Benzeno (C6H6) é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático. É um composto líquido, inflamável, incolor e possui aroma doce e agradável. Em contato com o ar, evapora rapidamente. Na natureza, o benzeno é liberado por processos naturais, em erupções vulcânicas e queimadas, mas a maior parte da liberação de benzeno na atmosfera é resultado da ação humana.
O benzeno é altamente tóxico e seus vapores, quando inalados, causam tontura, dores de cabeça, vômitos, irritação do estômago, convulsões e até mesmo inconsciência.
Presente no petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, petroquímicas e nas companhias siderúrgicas. É também encontrado em detergentes, colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, litografia, impressão gráfica, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos, isopor, plásticos, resina, nylon, fibras sintéticas e agrotóxicos.
O Benzeno também está presente na gasolina, que é derivada do petróleo, e lançado na atmosfera por veículos automotivos em sua combustão.
Na indústria alimentícia, o benzeno é encontrado, principalmente, em refrigerantes!
Além de estar presente também no fumo do tabaco. A fumaça do cigarro portanto é carregada de benzeno e massivamente solta no ar.
Benzeno pode causar câncer!
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o Programa Toxicológico Nacional (NTP) e a Agencia de Proteção Ambiental (EPA) classificam o benzeno como uma substância cancerígena e deve existir regulamentação específica para este composto. Além disso, estudos indicam o benzeno como um disruptor endócrino, podendo alterar a forma natural de regulação hormonal do organismo. O nível máximo de exposição do benzeno no ar é definido pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration) e FDA (US Food and Drug Administration), ambas norte-americanas, em 1 parte por milhão (ppm) durante um dia de oito horas e 40 semanas de trabalho hora, e jamais deve ser superior a 5 ppm.
Salvar o mundo das ações do benzeno não está em nossas mãos, mas reduzir seu consumo e sua exposição a ele é nossa obrigação!
A linha de produtos de limpeza consciente POSITIV.A é segura e não possui quaisquer substâncias químicas que comprometam a saúde e o meio ambiente.
A transformação começa em casa!
Fontes: http://sites.ffclrp.usp.br/cipa/fispq/Benzeno.pdf