A Amazônia está em Chamas. O que Podemos Fazer?

amazonia em chamas

“Nossa casa está em chamas”, disse a jovem Greta Thunberg.

Está difícil encarar essa situação. Digerir é quase impossível. Ficarmos calados, jamais!

O que estamos vendo acontecer com a Amazônia é inadmissível. Mas achamos que ficar falando que “está errado” é muito pouco. Debater sobre a importância da Amazônia para o planeta e para a sobrevivência humana na Terra, para nós, é a grande chave.

Os focos de incêndio em todo Brasil aumentaram 82% desde o início deste governo (quando comparado ao mesmo período do ano passado), que também foi responsável por bloquear 38% do orçamento para prevenção e controle de incêndios. De acordo com o Inpe, 2019 já teve o maior número de queimadas nos últimos seis anos. E ainda estamos em agosto!

Essas queimadas são um projeto. Não são acidente. Não houve fenômeno natural, como o El Niño para influenciar. A Amazônia não é o cerrado que incendeia por processos naturais. Essa queimada foi estimulada para a abertura das áreas protegidas da floresta para exploração agropecuária e mineração por grandes latifundiários.

A Amazônia é um grande pulmão para o planeta, responsável por 20% do oxigênio e está pegando fogo. Mesmo o Brasil, com suas dimensões continentais, está respirando as consequências dessa queimada nos quatro cantos. Quem é de São Paulo presenciou o céu preto e denso que tomou conta da cidade na segunda-feira. Essas nuvens negras, formadas pela colisão com a massa polar que chegou na cidade, além de fuligem, carregavam monóxido e dióxido de carbono, ozônio, óxido nitroso e metano. Graças à altitude, não fomos diretamente contaminados pelos gases. Mas essa exposição existiu. E não conseguimos dimensionar o impacto disso em nossas vidas e no futuro.

amazonia em chamas

 

 

Nosso Papel como Sociedade

Cabe a nós, pegar esse triste cenário, que – neste momento – se espelha no mundo inteiro, e rever todas as políticas que atingem a Amazônia. Não basta só cessar o fogo. É preciso de políticas públicas e investimento para que ela possa se reestruturar. Estamos falando em acabar com a grilagem, o desmatamento, a concentração de terra, as práticas monocultoras, o genocídio indígena, a marginalização de ativistas e o corte de verbas para instituições séries e comprometidas com a ciência e a preservação desse bioma.

Não há vida possível sem a Amazônia. Eles não sabem, mas eles estão queimando o futuro, por ganância, por dinheiro e por poder. Não percebem que isso de nada servirá, sem a Amazônia para nos dar ar, água, alimento, vida.

 

amazonia em chamas

 

 

 

Passos Práticos

Diante disso tudo, nos perguntamos: e o que podemos fazer?

  1. Mantenha-se informadx (por fontes seguras!!) sobre a situação
  2. Converse com seus amigxs e compartilhe informações sobre a importância da Amazônia para a vida na Terra.⁠ Faça conexões, um acorda o outro.
  3. Aproprie-se da opinião pública. Retomar o domínio da informação é essencial na era digital. 4. Consuma produtos ecológicos, que não gerem impacto no meio ambiente. Vamos preservar a parte que nos cabe.
  4. Apoie organizações sérias e comprometidas com a causa. Toda ajuda será mais do que bem-vinda.

Não podemos impedir o incêndio diretamente, mas o trabalho da sociedade é coletivo e muito potente para pressionar os órgãos públicos e privados. Juntos somos muito(!) mais do que eles. Contem com a gente nessa caminhada para proteger nossa forma de vida! Nós contamos com cada um de vocês para proteger o que é nosso, o que é do planeta.

 

amazonia em chamas