Alergias na pele? Saiba identificar se é do seu Lava Roupas!

sabão em pó, alergia na pele

Com a tecnologia cada vez mais avançada e novas pesquisas surgindo, algumas pessoas têm atribuído a aparição de alergias na pele devido a produtos que usamos todos os dias, como produtos de limpeza e lava roupas.

Esse tipo de alergia na pele é mais comum do que você imagina. A seguir, explicaremos como identificar!

Quais são os sintomas de alergia a lava roupas?

Os sintomas mais comuns são:

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Irritação
  • Erupções cutâneas
  • Pele seca ou rachada

Leia também alergias causadas pelo sabão em pó

Qual a composição do sabão líquido?

Descobrir quais ingredientes causam alergia é fácil! Aqui estão os ingredientes mais comuns que você encontra nos rótulos dos produtos convencionais:

  • LAS (Linear Alquil Benzeno Sulfato de Sódio): De origem petroquímica, ou seja derivado do petróleo. Este componente é responsável pela formação de espuma e contaminação das águas alterando os parâmetros físico-químicos como pH e dureza.
  1. Fragrâncias artificiais: De origem petroquímica. Muitas podem liberar compostos voláteis orgânicos que irritam as vias respiratórias, causando sintomas como tosse, falta de ar, dor de cabeça e irritação nos olhos, nariz e garganta.
  2. Corantes sintéticos: De origem petroquímica. No geral não são biodegradáveis e podem persistir no ambiente por longos períodos de tempo e polímeros (espessante).

Outros fatores que podem causar alergia na pele:

    • Resíduos de sabão na roupa: A dosagem recomendada dos detergentes convencionais é, em geral, superior à dos detergentes ecológicos. Mesmo após a lavagem, podem permanecer resíduos de sabão nas roupas. Quando essas roupas entram em contato com a pele, os resíduos podem causar irritação e reações alérgicas.
    • Branqueador óptico: É um componente sintético inorgânico. Se acumula nas roupas e dá a sensação de branco (ilusão óptica). Não é biodegradável.
    • pH desbalanceado: Alguns sabões têm um pH que não é compatível com o pH natural da pele, o que pode causar irritação e sensibilização.

Qual o melhor sabão para lavar roupa para quem tem alergia?

Atualmente, existem opções de lava roupas que não agridem a saúde humana e nem o meio ambiente. Ao escolher seu lava roupas, verifique sempre o rótulo e se os componentes são de origem vegetal ou mineral.

Por exemplo, o lava roupas líquido da positiv.a é uma opção segura, com fórmula 100% biodegradável em 18 dias, feito com óleo de coco 100% natural, e é hipoalergênico, ou seja, segura para toda a família.


Além disso, pode ser usada em todos os tipos de tecidos (e não se esqueça de consultar sempre a etiqueta da sua peça de roupa antes de lavar).

Utilizamos fragrâncias feitas com óleos essenciais naturais (Lavada e Capim-limão) e o cheirinho permanece na roupa mesmo depois da secagem dos tecidos.

Qual a quantidade certa do sabão líquido?

Para máquinas de lavar roupas, utilize 100mL do lava roupas de Lavanda ou Capim-limão, equivalente a 3 tampas da embalagem, para cada 8kg de roupa.

A dosagem para deixar a roupa de molho, são 100mL do lava roupas de Lavanda ou Capim-limão, para cada 5L de água e deixe agir por até 2 horas. Depois lave normalmente.

Como lavar roupa branca para ficar bem branca? O lava roupas líquido da positiv.a realmente deixa o branco mais branco sem acumular nos tecidos!

Ainda está com dúvidas sobre como usar o lava roupas líquido? Vem fazer parte da Comunidade do Whatsapp,  um espaço onde outros consumidores compartilham seus relatos de experiência sobre os nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *