Esse intruso indesejado deixa todo lugar em que surge com uma aparência pra lá de desagradável! O mofo é uma proliferação de fungos e fungos adoram lugares úmidos. Sendo assim, é comum encontrarmos mofos nos banheiros e na cozinha, principalmente. Mas eles podem sim pintar por toda a casa!
Além do aspecto feio, os mofos podem ser prejudiciais para os ambientes e também para a nossa saúde, já que muitos deles são tóxicos. Porém têm também os fungos do bem! Algumas espécies são utilizadas na produção de queijos, como o gorgonzola, e em medicamentos, como a penicilina.
Quando o mofo ataca nossa casa!
Lugares escuros, úmidos, com pouca ventilação são os cenários perfeitos para esses fungos dominarem o território. Eles podem danificar as paredes, formando manchas escuras, comprometer estruturas de madeira, como armários e prateleiras, estragar roupas e estofados, além de deixar um cheiro bem peculiar, que todo mundo sabe qual é! Ninguém quer viver em ambientes assim, né? Além disso, eles se tornam propícios para o desenvolvimento de rinites alérgicas e outros problemas respiratórios, que podem se agravar com o decorrer do tempo, se não forem tomadas as medidas necessárias.
Saiba como prevenir os mofos
Atitudes simples e práticas para adotar no dia a dia e evitar que os mofos apareçam:
- Mantenha portas e janelas abertas para ter ar sempre circulando
- Use bolinhas de cedro (madeira) nos cantos dos ambientes e dentro de gavetas para que eles absorvam a umidade
- Limpe armários com MULTIUSO POSITIV.A uma vez por mês, pelo menos
- Não guarde roupas molhadas ou úmidas no guarda-roupa
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada
- Não deixe vazamentos e infiltrações aparecerem
- Limpe os tapetes e carpetes constantemente e, de preferência, deixe-os expostos ao sol uma vez por mês
- Se começar a aparecer manchas de mofo, não as disfarce apenas cobrindo com móveis, cortinas e tapetes. É melhor eliminar no início do que resolver problemas maiores depois!
O mofo já surgiu por aí?
Respira fundo e vamos lá!
- Separe seu multiuso concentrado, sua bucha inox, seu tira-manchas e seu sabão de coco em pó Positiv.a. Com eles, faremos uma misturinha da boa!
- Dilua o sabão de coco em pó em água morna e acrescente o tira-manchas.
- Esfregue a área mofada com a bucha vegetal. Se preferir, use a bucha vegetal junto para melhorar o manuseio da bucha inox.
- Deixe o produto agir por alguns minutos.
- Enxágue se possível, ou passe uma flanela limpa e úmida para tirar o excesso de sabão.
- Borrife o multiuso concentrado em cima da área e, novamente, deixe agir por alguns minutos.
- Passou o tempo? Passe uma flanela seca e pronto!
Existem manchas de mofo muito antigas que podem não sair mais, independente dos processos. Mas testamos com alguns bons exemplos não recentes por aqui e foi sucesso!
Esperamos que tenha bons resultados por aí.
E, lembre-se, melhor prevenir do que reparar. Cuide para que o mofo não se prolifere!
Artigo fala sobre prevenção, mas não indica como proceder quando o mofo já está instalado (como sugere o título, “tira o mofo!”). Amo os produtos positiv.a e gostaria de saber como usá-los pra tirar o mofo, pois não queria usar água sanitária 🙂