5 Dicas Para Consumir de Forma Mais Consciente

No dia 15 de outubro foi Dia do Consumo Consciente. Criado em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, a data busca chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados.
Como a gente ama esse assunto, falaremos aqui sobre algumas dicas de como consumir de maneira mais consciente no seu dia a dia.

Nosso consumo não está apenas atrelado ao ato de comprar. Tudo aquilo que é produzido e consumido gera impacto no planeta. Por isso esse tema é tão importante!
Em tempos em que aquecimento global, impacto do plástico nos oceanos, rios poluídos, queimadas e os desastres ambientais ganham mais espaço na agenda pública, é necessário levantar a responsabilidade das ações de cada indivíduo sobre tudo isso.

O poder de escolha que nos é dado é um privilégio. Unido à educação e ao conhecimento, podemos tornar nossos hábitos de consumo muito mais positivos! Para nós e para o planeta.

Como nós amamos listas, separamos algumas dicas para te ajudar a consumir de forma consciente!

DICA 1: PLANEJAMENTO

A primeira dica é básica: faça um levantamento dos gastos fixos essenciais mensais e planeje-se com o que sobrar de dinheiro. Guardar uma parte é sempre o recomendável! Tanto por segurança, quanto para planos futuros!

 

DICA 2: INVESTIGUE O PRODUTO

O que isso quer dizer?

Procure saber a origem, o processo de fabricação, como foi feita a distribuição, qual a composição.

Um produto socioeconômico responsável terá todas essas informações nítidas no rótulo, site ou outro meio de comunicação utilizado pela marca/fornecedor.

Produtos com certificações são ainda mais confiáveis. Se o selo for de confiança, o produto será também!

DICA 3: LISTAS!

As listas são ótimos guias reguladores para você manter o foco na hora das compras. Fazê-la em casa, buscando realmente as necessidades e segui-la na hora da compra evita o consumo por impulso e, muitas vezes, desnecessário. Ainda dentro disso, evite ir ao supermercado com fome. Com a barriga roncando, tudo parece ser boa ideia! Rs

Planejamento é fundamental! Para qualquer tipo de consumo, em especial o alimentar. Quando você traça, mais ou menos, seu cardápio dos próximos dias, compra somente aquilo que será necessário e evita que alimentos estraguem antes de consumi-los.

DICA 4: CONSERTAR ANTES DE TROCAR

Eletrodomésticos quebrados? Ele é fundamental para seu dia a dia? Antes de torna-lo resíduo, estude as possibilidades de atualização ou reparo do produto. Além de, muitas vezes, sair mais barato do que comprar um novo, você deixa de gerar resíduos no planeta!

A indústria trabalha com atualizações constantes para que aquilo que você tem se torne “antigo” em muito pouco tempo. Driblar esse ritmo é fundamental para o consumo consciente. Não precisa trocar de produto só porque lançou um modelo mais moderno. A dica é usar atééé não poder mais!

Outra alternativa é procurar plataformas de economia colaborativa para empréstimos ou locação do objeto que você está precisando.

Para evitar passar por tudo isso com frequência, na hora da compra, opte por produtos duráveis, que tenham vida útil mais longa, que sejam concentrados, com garantias etc.

DICA 5: PRODUTOS COM IMPACTO POSITIVO!

Priorize produtos que são menos agressivos para o meio ambiente e, quando possível, que gerem impacto positivo ou que transformem problemas em soluções.

Sempre pense nas consequências do produto no pré, durante e pós vida útil, além do destino que ele terá após o uso.

E aí, seu consumo é consciente?

Compartilhe esse texto com aqueles seus amigos consumidores compulsivos!