Amigo Secreto Cradle to Cradle – Nossos Valores na Prática

Cradle to cradle

Imersão realmente positiva

Cradle to cradle, você já ouviu falar disso? No último domingo, dia 10, nos reunimos em Atibaia para um amigo secreto cradle to cradle e para uma imersão de time. O dia estava lindo! O céu azul, o sol brilhante as nuvens dançavam o melhor da música brasileira.

Começamos com uma super prática de alongamento e Yoganidra (sono consciente), que a Cella conduziu com todo cuidado e dedicação. Deitados em círculo, sob os mats, na grama, foi-se quase uma hora de conexão interior.

Com os corpos bem mais relaxados, seguimos para uma vivência agroflorestal. O Rafa explicou todo o processo de uma Agrofloresta, desde a preparação do solo, passando pelo plantio até as podas, colheita e manutenção em geral. E partimos para colocar a mão na massa! Plantamos mudas nativas de Embaúbas, podamos margaridões, colhemos abobrinhas, pepinos e pimentões! As mãos acostumadas com o teclado do computador, estavam sujas de terra, segurando enxadas, facões, e derivados.

Passou do meio-dia, e o sol forte nos levou a um mergulho relaxante no lago.

Cradle to cradle

Pausa para o almoço com saladona repleta de itens recém colhidos na Agrofloresta.

Depois do almoço paramos para uma conversa muito rica em que cada um de nós contou um pouco sobre suas experiências, seus erros e acertos na Positiv.A em 2017. Cada vez ficamos mais certos de que o diálogo é a melhor ferramenta para o crescimento entre pessoas, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal. Quanta empatia percebemos que existe entre nós!

 

Amigo Secreto Cradle to Cradle: é possível?

Para encerrar o dia e esse é, de fato, o motivo pelo qual escrevemos esse relato, fizemos a entrega dos presentes do nosso amigo secreto. Desde o ano passado, cujo tema foi ‘plantas’, a proposta do Amigo Secreto Positiv.A é reinventar, sempre dentro das premissas da empresa. O tema desse ano colocou todo mundo para pensar sobre nosso consumo. A ideia era de que todos os presentes seguissem o conceito Cradle to Cradle. Explico. Na tradução literal “do berço ao berço”. Esse termo foi título de um livro-manifesto do arquiteto estadunidense William McDonough e do engenheiro químico alemão Michael Braungart. O propósito desse conceito é de que os recursos sejam geridos de modo circular. Ou seja, criação e reutilização, em que cada etapa seja transformada para ser o “berço” de outra em um ciclo sem fim.

E foi um desafio! Percebemos que quase tudo no universo do consumo gera algum resíduo ou passa por algum processo que impede a reciclagem e a reutilização da matéria. Apesar de todos relatarem alguma dificuldade na escolha do presente, todos atenderam muito bem a proposta. Os presentes foram: cestas de frutas e legumes orgânicos, máscara de argila e chocolate orgânico. Além disso tivemos: kit de caipirinha com cachaça orgânica e cuia, cerveja artesanal vendida a granel em garrafa de vidro, entre outros. Claro, tudo isso sem embalagem ou no máximo em juta e papel kraft.

A equipe toda mostrou muita criatividade e provou que é possível dar presentes incríveis sem gerar impacto negativo no meio ambiente.

 

Concluindo 2017

Cradle to cradleSeguimos acreditando que podemos mudar o mundo por meio dessas pequenas atitudes de repensar nossos hábitos de consumo massivo. Essa mudança, para nós, se faz urgente.

Esperamos que a Positiv.a cresça e floresça com consciência quebrando todas as barreiras que nos cercam de veneno.

Nada como um dia com os pés descalços na grama, roupas largas, boas conversas para lembrar disso. Também foi bom para efrescar a mente, reenergizar e trazer muitas novas ideias para um 2018. E só temos uma certeza: será inesquecível no melhor sentido da palavra.