de bactérias bucais, como o Streptococcus mutans. Essas bactérias metabolizam açúcares presentes na dieta, produzindo ácidos que promovem a perda de minerais do esmalte, culminando na formação de lesões cariosas.
O que ajuda a diminuir cáries?
- Melhorar a higiene bucal: Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com pasta dental e usar fio dental diariamente ajudam a proteger o esmalte e remover a placa bacteriana entre os dentes.
- Reduzir a ingestão de açúcares: Diminuir o consumo de alimentos e bebidas açucarados e optar por lanches saudáveis, como frutas e vegetais, ajuda a prevenir a formação de ácidos que corroem o esmalte dental e mantém a boca mais saudável.
- Manter uma dieta balanceada: Consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, fortalece os dentes. Alimentos fibrosos, como frutas e legumes, estimulam a produção de saliva, ajudando a neutralizar os ácidos na boca.
- Hidratação: O consumo regular de água, mantém a boca hidratada e a produção de saliva adequada, auxiliando na remoção de resíduos alimentares e bactérias.
- Consultas regulares ao dentista: Permitem a remoção de placa e tártaro, além da detecção precoce de cáries e outros problemas bucais, possibilitando tratamentos mais simples e eficazes.
Qual é a importância de pasta de dente?
- Proteção contra cáries: Fortalecem o esmalte dos dentes, ajudando a prevenir cáries e remineralizando áreas onde o esmalte foi enfraquecido.
- Remoção da placa bacteriana: Auxiliam na remoção da placa bacteriana, principal causadora de cáries e doenças gengivais.
- Combate ao mau hálito: Proporcionam hálito fresco através de agentes de limpeza e saborizantes.
Como saber se a pasta de dente é boa?
Hoje existem diversas alternativas, inclusive pasta de dentes naturais que protegem muito bem a saúde dos dentes. Por exemplo, a pasta de dente da positiv.a é formulada sem ingredientes químicos agressivos tão comuns nos produtos convencionais, como triclosan e parabenos. Na composição só tem ingredientes do bem, sem flúor, veganos e 100% natural, que preservam a mucosa e a flora bacteriana natural da boca.
Como a pasta de dentes da positiv.a protege os dentes contra bactérias e microrganismos?
A combinação de xilitol, raspas de juá e óleos essenciais presentes na pasta de dente da positiv.a proporciona proteção bucal. Esses componentes naturais, com eficácia comprovada em diversos estudos, atuam juntos para proteger os dentes contra a ação de bactérias e outros microrganismos.
Olha só, aqui está o resumo do laudo que mostra como nossa pasta de dente funciona bem!
“A pasta de dente da positiva apresenta eficácia antisséptica in vitro sobre a cepa de – Streptococcus mutans (ATCC 25175). Desta forma infere-se que o produto avaliado atua como agente antimicrobiano e forma uma barreira que impede a proliferação entre 89,00% e 96,00% das bactérias”.
A pasta de dentes da positiv.a para adultos oferece dois deliciosos sabores: menta e melaleuca, e laranja e canela. Livre de corantes e conservantes artificiais, sua fórmula contém extrato de aloe vera, conhecido por suas propriedades calmantes para as gengivas.
Como usar: Uma bolinha do tamanho de uma ervilha é o suficiente para uma escovação cheia de sabor. Basta aplicar a pasta sobre as cerdas molhadas, escovar e enxaguar como de costume. Não esqueça de fechar a torneira enquanto escova, hein?
Ao escolher uma pasta de dente da positiv.a, você investe em um produto que alia saúde e bem-estar, atendendo às necessidades de quem busca uma rotina de cuidados bucais mais natural e consciente.