Como fazer a limpeza do colchão? Confira nossas dicas

Imagem de pessoa fazendo limpeza de colchão

Para muitos de nós, o colchão é um refúgio. Um lugar sagrado onde recarregamos as energias e nos permitimos relaxar após dias longos. Mas você já parou para pensar em como fazer a limpeza do colchão e manter esse santuário livre de sujeiras e ácaros? Se não, está na hora de mudar isso. 

O compromisso da positiv.a é orientar você mediante práticas sustentáveis. Vamos começar?

Por que é importante limpar o colchão?

Em boa parte da vida na cama, deixamos vestígios de suor e células mortas provenientes da descamação natural da pele. Tais fatores atraem ácaros e outras impurezas. Sem a limpeza adequada, seu colchão é um terreno fértil para micro-organismos indesejados, afetando a qualidade do seu sono e sua saúde.

Como fazer a limpeza do colchão?

O processo de limpeza do colchão é abordado detalhadamente para garantir que as impurezas, ácaros e possíveis manchas sejam removidas satisfatoriamente. Afinal, um colchão limpo é sinônimo de bem-estar e noites mais tranquilas. Separamos um guia prático e sustentável.

Preparação

Antes de qualquer coisa, retire os lençóis, as fronhas e quaisquer cobertores. Dê uma boa olhada no seu colchão. Vê manchas ou áreas mais sujas? Anote mentalmente esses pontos para tratar com mais cuidado.

Arejando o colchão

Uma simples, mas poderosa prática é deixar o colchão “respirar”. Se possível, deixe-o em uma área externa bem arejada. Não o exponha diretamente à luz solar, pois isso ocasiona a proliferação de ácaros.

Aspiração

Aspire toda a superfície do colchão. Esse passo é essencial para remover poeira, células mortas e outros resíduos superficiais. Use um aspirador com um bocal adequado para estofados, assegurando-se de passar também nas laterais.

Tratando manchas

Algumas manchas são difíceis de remover, mas, com os produtos certos, você consegue, como, por exemplo, o Tira Manchas positiv.a. Ele é um produtos sem cloro e 100% natural. Aplique nas manchas e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, remova com um pano úmido.

Neutralizando odores

Após tratar as manchas, borrife suavemente vinagre branco diluído em água sobre o colchão. O vinagre é um desinfetante natural e ajuda a neutralizar odores. Deixe o colchão secar completamente antes de colocar qualquer lençol ou cobertor de volta.

Secagem

Esse é um passo crucial. Após limpar o colchão, especialmente se você usou líquidos, assegure que seque completamente. Um colchão úmido é um terreno fértil para mofo e bactérias. Por isso, coloque o colchão em uma área bem ventilada.

Ao seguir esses passos, seu colchão estará renovado, fresco e pronto para proporcionar noites de sono restauradoras.

Com que frequência essa limpeza deve ser feita?

A aspiração pode ser feita a cada troca de lençóis, ou seja, idealmente uma vez por semana. Já uma limpeza mais profunda, considerando o uso de produtos, é recomendada a cada seis meses.

Cuidados para manter o colchão limpo

A manutenção do colchão limpo não se resume apenas à limpeza periódica, envolve também uma série de cuidados contínuos, que garante durabilidade, impede o acúmulo de sujidades e contribui para noites de sono mais saudáveis. 

Algumas medidas proativas a adotar para assegurar a higiene e conservação do seu colchão são listadas a seguir.

Protetor de colchão

Investir em um protetor de colchão antialérgico e impermeável é uma das melhores maneiras de manter o seu colchão livre de sujeira e umidade, pois age como uma barreira entre o lençol e o colchão, protegendo-o contra derramamentos, suor e outros líquidos.

Ventilação

Assim como é importante arejar o colchão durante a limpeza, é benéfico fazer isso regularmente. Sempre que trocar a roupa de cama, permita que seu colchão “respire” por algumas horas. Isso ajuda a dissipar a umidade e os odores.

Mantenha seu colchão limpo com a positiv.a

O cuidado com o local onde descansamos é uma extensão do cuidado conosco e com o planeta. A positiv.a oferece soluções de limpeza que respeitam você e a natureza.

Agora que sabe como fazer a limpeza do colchão, conheça nossa linha de produtos de limpeza e mantenha seu colchão em excelente estado!

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *