Como Limpar o Sofá

Você não sabe como limpar seu sofá?

A importância de um sofá na sala de casa é quase unanimidade entre as famílias brasileiras. Ideal para aquela soneca depois do almoço, se reunir com os amigos para tomar um vinho, ver um filme com a família, se jogar nele depois de um dia cansativo de trabalho. Seja qual for sua função, ele é praticamente indispensável. Mas para seu bom proveito, é bom que seja confortável e esteja sempre limpo.

Por ser esse centro de acontecimentos, muitas vezes acaba sujo, com manchas e, dependendo do tecido e da estrutura, pode acabar estragando.

Muitas vezes, no desespero para solucionar rápido, usamos o produto errado na limpeza, ou na quantidade errada e a sujeira ganha proporções ainda maiores ou consequências irreversíveis. Por isso é importante saber exatamente como agir com cada tipo de tecido. Aconselhamos fazer um teste do produto em uma pequena e discreta parte do sofá, para saber como reage, antes de aplicar em toda a superfície. Alguns sofás vêm com uma etiqueta indicando o melhor método para lavagem. Caso o seu tenha de fato, indicamos seguir as recomendações.

Você pode encontrar os seguintes códigos na etiqueta:

 

  • P: Indica lavagem a seco, que pode ser feita utilizando pano seco
  • W: Indica lavagem a úmido, processo mais usual. Com produtos específicos para cada tecido.
  • F: Indica lavagem a seco profissional. Recomenda-se procurar uma empresa especializada em lavagens.

 

Cada sofá tem seu método

Existem muitos tipos de sofá, os de couro, couro falso, algodão, camurça, linho, veludo, entre outros.

Para tecidos muito sensíveis, o ideal é que se faça a limpeza profissional, pois qualquer produto pode danificá-lo.

Para estofados de couro, napa ou courino limpe com:

  • Pano úmido de água e multiuso neutro
  • Pano seco para tirar a poeira;

Para estofados de camurça, veludo e chenille limpe com:

 

  • Pano úmido de água e bem pouco multiuso neutro
  • Escovar o sofá, semanalmente, com uma escova de cerdas macias, sempre na direção do tecido.

Apesar da beleza e da maciez, a camurça é um tecido muito delicado, que mancha fácil, sendo assim, evita-se a lavagem com água.

No geral

Para manchas em geral, utilize água morna e sabão de coco neutro. Aplique somente sobre a superfície, não encharque o estofado, pois pode demorar para secar e acabar mofando ou deixando cheiro forte.

 

O que você não deve usar nos sofás, independente do seu tecido:

  • Produtos que contenham cloro
  • Sabão em pó
  • Água sanitária
  • Produtos de limpeza abrasivos
  • Removedores

 

Melhor do que ter que limpar, é manter limpo

Muito mais fácil do que ter que encarar o grande problema da limpeza, é manter o sofá sempre limpo e bem cuidado. Aspirador de pó, pano seco, escovinha com cerdas macias serão seus aliados do dia a dia para deixar o sofá sempre convidativo para um bom descanso!

Caso seja possível, usar capa também é uma ótima solução. Muito mais fácil de lavar, evita o desgaste rotineiro do móvel.

Ambientes não higienizados são ideais para a proliferação de ácaros, fungos, mofos e bactérias, e como estamos em constante contato com a superfície dos sofás, nos tornamos vulneráveis para desencadear doenças respiratórias alérgicas e dermatites.

Manter o sofá em local seco e que não bata sol direto, ajuda a manter o tecido em bom estado.

O sofá é, geralmente, um item caro da casa, que se espera que tenha uma vida útil longa. Seu cuidado é indispensável para melhor aproveitamento.

 

Ainda não comprou seu sofá dos sonhos?

Priorize tecidos mais ecológicos e que sejam de fácil lavagem. Pensar no ambiente na hora da compra é consumir de forma consciente e garantir um futuro melhor (e, nesse caso, ter menos trabalho ?)

Um comentário em “Como Limpar o Sofá

  1. Déa Pereira diz:

    Bom dia, o meu sofá é revestido com suede. Qual é a melhor forma de limpá-lo?

Comentários não permitidos.